PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Design sem nome 3

Automação residencial: como usar em seus projetos e encantar seus clientes?

Com o uso cada vez maior da tecnologia no dia a dia, as soluções passaram a ser incorporadas nas construções. Nesse caso, a automação residencial se tornou uma tendência nos projetos de imóveis, trazendo mais praticidade e segurança para os moradores. Isso porque ela é uma grande aliada e pode facilitar tarefas simples da rotina.

Por esse motivo, se você ainda não conhece essa solução ou tem dúvidas sobre como ela pode ser usada na formulação de projetos, é preciso se atualizar sobre o assunto. Afinal, a medida ajudará a trazer mais diferenciais no atendimento dos seus clientes.

Pensando nisso, preparamos este guia com as principais informações sobre o funcionamento da automação residencial e como ela pode ser aplicada nos projetos. Confira!

O que é a automação residencial?

A automação residencial consiste na utilização de ferramentas de tecnologia para conectar diversos aparelhos para que eles funcionem conforme o programado e de modo automático. Ou seja, a ideia é dispensar as ações humanas e manuais para obter os benefícios desejados.

Por esse motivo, os imóveis que utilizam essas soluções ficaram conhecidos como smart homes, ou casas inteligentes. Afinal, a automação permite um funcionamento mais independente, seguindo as programações realizadas para cumprir diversas ações — acender e apagar luzes, regular temperatura, ajustar o som etc.

Como ela funciona?

Uma dúvida bastante comum sobre o assunto é como a automação funciona. Na verdade, o projeto pode ser estruturado de diferentes formas. O ponto em comum é instalar dispositivos que permitam automatizar atividades, conforme as necessidades do morador.

Para garantir o controle sobre tudo, os moradores contam com aplicativos que podem ser acessados via celular ou tablet. Em outros casos, é possível integrar os dispositivos às assistentes virtuais.

Como a automação é controlada?

A automação pode se basear em diferentes controles. Muitas vezes, todas as funções são automatizadas conforme parâmetros escolhidos no momento de instalar os dispositivos. Porém, as ações também podem ser configuradas e iniciadas das seguintes formas:

  • via internet: a conexão costuma ser necessária para garantir o funcionamento constante de todos os itens e o recebimento de informações externas, como comandos dos moradores, se for o caso;
  • aplicativo: geralmente, há o uso de um aplicativo para celular que permite realizar ações e configurar diferentes comandos;
  • comando de voz: em alguns casos, o uso de comandos de voz programados também permitem acionar as diferentes funções dos dispositivos de automação.

O que muda em relação à integração?

Ao ler sobre automação, é comum ter dúvidas em relação ao que muda com a integração. A automação é o passo inicial: ela utiliza um ou mais dispositivos para que tarefas aconteçam de maneira automática ou a distância no imóvel.

Já a integração é o passo seguinte — e pode fazer parte do processo. Aqui, todos os dispositivos estão conectados, enviando comandos uns para os outros que podem ativar atividades específicas. Ou seja, essa é uma evolução natural para que o projeto seja, de fato, uma smart home.

Quais são as vantagens da automação?

Se você tem dúvidas sobre por que os clientes podem buscar um projeto de automação residencial, vale conferir os benefícios que ele proporciona. Veja só:

  • segurança: as ferramentas podem trazer maior proteção residencial;
  • praticidade: a automatização evita que os moradores precisem realizar diversas ações;
  • comodidade: os dispositivos podem ser programados para garantir maior conforto a todos;
  • cenas inteligentes: os ambientes ajustam a iluminação e o som conforme as cenas da televisão;
  • economia do consumo de energia: os dispositivos contam com ferramentas de controle de energia, garantindo maior eficiência no uso dos recursos.

O que é possível automatizar em um projeto?

A automação residencial traz várias possibilidades de aplicação nos projetos. Por isso, ela é bastante flexível e pode se adequar a diferentes perfis de clientes, sendo que é possível incluir mais ou menos elementos do tipo.

A seguir, conheça as principais possibilidades!

Iluminação

Mulher ligando a luz usando automação residencial.

A automação de iluminação é uma ótima solução para trazer conforto, segurança e economia para a família. No primeiro caso, o acendimento automático de luzes e a possibilidade de programar diferentes intensidades e cenários traz inovação para a decoração e o dia a dia.

Em relação à segurança, ela pode ser programada para acender em horários específicos, evitando a impressão de casa vazia em determinados momentos. Já os sensores podem trazer proteção ao iluminar ambientes. Por exemplo, a iluminação em rodapé em corredores pode ajudar na circulação pela casa durante a noite, evitando acidentes.

Por fim, a economia surge porque é possível evitar que as luzes fiquem acesas de maneira desnecessária. A programação pode ser feita de maneira a ser mais econômica, adotando também uma postura mais sustentável — afinal, o consumo de energia elétrica tem impactos no meio ambiente.

Sistema de ar condicionado

O sistema de ar condicionado e climatização do imóvel também pode ter automação. Em geral, ela é usada para monitorar temperaturas, programar para os equipamentos ligarem ou desligarem em horários específicos ou diante de certas temperaturas. Essa é uma ótima prática para garantir mais conforto térmico.

Cortina

As cortinas e persianas são importantes tanto para a decoração quanto para controlar a entrada de luz natural ou a privacidade dos espaços. Nesse sentido, eles podem ser automatizados para abrirem e fecharem em horários específicos e via controle remoto.

Outra possibilidade é integrá-los a outras funcionalidades do imóvel. Por exemplo, eles podem considerar informações recebidas dos sistemas de climatização e iluminação para definir quando abrir ou fechar. A medida também colabora com a eficiência energética.

Fechadura

Fechadurua aberta por automação residencial.

Você já ouviu falar de fechadura inteligente? Também conhecida como smart lock, elas surgiram como alternativa às chaves tradicionais. Na prática, elas evitam problemas como perdas ou cópias indevidas. Esse tipo de fechadura funciona com controle de acesso, registrando todas as atividades.

Já a programação para abertura e fechamento pode acontecer por proximidade, senhas ou comandos de voz. Ainda, é possível monitorar e bloquear o acesso em horários específicos. Outra possibilidade relacionada à segurança é receber alertas quando a porta for aberta quando você estiver ausente.

Sensor de presença de portas e janelas

Outra possibilidade de trabalhar a automação residencial no projeto dos seus clientes é com a instalação de sensores de presença em portas e janelas. 

Aqui, a aplicação tem como foco a segurança, já que eles monitoram os movimentos do dia a dia e podem identificar comportamentos que fogem do padrão, prevenindo arrombamentos e furtos.

Câmera de segurança

Mulher checando câmeras de segurança residenciais no tablet, usanso automação residencial.

Já que o assunto é segurança, as tradicionais câmeras estão na lista de itens que podem compor o projeto de automação residencial. O diferencial em relação aos modelos comuns é o uso de ferramentas como sensores de movimento e a conexão com outros dispositivos da casa.

Assim, ela pode ser acionada diante de ações específicas, como ativação da fechadura automática e dos sensores de portas ou janelas. Tudo dependerá da programação desejada e das demais ferramentas de automação do projeto.

Home theater

Os home theaters fazem sucesso nos projetos de salas e outros ambientes com televisão. Aqui, é bastante comum que seja possível integrar a ferramenta de áudio com as soluções de vídeo, criando programações que ajudem a identificar o melhor sistema e configuração de som conforme a programação assistida.

Som

Outra possibilidade é instalar as caixas de som em diferentes áreas da casa, permitindo utilizar sons ambientes e ouvir músicas — mesmo sem a TV. Em geral, o sistema é instalado junto ao home theater, complementando a solução.

Sensor de vazamento de água

Os vazamentos de água podem causar uma série de problemas: consumo elevado, desperdício, infiltrações, danos à mobília e a própria estrutura do imóvel. O problema é que nem sempre eles são fáceis de identificar. Nesse sentido, vale contar com sensores específicos para perceber essas questões.

A automação desse processo permite que alarmes sejam disparados diante de anormalidades e, até mesmo, que o registro seja fechado automaticamente. Para tanto, você precisa mapear os pontos mais críticos, onde os sensores devem ser instalados.

Tomada

As tomadas inteligentes podem ser instaladas para comandar lâmpadas e diversos dispositivos voltados ao projeto de smart home. Ela permite acionar ou programar os diferentes itens conectados à distância, geralmente via um aplicativo no smartphone.

Irrigação de jardim

Irrigação automática por meio de automação residencial.

A irrigação correta do jardim é fundamental para manter o projeto de paisagismo sempre bonito. Para não desperdiçar água e garantir que todas as plantas sejam regadas corretamente, os sistemas de irrigação podem ser instalados e contar com ferramentas de automação para determinar os horários e o volume de água dispensados.

Vale destacar que as soluções citadas aqui, em grande parte, permitem a integração com assistentes virtuais, como a Alexa. Assim, é possível integrar todas as funcionalidades e garantir ainda mais benefícios no projeto de automação. Nesse caso, verifique com os clientes quais são as preferências deles.

O que considerar ao incluir a automação residencial em um projeto?

Por fim, ao considerar a inclusão da automação dos seus projetos, vale ter atenção a alguns pontos. Primeiro, saiba que ela pode se adequar a todos: existem vários dispositivos e possibilidades, ajudando a encaixar as soluções ideais para cada tipo de cliente.

Além disso, lembre-se de que a segurança é primordial, então veja como as soluções podem trazer mais proteção para o imóvel e escolher sempre produtos de qualidade. E se a ideia é proporcionar comodidade e conforto, não se esqueça do entretenimento, para que o cliente aproveite momentos ainda melhores com as suas soluções.

Como você viu, a automação residencial com o conceito de smart home é uma das principais tendências da área de construção civil. Portanto, é interessante conhecer melhor essas soluções para aprimorar cada vez mais os seus projetos, trazendo soluções inovadoras para os seus clientes.

Curtiu este conteúdo? Ajude mais pessoas a acessarem essas informações: compartilhe o post nas redes sociais!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.