PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
3d rendering modern interior controlled by smartphone app

Casas do futuro: descubra como elas serão

Casas do futuro contam com natureza integrada aos edifícios.

O contato com a natureza será fundamental nas casas do futuro. Ter residências próximas ao meio ambiente será mais valorizado, além de lugares como:

  • áreas preservadas;
  • locais arborizados;
  • parques dentro do condomínio;
  • outras formas de aproximação com o meio ambiente.

É uma medida com efeitos positivos em diferentes aspectos. A natureza tem uma influência boa em relação a recarregar as energias e minimizar o estresse da rotina das grandes cidades. Além disso, é uma forma de minimizar os efeitos da poluição e trazer a ideia de sustentabilidade para o projeto.

Aproveitamento de espaços temporários

As casas do futuro serão mais flexíveis em relação aos espaços internos. Isto é, os cômodos podem modificar suas funções, conforme as mudanças e interesses de cada momento. Para isso, é possível pensar em construções modulares ou espaços que possam ser transformados.

Entre os espaços temporários, as áreas de lazer se destacam. Um mesmo local externo, por exemplo, pode ser utilizado para prática de exercícios e descanso durante o dia a dia, mas virar uma área de festas em ocasiões especiais. Portanto, o projeto pode ganhar destaque ao proporcionar essa flexibilidade para os moradores.

Ambientes bem delimitados

Os cômodos tendem a ser mais privativos e delimitados. É como se entrássemos em várias residências ou ambientes de trabalho dentro da própria casa, cada um com vida própria nas casas do futuro.

Cada local pode ser pensado como um microambiente completo dentro do contexto maior, que é a residência. Alguns exemplos são:

  • locais de lazer;
  • quarto dos pets;
  • escritório para home office;

Espelho inteligente

Casas do futuro contam com espelho inteligente.

Em relação às tecnologias da casa do futuro, uma tendência para os próximos anos são os espelhos inteligentes, ou seja: que auxiliam as pessoas com os cuidados com a estética e saúde no dia a dia. Essa inovação usa a análise e cruzamento de dados para informar a pessoa sobre indicadores físicos.

Energia renovável

Outra inovação é usar mecanismos para geração de energia renovável nas residências. Equipamentos para transformar resíduos em energia e placas solares são duas alternativas que pode ser implementadas.

Holografia

A holografia é outra das tecnologias para casas do futuro. Essa ferramenta de realidade aumentada, em que objetos virtuais são sobrepostos ao mundo físico, tende a ser uma das interfaces disponíveis para ações como:

  • usar automação;
  • obter informações;
  • falar com assistentes virtuais;
  • consumir conteúdo multimídia.

Hiperautomação das casas do futuro

A tendência das casas do futuro é de total integração entre o ambiente físico e digital, por meio da Internet das Coisas. Gradualmente, mais elementos poderão ser controlados e automatizados, e a direção que os avanços tecnológicos tomam é de residências inteligentes.

Decoração sustentável

Decoração sustentável é uma das tendências para a casa do futuro.

Os móveis, materiais, eletrodomésticos e outros elementos serão sustentáveis, além de parte essencial na decoração das casas do futuro. Alguns dos diversos pontos a serem considerados nos projetos são:

Aliás, o meio ambiente pode ser pensado como uma estratégia para agregar valor aos moradores. Afinal, a relação dos produtos e serviços para com a sustentabilidade é um critério de consumo cada vez mais relevante nos hábitos das pessoas.

Serviços internos

Os condomínios também devem se modificar no sentido de oferecer produtos e serviços mais completos para os moradores. Supermercados, padarias, lanchonetes e locais de diversão são exemplos do que podem transformar o local em pequenas cidades.

Por isso, além da tecnologia, vale a pena considerar outros facilitadores que tragam conforto e comodidade aos moradores. Além disso, lembre-se de exercitar o empreendedorismo, identificando necessidades e desejos que não foram atendidos para inovar nos seus projetos.

Iluminação inteligente

Ambiente decorado com rodapé iluminado, que poderia estar em uma das casas do futuro.

A iluminação inteligente é uma grande tendência. Ela consiste em ter práticas que automatizam o controle das luzes na casa, colaborando também com o melhor uso dos efeitos decorativos desejados. Para isso, o projeto também deve pensar nos pontos de luz usados.

Rodapés invertidos, por exemplo, podem ter luzes para ajudar a guiar os moradores nos corredores ou em outros espaços à noite. Vinculado a alternativas de inteligência artificial, existem inúmeras possibilidades de programação.

Reguladores de temperatura

A manutenção de uma temperatura agradável é fundamental para o conforto. Por isso, as casas do futuro contarão com reguladores de temperatura vinculados a diferentes aparelhos de climatização, como ar-condicionado. Assim, fica mais fácil manter o clima adequado às suas preferências, conforme cada estação do ano ou necessidade específica.

Sensores

Os sensores são outra tendência nos projetos de casas dos futuros. Eles costumam ser usados para complementar a iluminação, acendendo automaticamente quando alguém entra no ambiente ou em horários específicos.

Porém, eles também podem ser instalados com outras finalidades. Por exemplo, em portas e janelas, os sensores emitem alertas enviados aos smartphones dos moradores, ajudando a identificar invasores.

Eletrodomésticos que limpam a casa “sozinhos”

Robô aspirador de pó em uma das casas do futuro, sendo controlado por um homem usando o celular.

Outra tendência que se alinha à busca por mais praticidade no dia a dia é o uso de eletrodomésticos que limpam a casa de modo automático. Um dos exemplos mais comuns são os aspiradores de pó robôs. Eles podem ser ligados em ambientes para fazer a limpeza do piso sem necessidade de maiores intervenções.

Em alternativas mais modernas, é possível mapear os cômodos e iniciar ou interromper limpezas a partir do smartphone. Também existem equipamentos que, além de aspirar, passam pano no chão. Ainda, máquinas de lavar e secar roupa, ou louça, também apresentam mais funções para automatizar as tarefas.

Eletrodomésticos com conexão

Em diversos pontos, você conferiu a tendência de automatização por meio de eletrônicos e eletrodomésticos. Para viabilizar a realização de diversas tarefas mesmo sem a presença dos moradores, a conexão com a internet ou via bluetooth se torna fundamental.

Assim, diversas soluções são adaptadas para funcionar com assistências de voz, como a Alexa. Inclusive, cada vez mais os equipamentos terão conexões com diferentes funcionalidades, como:

  • enviar avisos;
  • fazer pesquisas;
  • iniciar ou encerrar atividades.

Casas menores e integradas

Nos últimos anos, é possível notar que as construções passaram a ter espaços menores. Isso é reflexo do crescimento da população, exigindo otimizações nas construções para acomodar todas as pessoas.

Com isso, a tendência é a integração: salas integradas com cozinha e espaços gourmet, por exemplo, unindo diversos ambientes para aproveitar melhor as áreas. Nesse caso, a falta de espaço é compensada por uma decoração e móveis pensados para suprir todas as necessidades familiares. O resultado é mais praticidade no dia a dia.

Self market

Pessoa usando o self market, comprando sem precisar entrar em fila, como nas automações das casas do futuro.

Essa não é exatamente uma tendência para os imóveis, mas tende a impactar a rotina das pessoas. Os self markets são mercados estruturados para funcionar sem a necessidade de funcionários, em um modelo 24 horas automatizado. Nesse caso, modelos menores são desenvolvidos para funcionar em condomínios residenciais, trazendo mais praticidade aos moradores.

Móveis multifuncionais

Seguindo a ideia das casas menores e integradas, os móveis multifuncionais passaram a ser destaque. Eles são desenvolvidos para atender a mais de uma função ou se encaixar facilmente em diferentes ambientes. O foco é flexibilidade para otimizar mais o uso dos recursos e do espaço.

As casas do futuro são uma ótima fonte de inspiração para criar propostas de valor mais completas, com novos produtos, serviços e experiências agregadas aos projetos. Logo, pode ajudar arquitetos, engenheiros e construtores que buscam novas entregas para alavancar as receitas.

O que você achou das tendências apontadas? Para ter outros pontos de vista sobre o assunto, compartilhe o texto nas suas redes sociais e escute o que seus colegas enxergam como o futuro das construções!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.