PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Painel Ripado Santa Luzia: por que optar por essa solução?

O painel ripado feito com ripas e filetes da Santa Luzia é uma solução de decoração sustentável e estilosa que agrega valores funcionais e essenciais aos projetos. Conheça mais e se surpreenda!

Imagine o universo de possibilidades de aplicação que a combinação de ripas e filetes de poliestireno em diversos tons podem proporcionar? É nessa pluralidade de opções que nasce um painel ripado Santa Luzia na sua decoração.

E não fica restrito apenas na mistura de ripas e filetes, é claro. Junto com elas, é possível aplicar pinturas e papéis de parede estilosos que vão ganhar destaque pelo contraste com o painel ripado Santa Luzia.

A Indústria Santa Luzia é referência no mercado por causa da sua linha de produtos sustentáveis e estilosa, mas, sabia que agregar essas características ao seu projeto pode trazer outros benefícios além da certeza de estar contribuindo para o meio ambiente e sociedade? Montamos este conteúdo para mostrar como. Confira!

Ripas e filetes são adquiridas prontas para a aplicação

Uma das grandes vantagens em fazer um painel ripado Santa Luzia é que as ripas e os filetes de poliestireno já vêm prontas para serem instalados, facilitando e agilizando o processo de adaptação no seu ambiente.

Instalação facilitada pelo formato do encaixe

A instalação das ripas de poliestireno alinhada com os filetes, por ser uma combinação de fábrica, também é muito mais simples.

Além disso, vale lembrar que o painel ripado pode ser montado usando apenas super adesivo e fita dupla face Santa Luzia. Esses produtos garantem uma instalação mais fácil e rápida, seja por profissionais ou pessoas que decidirem realizar um projeto pessoal.

Melhor relação de custo e benefício

Produtos de qualidade, como os ripados da Santa Luzia, têm acabamento impecável e durável, sendo uma ótima relação entre o custo e o benefício.

Além da mudança na decoração e da valorização do estilo dos ambientes, eles demandam pouca manutenção e reduzem outros custos de uma eventual reforma. Por exemplo, a necessidade de pintura e troca de peças que tenham sido danificadas com o tempo devido à umidade.

O painel ripado Santa Luzia é ecologicamente correto

O valor ecológico também é outro motivo que escolher os ripados da Santa Luzia. Feitos a partir de um processo de reciclagem de plásticos que poderiam eventualmente degradar o meio ambiente, os produtos são desenvolvidos para terem o mesmo efeito visual de uma madeira.

Como você já sabe, há duas coleções na Santa Luzia. Uma delas é a Multilinha Pinus. O painel ripado de madeira é natural e derivado de reflorestamento. Além disso, sua tonalidade é mais clara para evitar que o ambiente fique “carregado”. 

Assim, você alia elegância e estilo com uma opção bastante sustentável, sem deixar de lado uma matéria-prima valorizada e bastante procurada.

Por sua vez, a Coleção Multinha Poliestireno ripas, filetes e ripados, fabricados a partir da reciclagem de resíduos de EPS, o conhecido Isopor®. Por isso, ela conta com várias opções de cores, que vão do branco ao metalizado e aquelas que imitam as madeiras mais tradicionais.

A grande vantagem é a durabilidade do material, já que ele é resistente a mofos, pragas (como cupins) e umidade. 

Portanto, as duas opções são indicadas para quem deseja manter um estilo de vida sustentável, sem contar os diversos benefícios que eles proporcionam aos ambientes em que estão instalados.

Não estufa ou mofa

As ripas, filetes e ripados — que são a junção dos dois primeiros —  não estufam nem mofam quando são advindos da Coleção Multilinha Poliestireno. Isso porque eles são elaborados com Isopor® compactado em um processo de fabricação sustentável, reaproveitando o máximo dos resíduos e insumos utilizados, e, claro, tecnológico.

O resultado é um material denso e leve, que dificilmente pode ser infiltrado e, consequentemente, causar estufamento ou mofos com a exposição às intempéries do tempo. As pragas também não são um problema para as ripas de poliestireno, já que resíduos plásticos usados como matéria-prima não é atrativo para as espécies.

Por isso, é uma ótima opção para criar um painel ripado, com acabamento em meia parede ou formar a cabeceira da cama. Os moradores ou hóspedes terão um ambiente elegante para repousar e, claro, livre de mofo que causam alergias, doenças e mau cheiro.

No caso dessa coleção de poliestireno, os filetes são fabricados com 23,5 mm de largura. As ripas têm 30 mm. Enquanto isso, os ripados apresentam 55 mm, 75 mm e 105 mm.

Por outro lado, se você optar pela Coleção Multilinha Pinus, é preciso ter um cuidado maior, já que a madeira é um material mais suscetível à umidade e a pragas. Nesse caso, o filete tem 14 mm de largura, enquanto a ripa tem 28 mm ou 50 mm.

Tem variedade de cores e acabamentos

A diversidade de cores e acabamentos também é um ótimo motivo para a escolha dos ripados das Coleções Multilinha da Santa Luzia para montar um painel personalizado. Afinal, ela permite que o estilo de decoração escolhido ganhe destaque e contornos verticais ou horizontais interessantes.

Esse efeito, aliás, pode ser aproveitado para direcionar o fluxo do ambiente, contribuir para sua iluminação, além de decorar e trazer funcionalidade para seus frequentadores.

Dentre as 12 opções de fábrica temos:

  • tons amadeirados, que imitam a padronagem das madeiras mais tradicionais e elegantes
  • os básicos preto e branco;
  • além das cores metalizadas, como a prata, cobre, ouro e ouro rosê.

Isso aumenta as possibilidades de aplicação, que podem alternar as cores, o distanciamento entre as ripas e aplicá-las em alturas e composições irregulares para dar um ar mais moderno e sofisticado.

É mais leve que outros produtos para painéis

Os ripados Santa Luzia também são consideravelmente mais leves do que aqueles feitos em madeira. Isso facilita sua aplicação com o super adesivo e ainda garante seu uso em paredes, móveis e até tetos de forma segura e definitiva.

Pode ser personalizado

Adquirindo algumas peças — como ripas, filetes e ripados na cor branca —, é possível pintar com outras cores que estejam fora de sua paleta original. Dessa forma, você garante a personalização do painel conforme o estilo.

É bom lembrar que a coleção Multilinha da Santa Luzia pode ser aplicada em vários ambientes comerciais e residenciais. Assim, servem como parede decorada no quarto do bebê ou divisória entre a recepção e a área interna de uma clínica médica, por exemplo.

Painel ripado Santa Luzia com divisórias aplicado em uma escada.

O uso de ripados de poliestireno no quarto de crianças é cada vez mais comum, afinal de contas, são simples de limpar e não permitirem a proliferação de mofo. Assim, são ótimas opções de uso criativo no ambiente e também para aproveitar uma de suas principais funcionalidades que é a saúde dos pequenos.

Tudo isso, é claro, mudando as cores conforme o estilo do ambiente, seja um cinza suave pintado de forma personalizada para o quarto infantil, seja a ripa na cor ébano para compor o ambiente requintado e imponente que um escritório de advocacia tem que transmitir para seus clientes e parceiros.

Como instalar os perfis da Coleção Multilinha?

Os perfis de poliestireno ou de pinus é indicada apenas para ambientes internos. A Indústria Santa Luzia não faz a instalação do material, mas oferece todo o suporte necessário. Veja, agora, como fazer a instalação do produtos da Coleção Multilinha no passo a passo a seguir.

Painel ripado de poliestireno

Nesse caso, é preciso contar com os equipamentos:

  • equipamentos de proteção, como protetor auricular e óculos;
  • medidor de nível, metro ou treno e lápis para marcação;
  • serra meia esquadria, de preferência elétrica;
  • super adesivo da Santa Luzia;
  • Santa Luzia Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia;
  • Cola Super Instantânea Santa Luzia;
  • pano para limpeza;
  • Dupla Face Santa Luzia.

Além de ser aplicada apenas ambientes internos, é preciso evitar a instalação em locais com incidência direta da luz solar. Outra recomendação é usar fixação mecânica, como pino ou semelhantes, se a implementação for realizada no teto. 

Para realizar a instalação, siga as etapas abaixo:

  • limpe bem a superfície de aplicação;
  • use um nível para demarcar o local da primeira ripa e trace uma reta para assegurar a posição desejada;
  • corte as barras conforme o tamanho da parede. Se for necessário emendá-las, use a Cola Super Instantânea Santa Luzia. Isso diminui a chance de trincas;
  • limpe o verso do perfil para remover qualquer resíduo e rebarba do corte;
  • aplique a Fita Dupla Face Santa Luzia, em pedaços de 3 a 5 cm de comprimento. Deixe um espaçamento de até 40 cm entre elas;
  • na parte de trás da barra, que ficará em contato com a parede, coloque cordões de Super Adesivo entre as pausas da Fita Dupla Face Santa Luzia;
  • coloque a barra na posição de instalação e faça o encaixe pressionando contra a parede. Firme por 30 segundos para ter um resultado melhor. Você ainda pode intercalar ripa e filete. Outra opção é deixar o fundo da cor da sua preferência.

Se o ripado tiver 55 mm, 75 mm ou 105 mm, faça o seguinte:

  • aplique a Fita Dupla Face em pedaços de 3 e 5 cm, com espaçamento máximo de 40 cm;
  • coloque a Fita Dupla Face nas extremidades da barra e também em cada uma das pontas;
  • aplique o Super Adesivo no verso da barra, que ficará em contato com a parede. Se o ripado for de 55 mm, faça um cordão sinuoso e contínuo em todo o comprimento da barra. Se for de 75 mm, coloque dois cordões. Caso seja de 105 mm, coloque dois cordões contínuos nas guias do perfil e o outro deixe entre as pausas da Fita Dupla Face Santa Luzia;
  • deixe a barra na posição de instalação e faça o encaixe pressionando contra a parede por 30 segundos.

Painel ripado de pinus

Nesse caso, você precisará de:

  • serras elétrica e manual;
  • Super Adesivo Santa Luzia;
  • aplicador de cola;
  • Fita Dupla Face Santa Luzia;
  • estilete;
  • trena;
  • lápis.

Para fazer a instalação do ripado de madeira, confira as etapas:

  • corte as barras no tamanho que desejar;
  • cole as Fitas Dupla Face Santa Luzia na parte de trás, colocando nas extremidades e no meio;
  • destaque a proteção das fitas e aplique o Super Adesivo;
  • deixe a superfície limpa e seca;
  • instale as ripas e segure por aproximadamente 30 segundos para um resultado melhor.

Se você quiser colocar uma TV no painel, faça a instalação com buchas e parafusos.

Por que contar com o painel ripado Santa Luzia no seu projeto?

O painel ripado Santa Luzia é uma solução muito alinhada com as demandas e prioridades atuais, não só pelo seu apelo sustentável ou por ter uma linha com grande variedade de estilos, mas por ser uma opção resistente, definitiva, que terá longa duração pela qualidade do produto.Quer investir em um produto resistente, estiloso e com ótimo custo-benefício? Então, conheça a coleção Multilinha da Indústria Santa Luzia e escolha as cores e acabamentos que mais combinam com seu projeto de arquitetura e decoração!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.