PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Material escuro de isolamento acústico

Por que investir no isolamento acústico e como fazer? Confira!

O isolamento acústico é o ato de utilizar materiais para bloquear a passagem de som de um ambiente a outro. Por isso, a quantidade de volume sonoro que entra e sai do imóvel é muito pequena.

Diferente da proposta do tratamento sonoro, voltado para a melhoria do conforto somente no ambiente interno, ele traz mais privacidade, melhora da qualidade de vida, evita reclamações e aumenta a concentração.

Ou seja, fica mais fácil trabalhar em casa ou passar seus dias de descanso. Sem contar que há menos estresse, cansaço mental, irritação e outros problemas relacionados à saúde. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem os projetos de decoração investirem cada vez mais nessa opção.

Então, que tal saber mais sobre o isolamento acústico e por que vale a pena investir? Continue a leitura do conteúdo!

Quando fazer o isolamento acústico?

É preciso fazer o isolamento acústico quando se deseja barrar a passagem dos chamados ruídos aéreo e de impacto.

O primeiro é aquele caracterizado por barulhos externos, propagados pelo ar. Por exemplo, trânsito, vozes, construções, barulho de avião.

O segundo é repassado pela própria estrutura. É o caso da vibração dos passos ou batidas na parede.

Portanto, esses dois tipos de barulho são diferentes. Isso impacta a forma como o isolamento sonoro será realizado. Para o ruído aéreo, as barreiras são utilizadas para dividir ambientes e evitar a saída do som. Podem ser divisórias, paredes, janelas ou portas.

Para os ruídos de impacto, é preciso colocar um sistema de amortecimento. Por exemplo, mantas ou pisos flutuantes. Eles evitam que o barulho chegue à estrutura principal.

Onde fazer o isolamento acústico?

O isolamento acústico pode ser feito em qualquer ambiente. Portanto, as técnicas podem ser aplicadas na cozinha, sala de estar, quarto, home office etc.

Inclusive, é possível colocar alguma barreira para o som nas janelas, a fim de proteger a entrada dos ruídos externos, caso você more em alguma localidade mais central.

Por isso, vale a pena deixar claro que o isolamento acústico pode ser aplicado em:

  • tetos;
  • pisos;
  • portas;
  • janelas;
  • paredes.

Quais materiais são usados no isolamento acústico?

O isolamento acústico pode ser realizado por diferentes materiais. Confira cada um deles a seguir:

Manta acústica para piso

A manta acústica é um material instalado no piso e ajuda a absorver os impactos e, por consequência, o barulho. Isso acontece porque a fabricação é feita com materiais leves e porosos.

A instalação é realizada antes ou depois do contrapiso, tudo depende do revestimento utilizado.

Lã de vidro

Lã de vidro como isolamento acústico

É uma das melhores opções para isolar o som e ter bom custo-benefício. Consegue abafar sons externos, evitar que o som interno se reproduza no lado externo e melhorar a acústica do próprio ambiente. Sua comercialização é feita em forma de manta, sendo formado por sódio e sílica.

Como esse material é bastante poroso, há alto coeficiente de absorção. Outras vantagens são a alta resistência à umidade e aos combustíveis, a capacidade de evitar a propagação de bactérias e fungos, e o isolamento térmico, o que ajuda na eficiência energética.

Lã de rocha

Lã de rocha como isolamento acústico

Semelhante à lã de vidro, é um material formado por fibras de resina sintética e basalto. Costuma ser aplicado em diferentes tipos de divisória de ambiente e forros, já que sua venda é feita em forma de painéis ou mantas. Nesse caso, também há a vantagem do isolamento térmico.

Além disso, o custo de aplicação é baixo e a manutenção periódica é desnecessária.

Inclusive, a lã de rocha pode ser aplicada no revestimento para restaurante. Isso porque melhora a inteligibilidade de ambientes com muita conversa.

Espuma acústica

Espuma acústica como isolamento acústico

Esse material diminui os ruídos externos, elimina o eco e absorve os sons gerados no ambiente. Normalmente, é usada em estúdios de gravação e emissoras de rádio. Sua fabricação é feita com leves placas em formato de caixa de ovo ou liso. É a melhor opção para produzir vídeos e áudios.

Fibra de coco

Fibra de côco como isolamento acústico

Nesse caso, a fibra de coco é combinada ao aglomerado de cortiça. Com isso, as ondas de baixa frequência são absorvidas. Esse é um dos materiais sustentáveis, já que é natural e renovável.

Isopor®

Isopor como isolamento acústico

O poliestireno expandido (EPS) é um material com alto isolamento acústico. Além da praticidade, ele é sustentável, reciclável e traz leveza.

Como fazer isolamento acústico em uma casa?

Realizar o isolamento acústico em casa é uma ótima opção, especialmente para quem trabalha 100% home office e deseja mais tranquilidade. Portanto, veja como fazê-lo:

Aposte em janelas e portas com isolamento acústico

A ideia é colocar a janela com isolamento acústico de forma sobreposta à esquadria original ou fazer a substituição total. É possível colocar espuma expansiva para vedar bem o local. Você ainda pode complementar com cortinas de tecidos grossos, como o linho.

Em relação às portas, a principal vantagem é utilizar em apartamentos, já que evita barulhos externos e consegue aumentar a privacidade. Essas portas podem usar os materiais já citados, ter dupla vedação e outras técnicas que evitam a propagação do som.

Aqui, o cuidado é garantir que as portas e as janelas sejam muito bem instaladas. Isso porque, no caso de um processo inadequado, a função de isolamento acústico deixará de ser cumprida.

Faça o isolamento acústico das paredes

Essa é uma forma bastante eficiente de criar barreiras para o som. A espuma acústica pode ser usada e é um dos materiais mais comuns. Porém, o EPS está ganhando espaço no mercado.

No caso das espumas, é possível encontrá-las em diferentes formatos e modelos. Inclusive, há chance de personalização. Outras opções são o gesso e o revestimento em parede com textura. Os móveis também podem ser dispostos com o objetivo de barrar a saída de som.

Utilize paredes de drywallParedes de drywall como isolamento acústico

O drywall é formado por uma estrutura metálica preenchida com lã de vidro. Ele é vedado com chapas de gesso acartonado e pode ser usado em uma parede de alvenaria já pronta. Nesse caso, basta colocar uma contra parede. O ponto negativo é a perda de espaço do ambiente.

Use materiais fibrosos para absorver o som

Os materiais fibrosos são excelentes para absorverem o som, especialmente quando há eco e barulhos indesejáveis dentro de casa. Isso acontece em ambientes vazios ou com superfícies muito lisas, como janelas de vidro e pisos de porcelanato.

Para superar esse problema, use materiais fibrosos. Entre eles estão:

  • mantas;
  • tapetes;
  • cortinas;
  • estofados;
  • almofadas.

Perceba que essa dica pende para os itens que embelezam o ambiente. Ou seja, os materiais fibrosos são aplicados a qualquer estilo de decoração.

Invista na argamassa termoacústica

A argamassa termoacústica é um revestimento voltado para a manutenção da temperatura dos ambientes. Porém, oferece isolamento acústico.

A redução do barulho do som chega a 40 decibéis. Além disso, o material pode ser usado em pisos e paredes — bom aliado na hora de diminuir os ruídos.

Quais são as vantagens de investir no isolamento acústico?

Algumas das vantagens de investir no isolamento acústico são:

  • aumento do conforto;
  • redução da poluição sonora;
  • aumento da privacidade dos moradores.

Porém, ainda existem outros benefícios, tanto para obras em andamento quanto para imóveis já finalizados.

Confira, a seguir, quais são eles:

Maior qualidade de vida

Mulher de blusa amarela aproveitando o isolamento acústico

Ao se isolar dos ambientes externos, você faz do seu lar um verdadeiro refúgio. Isso reduz o cansaço mental e o estresse.

Além disso, há menos possibilidade de discussões com vizinhos, sem contar que as suas noites de sono melhoram muito por não existirem ruídos para atrapalhar.

Menos reclamações

O isolamento é uma ótima alternativa para conviver em paz e harmonia, afinal, já que existem barreiras para o som, você tem mais liberdade e privacidade. Ao mesmo tempo, evita se incomodar com os ruídos dos outros apartamentos.

Mais concentração

Se você estuda ou trabalha em casa, sabe que muito barulho costuma atrapalhar. O isolamento sonoro ajuda na concentração, o que aumenta sua produtividade e eficiência.

Mais privacidade

Amigos aproveitando o isolamento acústico

Sabe aquela dúvida se os vizinhos estão ouvindo as suas conversas? Com o isolamento acústico isso acaba!

Ele traz mais tranquilidade para assistir a um filme, falar com sua família e até ter seus encontros com os amigos.

Dessa forma, fica claro que o isolamento acústico é a melhor opção para quem deseja ter tranquilidade, privacidade e conforto. Portanto, vale a pena considerar essas dicas nos seus projetos de modo que o resultado saia conforme o esperado.

Além disso, é possível aplicar mais ideias de sustentabilidade. Quer ver uma delas? Veja por que incluir um sistema de captação de água em seus projetos.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.