Energia Fotovoltaica: entenda a importância para a sociedade e o meio ambiente

Homem instalando painéis solares para colocar em prática a energia fotovoltaica.

A energia fotovoltaica é uma das principais opções de fontes limpas e renováveis. Aos poucos, esse modelo vem melhorando seu custo-benefício, e hoje já desperta o interesse do consumidor comum. Afinal, entre outras vantagens, é possível realizar, até mesmo, a venda da energia excedente.

Usar a luz solar já é uma alternativa rentável com diversas aplicações às construções residenciais, comerciais, industriais, agrícolas, etc. Áreas de lazer, sistemas de irrigação, máquinas, casas, apartamentos, parques industriais e outros projetos podem ser mais sustentáveis com essa fonte de energia.

Logo abaixo, você pode tirar as principais dúvidas e entender os benefícios da energia fotovoltaica. Além disso, falamos um pouco sobre a experiência da Indústria Santa Luzia em Imbituba. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é aquela em que aproveitamos a radiação solar para produzir uma corrente elétrica, que pode ser armazenada e utilizada para consumo. Isso ocorre por meio de placas de materiais semicondutores, especialmente o silício, que conseguem produzir esse efeito, chamado de fotovoltaico, ao serem expostas no ambiente externo.

Homens instalando painéis solares para captar a energia fotovoltaica

Atualmente, encontramos diferentes formas de implementação. O sistema pode estar isolado ou conectado à rede elétrica. Igualmente, pode ser combinado ou não com outras fontes de energia.

A corrente elétrica também pode ser consumida internamente, contar com sistemas de armazenamento ou ser devolvida para a rede elétrica da comunidade. Há diferentes alternativas para os projetos.

Por que ela é importante para o planeta?

Homem instalando painéis solares para gerar energia fotovoltaica.

A energia solar é uma alternativa às fontes que demandam combustíveis fósseis, desmatamento, poluição e outros problemas ambientais. Além disso, embora ainda exista espaço para avanços, ela já encontra demanda pelo consumidor final e por empreendimentos, sendo validada do ponto de vista do custo-benefício.

Como a implantação se paga durante a utilização, cada vez mais pessoas estarão interessadas em investir, criando opções de consumo responsável. Aliás, em projetos de decoração, arquitetura e construção civil, é uma excelente maneira de trazer a questão ambiental com vantagens econômicas para o cliente.

Por isso, a energia fotovoltaica tem uma perspectiva bastante positiva. À medida que a demanda aumenta, existem mais possibilidades dos fornecedores investirem e melhorarem a solução, barateando a implantação, melhorando a eficiência da produção de energia, reduzindo efeitos colaterais da produção e transporte dos painéis, etc.

Quais são as vantagens?

As vantagens para os usuários, meio ambiente e comunidade revelam um bom retorno do investimento. Veja alguns benefícios de adotar a energia fotovoltaica!

Usar uma energia limpa e renovável

A radiação solar é uma fonte amplamente disponível e permanente. E a rotina diária de produção da energia fotovoltaica não gera poluição. São apenas placas expostas ao ambiente, que convertem e transmitem a eletricidade.

Ter uma produção silenciosa

Também não há poluição sonora com a produção de energia. Não à toa, a validade do modelo para os projetos de obras sustentáveis, especialmente a adoção em residências.

Permitir a reciclagem dos materiais

A composição das placas é feita de silício, alumínio, vidro e outros materiais amplamente recicláveis. Assim, podemos usar da logística reversa para dar uma destinação adequada para os resíduos após o ciclo de vida deles.

Ser flexível

As placas solares funcionam como módulos que podem ser adicionados conforme a demanda por energia. Com isso, o sistema pode ser aplicado tanto em projetos grandes como em soluções pontuais.

Retornar o investimento

As placas já conseguem gerar economia suficiente para terem um bom custo-benefício. Com o passar do tempo, o investimento da implantação consegue se pagar. Além disso, é possível vender a energia excedente.

Como a Indústria Santa Luzia em Imbituba aplica a energia solar?

A experiência da Indústria Santa Luzia em Imbituba tem sido bastante positiva. Em busca de colocar em prática nosso DNA inovador e sustentável, instalamos uma área de 5.311 metros quadrados com placas solares no município.

Esse sistema está conectado à rede de energia elétrica e devolve a energia que não é utilizada no parque industrial. Além disso, é suficiente para compensar o consumo da Indústria Santa Luzia em outras cidades.

Sendo assim, a energia fotovoltaica permite conciliar uma boa prática econômica com vantagens para o meio ambiente. E você pode levar esse exemplo para os seus projetos e pensar formas de aplicar a inovação.

Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter! Assim, você fica por dentro das tendências de sustentabilidade para os seus projetos de construção, arquitetura e decoração!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR