Para se destacar dos concorrentes, as empresas de arquitetura e as de construção civil não podem se esquecer da responsabilidade ambiental. Práticas como escolher materiais sustentáveis já são encaradas como diferenciais pelos consumidores. E são uma ótima vantagem para conquistar mais espaço e oportunidades.
Aliás, o mercado da construção civil tem se destacado entre os mais aquecidos atualmente. O setor registrou alta de 0,8% no primeiro trimestre de 2022 e já vinha crescendo nos seis anteriores. Por isso, é uma boa hora para investir em diferenciais, como usar materiais que contribuem para um desenvolvimento sustentável.
Neste conteúdo, apontamos os benefícios dos materiais sustentáveis na construção civil e quais são as opções com excelente custo-benefício. Não deixe de conferir!
Vantagens de contar com materiais sustentáveis nos projetos
Os materiais sustentáveis para construção civil mitigam o impacto ambiental, beneficiando a sociedade não apenas imediatamente, mas no longo prazo. Por isso, são uma das chaves para conciliar o desenvolvimento e o consumo dos recursos da natureza.
Para as empresas, esse tipo de política contribui para com a responsabilidade ambiental, inclusive, para adotar princípios de ESG. Ademais, com os avanços tecnológicos mais recentes, percebemos impactos financeiros para os negócios. Isto é, consegue-se conciliar o sucesso das organizações com o comprometimento com a preservação.
Reduza custos na construção civil
Em primeiro lugar, a aplicação de conceitos de logística reversa, uso de madeira de reflorestamento, economia circular e reciclagem possibilitam a aquisição de materiais de alto padrão com um melhor custo-benefício. Com isso, os profissionais de arquitetura e construção podem reduzir despesas dos projetos, sem medo de perder a satisfação do cliente com as entregas.
Gerencie o desperdício
Os materiais sustentáveis também se destacam por evitar excessos no consumo dos recursos pela construção civil. Até porque, após a aplicação, a maior parte deles é reciclável, de modo que as sobras e resíduos podem retornar para a cadeia de suprimento para serem reempregados futuramente em novos projetos.
Melhore o valor de mercado
A sustentabilidade ajuda a empresa a construir vantagens competitivas. Haverá um diferencial nos projetos para melhorar a satisfação do cliente sobre as entregas.
É um excelente caminho, por exemplo, para quem busca aumentar as receitas. Afinal, ter diferenciais é uma das chaves para o cliente perceber valor no projeto e estar disposto a pagar mais caro pelas soluções.
Entregue atributos especiais
Os materiais sustentáveis são fruto de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento. Em muitos casos, eles são projetados para entregar características especiais, como a resistência a pragas, imunidade ao mofo, controle de umidade e melhoria do conforto térmico do ambiente.
Os 10 melhores materiais sustentáveis para construção civil
O mercado de materiais sustentáveis está em constante evolução. Atualmente, encontramos 9 excelentes opções — que podem conciliar a responsabilidade social com os resultados de negócios, como reduzir custos e criar diferenciais nos projetos. Continue!
1. Bioconcreto
O bioconcreto é um material desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda), que pode revolucionar a construção civil. Este produto utiliza colônias de bactérias (bacillus pseudofirmus) adicionadas ao insumo de cimento. Graças à ação das bactérias, o concreto ganha a propriedade de se regenerar, selando possíveis rachaduras que possam vir com o tempo. A sustentabilidade vem da manutenção da construção no longo prazo. Logo, minimiza-se a necessidade de reformas ou reparos, assim como o consumo de materiais.
2. Container
Os containers também são sustentáveis, porque podem ser obtidos usados ou serem produzidos com materiais reciclados. É uma excelente solução para construção modular, uma vez que as unidades podem ser agrupadas em diferentes sentidos.
É possível agrupar os contêineres tanto de forma horizontal como vertical. E, em geral, é um projeto que combina muito bem com ambientes externos, assim como residências em estilo industrial.
3. Lâmpadas LED
As lâmpadas LED são bastante recomendáveis pela eficiência energética. Na prática, a economia chega a 85% em comparação com o modelo incandescente.
Outra questão relevante é que o LED pode ser aplicado de diversas formas. Um bom exemplo são os kits de iluminação de rodapés, que vão dar o aspecto de parede flutuante ao ambiente.
4. Argamassa de argila
A argamassa de argila consegue mitigar bastante o impacto ambiental das obras. Nesse tipo de material, o cimento é substituído por argila e misturado à água e pedras.
O uso pode ocorrer nas etapas de emboço ou reboco das paredes. Entre as vantagens, está o controlar a temperatura e umidade, tornando o clima do ambiente interno mais ameno, além de substituir um insumo com grande impacto ambiental.
5. Isolamento ecológico
O isolamento ecológico ocorre com produtos criados a partir de materiais recicláveis, como tecidos, plástico, papelão e jornal. Nas obras, costumam ser aplicados na composição de telhas ou tijolos.
Ao aplicar esses materiais, podemos reduzir a demanda por ar-condicionado, ventiladores e aquecedores, a depender da região. Isso porque, o ambiente interno conta com uma proteção termoacústica mais eficiente.
6. Blocos de adobe
Os blocos de adobe são tijolos feitos de barro, água e palha, ou outra fibra. Assim, dispensam a necessidade de produção industrial, podendo ser aplicados em diferentes tipos de projeto.
Esses tijolos podem ser produzidos no próprio canteiro de obras, a partir de moldes. É uma boa solução, por exemplo, para projetos residenciais. Podemos substituir os tijolos industriais, assim como usar os blocos de adobe como parte da decoração. Nesse segundo caso, o ambiente terá um aspecto rústico, que é um dos estilos mais procurados atualmente.
7. Vidro inteligente
O vidro inteligente é uma solução eletrônica. Nele, existe uma película de cristal líquido no interior das lâminas, que reage aos efeitos da eletricidade. Quando acionado, o material varia de opaco para transparente, e vice-versa. No primeiro modo, sua função é ser uma parede, enquanto no segundo uma janela.
Ao colocar os vidros inteligentes, ganhamos eficiência energética. Toda a parede pode ser substituída, melhorando a iluminação com a luz natural.
8. Ripas de Pinus
As ripas de pinus são madeiras que podem ser obtidas por métodos ecologicamente corretos. O pinheiro americano é uma árvore de rápido crescimento, o que possibilita a criação de “fazendas” de árvores, evitando-se a extração direto da natureza.
As ripas de pinus podem ser tratadas para terem um aspecto ainda mais natural. Substituem outros materiais da construção civil que, eventualmente, causem mais impacto ambiental.
9. Revestimentos de poliestireno
O revestimento em poliestireno também é fruto da reciclagem do isopor. Com tratamento desse material, é possível criar produtos sustentáveis, leves, resistentes e duráveis.
Uma vantagem é a possibilidade de aplicar diferentes cores e modelos, entregando soluções criativas para os projetos.
10. Ecodeck
O Ecodeck é uma excelente opção para ambientes internos e externos. Nele, a partir da reciclagem de isopor, consegue-se ao WPC, que é a madeira plástica.
Um deck feito com esse material, além de usar componentes reciclados, tem propriedades importantes. São imunes a pragas, mofo e umidade. Não à toa, podem ser facilmente utilizados em varandas, piscinas e outros ambientes expostos à ação de chuvas.
Outra vantagem é a construção modular. Assim, por exemplo, a aplicação pode ser feita em qualquer cômodo com adaptações mínimas, encaixando e afixando os blocos de WPC.
Por fim, além da aplicação ser mais fácil e mais rápida do que a da madeira natural, o resultado fica idêntico! Quer ver? Confira o tutorial de instalação do ecodeck no vídeo abaixo.
Viu só? O mercado já oferece diversos produtos para agregar valor aos seus projetos e reduzir o impacto ambiental. Aqui na Santa Luzia, você pode encontrar diversos materiais sustentáveis e de alta qualidade. Ecodeck, ripas de pinus, acabamentos e revestimentos em poliestireno são alguns dos produtos em nosso portfólio.
Confira o compromisso de sustentabilidade da Santa Luzia e entenda como podemos ajudar a sua empresa com produtos ecologicamente corretos na construção civil!