PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
eficiencia energetica post

Eficiência energética: o que é e como promovê-la sem abandonar o conforto?

Você já ouviu falar sobre o conceito eficiência energética? A preservação dos recursos naturais é uma necessidade em todo o mundo e exige ações consistentes para evitar riscos de escassez — especialmente em relação à água, que é uma das principais fontes de energia no Brasil no momento.

Nesse sentido, o uso consciente da energia elétrica é uma das principais medidas para preservar os recursos naturais e garantir a disponibilidade para futuras gerações. Além de suprir as necessidades atuais sem comprometer o conforto e possibilidades, sejam residenciais, comerciais ou empresariais.

Neste post, você vai entender o que é a eficiência energética, como funciona e sua importância para o meio ambiente e sociedade! Continue a leitura e veja também, dicas valiosas para promovê-la sem deixar de lado as necessidades e o conforto!

O que é a eficiência energética?

1 1

A eficiência energética pode ser definida como um conjunto de ações e adaptações para otimizar o uso de energia em um estabelecimento. Sendo assim, são medidas que mantêm as atividades habituais com o menor consumo possível, evitando excessos e desperdícios.

Em outras palavras, consiste no uso eficiente da energia por meio de ações planejadas para um consumo consciente e econômico. Mesmo sendo um recurso renovável, o uso racional é indispensável para a sustentabilidade e redução de impactos ambientais significativos.

As práticas para a eficiência energética, quando bem executadas, são capazes de gerar economia, reduzir os gastos mensais e elevar a preservação ambiental. Por essa razão, é um tema que está em evidência atualmente e desperta atenções em todos os setores, em especial na arquitetura.

Quais os benefícios que proporciona?

2 1

A estratégia de eficiência energética em projetos residenciais e empresariais proporciona benefícios importantes e notáveis em todos os sentidos. Além de reduzir os custos, é uma prática que contribui para a sustentabilidade e também favorece questões comerciais e sociais.

Inclusive, as ações para uso eficiente de energia se tratam de uma mudança de hábitos. Mesmo que sejam necessárias adaptações ou realizar algum investimento, é possível adotar medidas eficazes sem custos expressivos, fator essencial para todo projeto.

Veja a seguir, quais são os maiores benefícios de investir na eficiência energética!

Minimiza os impactos ambientais

Os impactos ambientais provocados durante a produção de energia elétrica, considerando que a maioria da produção ocorre em hidroelétricas, são significativos. Com as ações para a eficiência energética, é possível reduzir esses danos e evitar a escassez dos recursos naturais — especialmente a água.

Gera redução de custos e economia

Mesmo em residências ou empresas de pequeno porte, os gastos com a conta de energia podem ser significativos e pesar no orçamento. Assim sendo, as ações implementadas para o uso eficiente contribuem para reduzir o consumo e os desperdícios, que refletem em uma economia significativa.

Melhora a qualidade do ar

A emissão de poluentes gasosos provoca danos severos ao meio ambiente, saúde e bem-estar humano, da fauna e da flora. Porém, com o uso consciente de energia é possível reduzir a emissão dos gases prejudiciais e evitar riscos de problemas respiratórios e melhorar a qualidade do ar.

Impulsiona a economia local

Um dos benefícios da eficiência energética é a redução dos desperdícios e consumo consciente de energia, que favorece a diminuir o valor pago em contas. Dessa forma, ao ter um alívio no orçamento, é possível direcionar os valores para outras necessidades e com isso, impulsionar a economia local.

Valorização dos projetos

Os projetos desenvolvidos com base nas práticas da eficiência energética são valorizados, ainda mais se houver uso de energias limpas e aquecedor solar. Trata-se de um aspecto muito bem avaliado atualmente, devido a grande preocupação com a preservação ambiental e os muitos benefícios que esse método proporciona.

Como promover a eficiência energética na arquitetura?

O uso consciente e racional de energia pode acontecer por meio de inúmeras estratégias e ações em uma edificação. Desde aspectos mais expressivos, como sistemas de aquecimento, energia solar e outros, até medidas simples para evitar desperdícios e reduzir o consumo.

Seja como for, quanto mais efetivas e diversificadas as ações para o uso eficiente, maiores serão os benefícios para o projeto. São práticas que proporcionam uma redução considerável no consumo energético e tudo sem abrir mão do conforto e das atividades de rotina.

Para ajudar você a adotar essa tendência, veja abaixo algumas melhores dicas!

3 1

1. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED

Uma prática simples e que faz toda a diferença no uso de energia elétrica é a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Além de ter uma vida útil muito superior às convencionais, a tecnologia LED tem um consumo de energia menor.

Nesse sentido, considerar as lâmpadas LED tanto para a iluminação interna quanto externa de uma edificação é uma excelente medida para a eficiência energética. Com as diversas opções disponíveis no mercado, será fácil encontrar alternativas que contribuam em todos os aspectos, inclusive no design.

2. Evite cores escuras

As cores escuras em ambientes internos, seja em pinturas ou revestimentos, exigem maior iluminação e refrigeração. Esses tons absorvem a luz e não refletem, por isso, será necessário adotar um sistema de iluminação mais expressivo para manter os espaços agradáveis, principalmente à noite.

Em vista disso, é interessante criar projetos e sugerir cores mais claras e harmonizar bem com os tons escuros. Com criatividade e foco na eficiência energética, os projetos serão incríveis, de acordo com as preferências do cliente e sobretudo, favorecendo o uso consciente de energia.

3. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo

Os eletrodomésticos e equipamentos são responsáveis por grande parte do consumo de energia em uma residência, comércio ou indústrias. Mesmo que o uso seja esporádico, muitos produtos exigem muita energia e devido a esse fato, é imprescindível saber como lidar com a situação.

Sendo assim, procure adquirir eletrodomésticos e equipamentos de baixo consumo e substitua os mais antigos, que consomem mais, por itens modernos. Essa simples ação vai contribuir, de forma significativa, para o uso eficiente da energia, reduzir despesas e a preservar os recursos naturais.

4. Aproveite a iluminação natural

4 1

Durante a elaboração de um projeto é fundamental analisar a exposição ao sol e aproveitar ao máximo a iluminação natural. Consiste em uma das principais medidas para evitar acender lâmpadas durante o dia e assim, contribuir para reduzir o consumo de energia elétrica em uma edificação.

Se o projeto for para a construção, pense em janelas panorâmicas e que otimizam a entrada da luz natural, sem comprometer o conforto térmico e a privacidade. As possibilidades para utilizar a iluminação natural a favor do projeto são muitas e se encaixam perfeitamente em qualquer estilo.

5. Utilize película de controle solar

Embora a iluminação natural seja imprescindível para a eficiência energética, a exposição direta e constante aos raios solares é prejudicial. Por esse motivo, a película de proteção é uma excelente solução e contribui para manter a claridade no ambiente e reter os raios UV.

Além disso, as películas de vidro são de fácil instalação e existem em diferentes tons e finalidades, o que é essencial para fins decorativos. Sobretudo, são estruturas que não exigem grandes investimentos e também contribuem para manter o conforto térmico, reduzindo o uso de ar-condicionado.

6. Invista na ventilação eficiente

Os dias quentes exigem medidas para melhorar o conforto interno e quase sempre, se resumem em aparelhos que consomem muita energia. Apesar de ser necessário, essas práticas elevam o gasto de energia e consequentemente, os custos das contas e comprometem a eficiência energética.

Nesse contexto, pense em sistemas de ventilação eficientes e aproveite ao máximo os ventos naturais para manter o ambiente agradável. Além disso, também é fundamental utilizar materiais com bom isolamento térmico, para impedir que a temperatura interna permaneça elevada durante os dias de verão.

7. Use tecnologias e sistemas de iluminação

5 1

A tecnologia é essencial nos dias atuais e está presente em tudo que fazemos, inclusive quando o tema é a eficiência energética. É possível encontrar diversos sistemas e recurso que auxiliam a reduzir o consumo de energia e ainda elevar a eficiência, tudo sem nenhum esforço.

Exemplo disso são os sensores de presença, que mantêm a luz acesa apenas quando uma pessoa chega ao ambiente, e os sistemas que controlam a intensidade da luz e regulam a temperatura ambiente. Essas tecnologias são relevantes para garantir o uso consciente de energia, por isso é preciso considerá-las.

8. Invista em painéis solares

6 1

Quem deseja dar um passo mais expressivo rumo a eficiência energética, adotar um sistema de energia fotovoltaica é uma solução extremamente vantajosa. Trata-se de uma fonte de energia renovável, limpa, livre de impactos ambientais e que reduz, ou elimina, custos com energia das concessionárias.

Apesar do custo para a instalação, considerar a implementação dos painéis solares no projeto compensa muito para o cliente e o meio ambiente. Devido ao avanço tecnológico, é possível encontrar soluções interessantes para ter energia limpa e ainda economizar bastante — sem abrir mão do conforto.

O desenvolvimento sustentável se tornou uma necessidade para evitar cenários devastadores, que podem comprometer a qualidade de vida de futuras gerações. Nesse aspecto, adotar o uso consciente de energia elétrica é algo simples e que faz toda a diferença para toda a humanidade, fauna e flora.

Em conclusão, notamos que a eficiência energética é um tema imprescindível para a preservação ambiental, favorece a sustentabilidade e proporciona muitos benefícios. Portanto, considerar práticas e adaptações para otimizar o uso da energia é fundamental para todo projeto e contribui para um futuro melhor.

Gostou do conteúdo? Agora que entendeu sobre a eficiência energética, continue acompanhando novidades e diversos assuntos nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e no Pinterest!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.