PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
electrician installer with tool his hands working with cable construction site repair handyman concept house house reconstruction

Veja 10 materiais para instalação elétrica residencial que não podem faltar em seus projetos!

Em um projeto residencial, é preciso implementar diferentes materiais para instalação elétrica. Afinal, essa é uma parte fundamental no imóvel, tanto para trazer praticidade quanto para garantir a sofisticação e a elegância.

Por isso, o arquiteto deve atentar a essa parte e aplicá-la em seus projetos. Dessa forma, fica mais fácil satisfazer os clientes e até encantá-los por meio da automação residencial.

A questão é saber quais materiais são necessários para a instalação elétrica residencial e onde colocá-los. Neste post, explicaremos melhor. Confira a lista que preparamos.

1. Disjuntor

É o elemento necessário para a proteção de todo o imóvel. Assim, é um dos principais materiais para instalação elétrica. Além de evitar curtos-circuitos e incêndios, por consequência, impedem a queima dos equipamentos.

Isso acontece porque os disjuntores impedem o superaquecimento dos condutores. Portanto, é fundamental escolher a voltagem e a amperagem certas.

No seu projeto de arquitetura, verifique a necessidade do imóvel no que se refere às cargas elétricas. Lembre-se de que cada cômodo ou conjunto de equipamentos terá o seu. Assim, você evita a sobrecarga do item com diferentes circuitos.

Material de instalação elétrica em uma parede.

2. Cabos e fios

São os responsáveis por transportar a energia elétrica para todos os ambientes. É fundamental avaliar a necessidade do diâmetro dos cabos e fios. Afinal, isso depende da potência da corrente elétrica.

De modo geral, quanto maior a capacidade de condução, maior é o diâmetro. Segundo a NBR 5410:2004, para iluminação residencial, é preciso ter 2,5 mm, pelo menos.

3. Eletroduto ou tubos

O objetivo desses materiais de instalação elétrica é proteger os condutores. Dessa forma, evitam incêndios, choques e excesso de umidade.

Os eletrodutos — também chamados de tubos — costumam ser fabricados em plástico e metal. No entanto, existem os conduítes, fabricados em PVC. Eles apresentam custo mais baixo.

Os tubos também facilitam a retirada dos fios. Sem contar que diminuem a chance de chamas em caso de curtos-circuitos. Para escolher os melhores, considere as necessidades da instalação.

Muitas vezes, opta-se por eletrodutos corrugados. Eles são flexíveis e reforçados. Com isso, são ideais para instalações elétricas residenciais que demandam muitas curvas dentro da parede.

4. Interruptor

Uma pessoa ligando o interruptor, que é um material de instalação elétrica.

Nos diferentes tipos de projeto de arquitetura, você sempre precisará de interruptores. Eles têm a função de ligar e desligar o circuito elétrico.

O principal ponto, aqui, é identificar o local certo de instalação. Depois, é possível escolher um modelo com diferentes tipos de cores e design. Ainda existem as seguintes opções:

  • simples: controlam uma lâmpada única;
  • intermediário: controla uma lâmpada em vários pontos;
  • paralelo: gerenciam uma ou mais lâmpadas, ainda que em lugares diferentes.

5. Lâmpadas, lustres e luminárias

Esses itens são fundamentais em qualquer estilo de decoração. Isso porque têm a função de iluminar os ambientes e ainda agregam valor. Em relação às lâmpadas, existem 3 tipos:

  • incandescentes: apresentam baixa performance. Por isso, já saíram do mercado;
  • fluorescentes: são mais econômicos e produzem 5 vezes mais energia que o outro modelo. Estão disponíveis em modelos eletrônicos, tubulares ou circulares compactos;
  • LED: são as mais procuradas e apresentam alta longevidade e economia. Tanto é que apresentam redução de 80% no consumo de energia. Por isso, são ideais para quem busca um estilo de vida sustentável.

Lâmpadas, lustres e luminária são materiais de instalação elétrica e podem se tornar ótimos pontos de decoração.

6. Tomadas

A instalação elétrica das residências também precisa de tomadas. Elas são essenciais para ligarem e carregaram aparelhos eletrônicos. São encontradas com 10 ou 20 amperes. Por isso, é preciso ver quantas são necessárias.

Ainda existem alguns modelos que já vêm com interruptor. Nesse caso, verifique quantos interruptores são paralelos, ou seja, que ligam a luz em determinado ponto e desligam em outro.

As tomadas também vêm em diferentes cores e estilo de design. Por isso, vale a pena verificar e combinar com os interruptores.

7. Fita isolante

Apesar de não ser um material para instalação elétrica, a fita isolante acompanha essa etapa. Isso porque ela ajuda a suportar a tensão elétrica da rede, fazendo o isolamento necessário.

Ela pode ser fabricada em borracha ou PVC e ter diferentes espessuras e cores. Por isso, verifique a necessidade e garanta uma tonalidade que fique discreta perante a decoração.

8. Quadro de distribuição

Localizado no interior da casa, conta com vários disjuntores e fusíveis em uma caixa revestida de metal ou plástico. Assim, é feito o transporte da energia elétrica que vem da rua para os diferentes cômodos da casa.

O quadro de distribuição também protege os aparelhos de possíveis sobrecargas. Portanto, verifique a necessidade da residência, já que existem diferentes modelos e tamanhos. Alguns deles têm até 48 disjuntores.

9. Adaptadores

Funcionam como um intermediário na conexão entre aparelhos e tomadas. Por isso, são encontrados em vários formatos. Dessa forma, garantem que os equipamentos sejam carregados da forma certa, qualquer que seja o encaixe disponível.

O rodapé NEO da Santa Luzia é uma ótima opção de acabamento para materiais de instalação elétrica.

10. Acabamentos

Essa é uma dica extra. Afinal, os acabamentos não fazem parte da instalação elétrica residencial. No entanto, trazem beleza e elegância. Ao mesmo tempo, também permitem ter uma decoração mais contemporânea.

Aqui, vale a pena conhecer a Coleção NEO, da Indústria Santa Luzia. A linha tem rodapé invertido, terminais de acabamento e cantoneiras de alumínio. Além disso, tem o kit de iluminação com fita LED.

Assim, você pode colocar no seu projeto um rodapé iluminado ou criar uma decoração com jogo de luzes. Tudo para agregar elegância, sofisticação e aconchego ao ambiente.

Assim, o resultado é muito melhor para o cliente. Afinal, nesse caso, os materiais para instalação elétrica são valorizados e garantem um imóvel ainda mais bonito e valorizado no mercado.

Gostou e quer saber mais? Aproveite e acesse o site da Indústria Santa Luzia para conhecer a Coleção NEO. Assim, você pode ter ideias ainda mais inovadoras para os seus projetos.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.