PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Como escolher o tipo de rodapé mais adequado para seu projeto?

O rodapé se tornou um item de decoração que não pode ser dispensado. Veja como acertar na escolha do melhor tipo de rodapé para sua casa!

Os rodapés, há alguns anos, eram usados somente para contribuir na proteção e limpeza. Hoje, no entanto, as coisas são diferentes. Eles se transformaram em um elemento decorativo que otimiza a estética do ambiente. Os tipos de rodapés modernos apresentam funções como: proteção, decoração interna, ocultação de pontos elétricos, fiações e desníveis do piso, otimização de limpeza, e até iluminação residencial.

Por esse motivo, na hora de montar um projeto, é importante selecionar qual o modelo mais adequado. Você também pode comprar linha de rodapés para reformas. Não se trata mais de um elemento indiferenciado, mas de um item diversificado que contribui para melhorar o aspecto de sua casa. Continue lendo este artigo e veja como escolher o tipo de rodapé mais adequado para seu projeto!

Tipos de rodapé

Tecnicamente falando, o rodapé é uma barra colocada ao longo da parede, no ponto em que ele se encontra com o piso, de modo a evitar que a mobília e equipamentos causem danos ao estuque e para conferir acabamento aos cantos. Há diferentes tipos de rodapé: 

  • os lisos, que são os mais utilizados hoje em dia, leves, elegantes e podem ser feitos de qualquer material;
  • os frisados, que apresentam sulcos;
  • os que têm bordas arredondadas (menos acúmulo de sujeira) ou retas;
  • os mais decorados, que se harmonizam bem com espaços clássicos.

Tipo de rodapé conforme a estruturação

Para o encontro do piso com a parede, diferentes soluções podem ser adotadas. Dessas, temos os seguintes tipos de rodapé: 

Rodapé embutido

Os rodapés embutidos ficam rentes às paredes, servindo, de forma natural, como uma sequência aos revestimentos. Como não têm nenhum sobressalto, sua instalação é feita junto ao revestimento.

rodapé embutido branco aplicado em uma parede com uma cadeira encostada.
Rodapé embutido

Apesar de não ser muito usado, ele confere uma elegância especial à estrutura. Pode ser discreto ou chamativo, conforme o revestimento selecionado no momento de aplicar.]

Rodapé sobreposto

Esse tipo de rodapé é o mais clássico, sendo muito utilizado em residências como elemento decorativo. 

É o mais comum e combina com qualquer modelo de revestimento, inclusive com o ecológico. Alguns dos materiais usados nesse tipo de rodapé podem receber pintura e ser personalizados para harmonizar com o ambiente.

Rodapé flutuante ou invertido

Como o nome diz, ele fica invertido, ou seja, para dentro da parede. É um tipo de rodapé mais incomum, contudo é um modelo ousado e moderno. Ele se ajusta com decorações descritas como clean, minimalistas, industrial e colorida, entre outras.

Devido ao espaço entre a parede e o chão, é possível até iluminá-lo. Nesse caso, a decoração interna é muito beneficiada.

Tipo de rodapé conforme o material

Há ainda a classificação do tipo de rodapé conforme o material:

Madeira

Desde o Brasil Colônia, a madeira é utilizada, mas acabou por ficar obsoleta. Como sua instalação é mais difícil, ela começou a ser substituída por materiais diferentes.

rodapé de madeira aplicado em uma sala de estar decorada em tons de branco.

Gesso

O gesso também não é muito usual. Por ser vulnerável e não suportar água, com o tempo, sua utilização fica limitada ao teto.

Poliestireno

Já o rodapé de poliestireno é um material inovador muito utilizado atualmente. Além de estar disponível em diversos formatos, ele proporciona uma construção sustentável e alguns modelos oferecem a possibilidade de serem pintados. Outras vantagens são a sua fácil instalação (é possível aplicá-lo com super adesivo) e a sua disponibilidade para a passagem de fios.

Outros tipos de rodapé

Além desses, existem rodapés de: 

  • porcelanato ou cerâmica;
  • perfil de alumínio (para rodapés flutuantes);
  • MDF (simula madeira e tem durabilidade menor);
  • granito/mármore (durabilidade elevada, mas com custo elevado e com instalação trabalhosa);
  • PVC (é resistente à umidade e permite fios, mas não tem uma boa estética).

Os principais critérios de escolha

Para escolher o tipo de rodapé mais apropriado, você precisa analisar alguns fatores, como:

Resistência e durabilidade

Em ambientes molhados (banheiros, áreas de serviço, cozinhas) cujas paredes não tenham revestimentos de porcelanato ou cerâmica, o material do rodapé deve ter resistência à água.

Nos lugares em que as pessoas circulam muito, também é importante contar com rodapés que sejam resistentes e duráveis.

Tamanho e altura

Ambientes grandes e com pé direito alto combinam melhor com rodapés altos, ou seja, de 15 cm para cima. Também são recomendados os que têm cores mais destacadas. Caso a decoração seja muito colorida, cheia de objetos e móveis, é preferível um rodapé mais discreto.

Em espaços pequenos ou baixos, os rodapés devem ter entre 7 a 10 cm, imitando as cores das paredes ou do piso.

Combinação com mobília e piso

O rodapé não precisa ser obrigatoriamente igual ao piso ou à mobília. O mais importante é que ele se harmonize com o conjunto, no estilo e na cor. Geralmente, para ornarem com o ambiente, devem ter a mesma largura ou serem maior que a guarnição. 

Pisos muito desenhados pedem rodapés mais discretos. Cores neutras e brancas são escolhas coerentes.

Cor do rodapé

rodapé aplicado em decoração clássica.

Para realçar o rodapé, recomenda-se a utilização de uma cor diferente da parede e do piso, mas que faça parte do ambiente. A cor branca costuma combinar com tudo e, por isso, sempre é uma boa opção. É fácil entender isso, já que o branco reúne em si todas as cores. Os rodapés que têm cores mais claras realçam paredes com tons e cores mais escuras.

Agora, com todas essas dicas, você pode escolher o tipo de rodapé que mais combina com as necessidades dos cômodos da sua casa. A Santa Luzia oferece opções sustentáveis de poliestireno, em diferentes cores, ajustáveis a qualquer piso e revestimento.


Quer saber mais sobre nossos vários modelos de rodapé? Ainda tem dúvidas de como fazer uma boa escolha? Entre em contato com um de nossos consultores.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

FlaviaBurin 100524 045

Santa Luzia na Casa Cor: Design sustentável que transforma ambientes

Florianopolis tem a praia mais poluida do Brasil

Florianópolis tem a praia mais poluída do Brasil

Muxarabi

Muxarabi: Como aplicá-lo em diferentes ambientes

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Industria e Comercio de Molduras Santa Luzia, CNPJ: 75.821.546/0001-02 - Todos os Direitos Reservados
catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.