PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
bioeconomia 1 1

Bioeconomia: qual a importância para construção civil?

Pote com moedas e uma muda de plantinha no topo simbolizando a bioeconomia

A população está cada vez mais consciente sobre a importância da sustentabilidade e, com isso, diversos setores da economia estão adaptando suas práticas. Nesse cenário, a bioeconomia ganha destaque, inclusive na construção civil.

Dessa maneira, as empresas do segmento precisam se aprofundar sobre o conceito, entendendo sua importância e benefícios. Também é necessário se adaptar, adotando práticas alinhadas à economia sustentável para se adequar às tendências e exercer um papel mais positivo na sociedade.

Se você ainda não está familiarizado com o tema, não se preocupe. Preparamos esse guia para explicar o que é bioeconomia e sua relevância na construção civil. Acompanhe!

O que é bioeconomia?

Mão segurando luz acessa representando a bioeconomia. Fundo verde com folhas em parede.

O termo bioeconomia se refere à economia ecológica. Ela se relaciona com diversos segmentos do mercado que utilizam recursos naturais e visa a adoção de práticas mais sustentáveis. Ela tem como finalidade possibilitar o desenvolvimento social e econômico de forma que preserve a natureza.

Assim, o conceito tem especial relevância quando observamos que o meio ambiente e seus recursos são finitos. Então o uso descontrolado de matérias primas e o excesso de resíduos gerados pelas atividades humanas podem trazer diversos prejuízos, como a extinção de espécies e escassez de recursos.

Para tanto, a bioeconomia tem um foco no uso de recursos de base biológica, que sejam recicláveis ou renováveis nas indústrias e no dia a dia das pessoas. Ao mesmo tempo, ela busca novas tecnologias focadas na qualidade de vida da sociedade, ao mesmo tempo em que preserva a natureza.

Quais são os objetivos da bioeconomia?

O principal objetivo da bioeconomia é promover um desenvolvimento sustentável e proteger as futuras gerações ao assegurar que elas tenham meios de produção de energia disponíveis. Na prática, ele é resultado de estudos de biofísica, que relacionam os recursos energéticos existentes e o consumo atual.

Conforme pesquisas na área, os recursos naturais muitas vezes são transformados em outros com o uso de altos níveis de energia. No entanto, esses processos reduzem o volume de recursos não renováveis disponíveis.

Portanto, o conceito de bioeconomia visa encontrar tecnologias que possam ser utilizadas sem reduzir os estoques de recursos naturais. Essa é uma forma de garantir que as próximas gerações terão não apenas um meio ambiente preservado, mas energia utilizável suficiente para suas necessidades.

Como ela se relaciona com a construção civil?

Conhecendo o conceito, é possível identificar sua relação com a construção civil. Afinal, o setor afeta a natureza de diferentes formas, como por exemplo:

  • ao lidar com as estruturas e mudanças no ambiente original;
  • ao utilizar recursos naturais nos processos construtivos;
  • ao gerar resíduos sólidos em obras.

Além disso, é necessário empregar fontes de energia em toda a construção, além de garantir o acesso às fontes de energia após as entregas das obras. Isso porque os diferentes empreendimentos serão utilizados pelas pessoas, que precisarão de soluções como iluminação ou tomadas.

Bioeconomia se relaciona com os aspectos da construção civil.

Nesse caso, as empresas de construção precisam ter atenção a três aspectos para aplicar a bioeconomia. O primeiro é o uso de materiais sustentáveis, considerando a possibilidade de reciclagem e reutilização, ou que sejam resultados desses processos de reúso.

O segundo se relaciona ao descarte correto de resíduos e a otimização dos projetos para evitar desperdícios, reduzindo o consumo de recursos naturais e o desperdício. Por fim, o terceiro se relaciona com a eficiência energética.

O uso de energias limpas e renováveis, além da aplicação de soluções do tipo no projeto para a utilização do empreendimento após a entrega, é importante para colaborar com a bioeconomia e a sustentabilidade. Ainda, contar com projetos que beneficiam a iluminação e a ventilação, focando no conforto ambiental, também é uma prática alinhada ao conceito.

Como ela beneficia o planeta e a construção civil?

Para entender mais sobre a importância da bioeconomia, vale a pena entender de que maneira ela consegue beneficiar o planeta e o setor da construção civil. A seguir, confira as principais vantagens!

Colabora com o desenvolvimento sustentável

O primeiro grande benefício da bioeconomia é o seu alinhamento com as diretrizes do desenvolvimento sustentável. O motivo é que ela não traz um olhar que visa reduzir o crescimento de indústrias ou desacelerar os processos. Na verdade, a ideia é apenas seguir um novo modelo, com maior consciência ambiental.

Combate o aquecimento global

As mudanças climáticas, também conhecidas apenas como aquecimento global, estão afetando todo o mundo, alterando temperaturas e ciclos em diversas localidades. Isso é resultado, em grande parte, da ação humana sobre o meio ambiente. Logo, ao adotar medidas ecológicas e de menor impacto ambiental, é possível prevenir ou, ao menos, desacelerar essas mudanças.

O combate ao aquecimento global se relaciona com a bioeconomia

Estimula o avanço tecnológico

A tecnologia pode ser uma grande aliada ao trazer soluções que permitam substituir e otimizar processos comuns, de modo que eles exijam menos uso de recursos naturais. Dessa forma, a necessidade de encontrar meios de se desenvolver preservando a natureza estimula ao avanço da tecnologia.

Inclusive, a biotecnologia é um dos resultados desse benefício. Ela visa a produção de matérias-primas biodegradáveis e que permitem fabricar produtos variados que são utilizados nas indústrias. Outra finalidade é encontrar formas de reduzir a poluição, limpando recursos naturais que já foram muito afetados pela ação humana.

Ajuda a consolidar uma economia de baixo carbono

Ao focar em medidas mais sustentáveis, a bioeconomia traz uma preocupação com a pegada de carbono. Lembre-se de que o uso de combustíveis fósseis colabora com a geração de toneladas de dióxido de carbono todos os anos, o que é bastante prejudicial ao meio ambiente.

Diante disso, ao promover o uso de recursos renováveis e biológicos, a bioeconomia ajuda a caminhar em direção a uma economia de baixo carbono. Ou seja, há um foco cada vez maior no cultivo de recursos naturais que possam ser utilizados para gerar energia, reduzindo a dependência de derivados de petróleo.

Diminui os riscos ambientais

Se há um foco maior na preservação da natureza e em soluções como a biotecnologia, a economia ecológica permite reduzir os riscos ambientais. A redução no uso de recursos naturais de maneira desenfreada também reduz a geração de resíduos (que colabora com a poluição).

Com menos poluição, por exemplo, a fauna e a flora ficam preservadas, evitando a extinção de espécies. As florestas e recursos naturais também são preservados, ao passo que as indústrias passam a focar em processos mais sustentáveis na produção. Isso ajuda a construir um futuro melhor, garantindo um meio ambiente saudável para as próximas gerações.

Quais são as tendências de bioeconomia no Brasil?

Agora que você já sabe mais sobre o conceito e seus benefícios, vale a pena entender como adaptar sua empresa. Basicamente, é preciso rever os processos para adotar medidas mais sustentáveis, visando a preservação da natureza. No entanto, para facilitar, vale a pena acompanhar as tendências da bioeconomia no Brasil. Conheça as principais!

Economia circular

Uma das grandes tendências de bioeconomia é a economia circular. O conceito tem grande relação com o uso mais eficiente dos recursos naturais, reduzindo a necessidade de utilizar materiais “virgens” ao priorizar a reutilização ou reciclagem dos materiais para produção de insumos.

Assim, após um item cumprir sua finalidade em um processo, ele passa por modificações para que possa ter uma nova aplicação. Daí o conceito “circular”: o recurso circula pela economia como uma matéria-prima secundária, enquanto também cria novos elos na cadeia produtiva.

Transformação de resíduos

A transformação de resíduos ambientais ajuda na bioeconomia.

Seguindo a ideia da economia circular, a transformação de resíduos é uma das grandes tendências do mercado. Mesmo aqueles que não podem passar pela reciclagem ou reúso, podem ser transformados em prol da sociedade.

Por exemplo, resíduos orgânicos podem ser utilizados como matéria-prima na geração de energia e bioprodutos. Logo, restos de matérias orgânicas de origem animal ou vegetal podem ser utilizados para produzir energia. Isso amplia as possibilidades em relação ao uso dos recursos de maneira mais positiva.

Descrição da imagem: Resíduos ambientais.

Uso de energia limpa e renovável

Outra prática que se destaca é a priorização de fontes de energia limpa e renovável. Ou seja, o foco não é apenas ter um funcionamento que seja eficiente energeticamente. Também é necessário ter atenção para que a energia seja gerada com o menor impacto ao meio ambiente.

Nesse cenário, alternativas como a energia solar, eólica, hídrica ou de biomassa passam a ter ainda mais espaço nos projetos. A ideia é deixar de depender de combustíveis fósseis, que são mais poluentes e tem uma quantidade limitada na natureza, para recorrer às opções mais sustentáveis.

Viu só? A bioeconomia pode até gerar dúvidas, mas já é comum se deparar com conceitos relacionados no dia a dia dos diversos segmentos da economia, especialmente a construção civil. Por isso, vale a pena pesquisar boas práticas para investir na economia ecológica e contar com parcerias que adotem processos mais sustentáveis.

Que tal garantir acesso a outros conteúdos incríveis? Assine nossa newsletter e receba as atualizações da Santa Luzia em seu e-mail!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.