PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Rodapé invertido — o que você precisa saber antes de instalar

Já ouviu falar em rodapé invertido? Entenda o que é esse tipo de rodapé, veja como ele transmite a sensação flutuante no ambiente e saiba como deve ser feito!

Ficar de olho nas novidades de arquitetura é indispensável para oferecer as melhores alternativas para os clientes em seus projetos. Entre as opções de revestimentos e acabamentos, o rodapé invertido merece atenção especial.

Esse modelo traz uma proposta diferente para a apresentação das paredes e pode agregar muito valor ao visual. Assim, é possível criar composições que agradam e surpreendem os clientes.

A seguir, veja tudo o que a Santa Luzia trouxe sobre o rodapé invertido e saiba como utilizá-lo da melhor maneira!

Afinal, o que é essa novidade?

O rodapé tradicional é instalado de forma projetada, ou seja, por cima da parede, no encontro com o piso. Com isso, cria-se um relevo no visual. Já o rodapé invertido envolve um “rasgo” na parede e ele é fixado nesse encaixe, o que garante um visual contínuo, sem mudanças de relevo.

Imagem representando o rodapé tradicional em oposição ao rodapé invertido.
Rodapé Tradicional.

O rodapé invertido vem para transformar a lógica de uso dessa peça. Durante a construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso para encaixar o rodapé invertido. Sua geometria permite a proteção das bordas inferiores das paredes, evitando deixá-las expostas às agressões do cotidiano.

Imagem representando o rodapé invertido.
Rodapé Invertido.

Por que investir no rodapé invertido?

Essa peça é uma excelente escolha para compor um visual moderno e muito contemporâneo para os projetos. Quando a intenção é realmente diferenciar o visual, essa é uma aposta certeira. Isso acontece porque o item faz parecer que a parede é “flutuante”, já que a base é recuada.

Inclusive, é uma ótima alternativa para espaços menores. Essa pequena abertura já é suficiente para fazer com que o ambiente ganhe sensação de amplitude. Como consequência, o resultado é valorizado.

Além disso, é algo que aumenta a versatilidade do projeto. Por não fazer a ligação entre parede e piso, não exige combinações específicas de revestimento. Com isso, o cliente do projeto poderá trocar o piso depois, se quiser, sem ter que substituir o rodapé.

Como e quando ele deve ser feito?

O rodapé invertido deve ser instalado ainda na fase de construção. Diferentemente do modelo tradicional, que pode ser aplicado quando a parede já está finalizada, será necessário adicionar as dimensões do rasgo conforme o manual de instalação. Por isso, faz mais sentido que o uso aconteça nesse momento do projeto.

É importante que essa instalação seja realizada com base em um projeto preciso e completo. O acabamento tem que ser perfeito para que o visual fique bem interessante, dentro da proposta de criar algo flutuante.

A adoção dessa peça pode ser complementada pela instalação de iluminação especial. Isso dá ainda mais destaque para esse detalhe construtivo e também ajuda a direcionar o aproveitamento dos espaços.

Se for o caso, ele pode ser usado em outros locais além das paredes. As escadas de alvenaria são ótimos pontos de instalação, já que o impacto flutuante será ainda maior.

Rodapé invertido da Coleção NEO instalado na decoração de um bar.
Rodapé Invertido Preto — Coleção NEO Santa Luzia.

Como é a manutenção desse modelo?

No entanto, antes de implementar essa solução no projeto, é preciso entender as necessidades de manutenção do rodapé invertido. Ao contrário do modelo tradicional, ele não protege as quinas e a junção da parede com o piso. Isso exige maior cuidado com potenciais impactos.

Além disso, a limpeza deve ser mais frequente. Dependendo das condições do ambiente e do tamanho do rodapé, o recuo pode acumular sujeira.

Por outro lado, como o material não fica exposto, ele também dura mais. Como visto, a troca de piso não exige a substituição do rodapé invertido, então sua durabilidade costuma ser maior.

Como aplicar o rodapé invertido?

O rodapé invertido amplia as soluções para agregar valor ao projeto de construção. Com ele, podemos trazer características únicas para o projeto, que vão surpreender positivamente aos clientes.

Rodapé invertido em decoração de um lobby de um escritório.

Antes de aplicar, no entanto, é importante ter clareza sobre qual é objetivo. Em especial, fique atento ao estilo de decoração que será utilizado, tornando o ambiente harmonioso. Veja algumas dicas de aplicação.

Fique atento as cores predominantes no ambiente

O modelo inverso pode ser utilizado tanto para diminuir os elementos do cenário como para fazer contraste e destacar o rodapé. Por isso, tenha em mente as cores e design presente no ambiente.

Torne o ambiente mais simples

Usando tons próximos nas paredes e rodapés, podemos deixar a decoração com aspecto mais simples. No minimalismo, por exemplo, as paredes geralmente são brancas. E, ao adotar um rodapé invertido que também seja claro, podemos ocultar um elemento do ambiente e deixá-lo “clean”.

Destaque o rodapé

Por outro lado, em estilos como o industrial e o contemporâneo abrem ótimo espaço para que façamos o contraste do rodapé com a parede. No primeiro caso, o rodapé de alumínio pode trazer o aspecto “metálico”. No segundo, é uma forma de incrementar o ambiente, uma vez que o estilo contemporâneo é mais aberto a misturar cores e tendências.

Utilize recursos de iluminação

O rodapé inverso funciona muito bem com fontes de iluminação interna. Assim, é possível trazer sensação de amplitude em pequenos espaços e dar um tom mais tecnológico para o projeto.

Como escolher a melhor opção?

Para oferecer uma ótima solução na decoração de interiores para seus clientes, é essencial escolher um rodapé invertido de qualidade. Então, tudo começa com a busca por uma empresa que esteja antenada nas novidades e ofereça tal alternativa.

Também é preciso pensar em questões como aspecto, durabilidade e materiais. Em busca de mais sustentabilidade, o rodapé invertido de alumínio é uma excelente opção. Ele é especialmente durável e é algo com visual moderno e com diversas possibilidades. Nesse sentido, vale a pena conhecer os produtos da Santa Luzia.

A coleção NEO traz diferentes opções de terminal de acabamento metálico, com dimensões e cores distintas. Os rodapés também variam em cores e, para melhorar, contam com espaço para a instalação de fitas de LED. Com isso, é possível ter uma aplicação rápida, com ótimo acabamento e que pode ser complementada pela iluminação.

Kit de iluminação da coleção NEO

Na coleção, você pode adquirir o kit completo de iluminação do rodapé inverso:

  • cantoneiras;
  • rodapés invertidos;
  • fita LED;
  • fonte de alimentação;
  • caixa de passagem;
  • terminais de acabamento.

Os rodapés invertidos podem ser pretos ou brancos, sendo pintados com tinta eletrostática. Neles, você pode usar a iluminação nas cores amarela ou branca, conforme o kit de iluminação escolhido.

Rodapé invertido na decoração de sala de cinema em casa.
Sala de cinema em casa com rodapé invertido aplicado na decoração. Coleção NEO Santa Luzia.

O rodapé iluminado por LED tem a vantagem de apresentar um baixo consumo de energia. Além disso, você consegue diferentes soluções estéticas, ao combinar as cores das peças com as opções de iluminação (branca ou amarela).

Rodapé invertido Coleção NEO

A matéria-prima utilizada no rodapé inverso é o alumínio, que é um produto reciclável com excelente aproveitamento após o uso.

Detalhe do rodapé invertido na decoração de sala de cinema em casa.
Detalhe da sala de cinema em casa com o rodapé invertido aplicado a decoração. Coleção NEO Santa Luzia.

Entre outras facilidades, o rodapé inverso vem pronto para instalar. É uma solução que, apesar de demandar mais preparo que o modelo sobreposto.

Os modelos têm 62 mm de altura e 14mm de espessura, podendo ser aplicados em superfícies de alvenaria. Além disso, são projetados para resistir aos impactos do dia a dia e ter grande durabilidade, bem como apresenta imunes a pragas e não enferruja.

Como instalar o rodapé invertido?

Os produtos da Indústria Santa Luzia são criados para uma instalação rápida e prática. Com isso, ajudamos engenheiros, designers e arquitetos a reduzirem tempo e otimizarem os recursos dos projetos.

Limpe a área de instalação

Para instalar o rodapé inverso da Indústria Santa Luzia, comece removendo todos os entulhos, resíduos e sujeira. Como dito, o modelo exige a preparação da parede, e a instalação deve acontecer em uma superfície, plana, limpa e rígida.

Deixe espaço nas paredes novas

Se a parede ainda será construída, a preparação envolve deixar uma abertura para instalar o rodapé invertido. Esse espaço deve ter de 9 a 10 cm de altura, bem como 15mm para dentro do piso.

Modifique as paredes já construídas

Quando a parede já foi construída, será preciso quebrar um espaço de 1,5mm de profundidade, mantendo a altura de 9cm a 10cm do rodapé.

Instale o Kit LED

Caso seja aplicada a iluminação, a fita LED é colada em um espaço dentro do rodapé Santa Luzia e conecta a fonte de energia, que, por sua vez, receberá a corrente elétrica da casa.

Fixe o rodapé

Após a preparação, a afixação ocorre no espaço deixado ou quebrado, com os rodapés inversos parafusados à parede. Portanto, a principal diferença é a necessidade de abertura na superfície e encaixe da peça.

Lembre-se de sempre consultar fichas técnicas e termos de garantia para saber todos os cuidados na hora de instalar o rodapé inverso. É um modelo projetado para fácil instalação, mas é sempre bom tomar todas as precauções antes de realizar qualquer procedimento em uma obra.

Por ser embutido, o rodapé invertido é uma excelente alternativa para criar o visual de paredes flutuantes e que abrem o espaço. Com a escolha de peças de qualidade, como da coleção NEO da Santa Luzia, o resultado será ainda melhor.

Quer conferir muitas outras novidades e ficar por dentro das tendências? Assine gratuitamente nossa newsletter e não perca nada!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.