PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
greenwashing 1

Entenda o que é greenwashing, como evitar e quais são seus principais tipos

Foto de um globo terrestre sobre uma grama, simbolizando o greenwashing.

Você já sentiu dúvidas sobre determinada ação, em prol do meio ambiente, de alguma empresa? Isso pode ser um indício de greenwashing, uma prática que traz diversos impactos negativos para os clientes, empresas e, claro, a natureza. E para entender sobre esses efeitos, o primeiro passo é compreender do que esse conceito se trata.

O greenwashing é uma tática danosa de propaganda que algumas companhias adotam para simular que fazem ações ecológicas. Porém, elas camuflam ações que afetam o meio ambiente.

O significado do termo diz muito sobre o que ele é, pois ele remete a algo como “pintar de verde”. Ou seja, é uma comunicação que induz o consumidor a acreditar que a empresa pratica ações sustentáveis, enquanto ela realmente não faz.

Para descobrir mais sobre essa prática, este post traz tudo sobre o que é greenwashing. Desde quais são os sinais que indicam a tática a como evitar cair nela. Confira!

Quais são os sinais que indicam o greenwashing?

É preciso ficar sempre atento para não cair em alguma das falácias típicas do greenwashing. Por isso, se informar é o primeiro caminho para não ser enganado.

Abaixo, confira os principais indícios de greenwashing.

Apelos ambientais sem provas

Em um mundo onde as informações correm soltas pelas redes sociais, quase tudo ganha um ar de relevância. Nesse sentido, o greenwashing se aproveita dessa brecha.

Essa estratégia faz afirmações que indicam a existência de benefícios ao adquirir determinados produtos, mas nunca apresenta dados e estudos que os comprovem.

Vagueza e imprecisão nas informações

Apresentar informações em excesso quando se pode ir direto ao ponto e usar expressões duvidosas como “100% ecológico” também são questões para ficar em alerta. 

Quando a propaganda afirma essas e outras expressões que não são precisas, como um dado de pesquisa, e feitas por instituições que não podem ser verificadas, desconfie.

Rótulos falsos

Alguns certificados como o selo IBD (Instituto Biodinâmico) e o FSC, podem ser falsificados nos rótulos de alimentos, produtos para casa, entre outros. Como? Sendo usados sem a devida certificação ou com imagens muito semelhantes às originais.

Mentiras

Quando um produto ou propaganda informa que a empresa faz logística reversa, porém não tem estrutura para isso, é a prova clara de que há o greenwashing.

Algumas empresas e produtos que desejam ganhar autoridade de mercado usam essa técnica danosa para convencer de que são idôneas em promover a proteção ao meio ambiente.

Irrelevância

Utilizar termos e afirmações que não fazem falta, se não forem mencionados em propagandas e rótulos, também são características do greenwashing. Por exemplo, quando uma indústria afirma que não usa o CFC — um produto químico que já é proibido por lei federal e deve, por obrigatoriedade jurídica, não ser utilizado.

Como evitar o greenwashing?

Não cair nessa estratégia enganosa exige conhecimento e atualizações constantes sobre o mercado, suas leis, certificações e boas práticas. E para te ajudar, separamos algumas dicas para evitá-lo. Confira!

Ter o selo EPD

A Declaração Ambiental de Produto (EPD) é um “passaporte” que comprova aos clientes a veracidade de que a empresa tem produtos que respeitam leis ambientais.

Obter mais informações sobre os processos produtivos

A transparência da empresa sobre as matérias-primas, maquinário e os processos pelos quais seus produtos são fabricados ajuda a entender se a empresa segue com boas práticas ambientais.

Buscar informações de fontes confiáveis

Informar-se é a chave para evitar cair em “pegadinhas”. Assim, busque sempre conhecer dados de páginas especializadas em meio ambiente, siga profissionais do meio e cruze informações que pareçam dúbias.

Checar se a empresa oferece canais de comunicação

Uma empresa confiável deve ter canais de comunicação facilitados para que os consumidores e fornecedores entrem em contato. Assim, se uma companhia não tem telefones, e-mails e redes sociais bem expostos, desconfie.

Entender o que é sustentabilidade

Sustentabilidade é uma palavra que carrega princípios e conceitua o que é, de fato, um produto e processo que protege o meio ambiente. Portanto, para não ficar na dúvida, busque saber do conceito na essência.

Por fim, para não cair no greenwashing, ao ver uma propaganda ou ler um rótulo de um produto que se afirma como sustentável, procure dados que confirmem a afirmação. Esse é o jeito mais seguro para prevenir essa prática que prejudica, além do ecossistema, as empresas que são sérias nas questões ecológicas.

E você, já sabia o que é greenwashing? Compartilhe esse post em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas conheçam e entendam o conceito dessa prática.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.