PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Bauhaus na decoração de hotéis: descubra como trazer modernidade aos seus ambientes

Boiserie Santa Luzia.

Uma escola de arte que revolucionou o mundo, o Bauhaus surgiu na Alemanha em meio à reconstrução da Europa devido à 1ª Guerra Mundial. Visando reformular ideias, mudar conceitos e trazer praticidade, o movimento surgido influenciou todo o mundo e continua tendo sua importância até hoje.

Por isso, é uma das opções mais escolhidas quando o assunto é tornar os ambientes mais bonitos e funcionais. Inclusive, a decoração Bauhaus pode ser utilizada no projeto do seu hotel para estabelecer um estilo de decoração moderno. Como fazer isso? Explicaremos neste post. Confira!

O que é a decoração Bauhaus?

Mais do que um estilo de decoração, o Bauhaus é um movimento que revolucionou o design. Criado pela alemã Staatliches Bauhaus — palavra que pode ser traduzida como Casa Estatal da Construção —, esse instituto de artes plásticas, design e arquitetura surgiu em 1919, logo após a crise gerada pela 1ª Guerra Mundial.

Foi nesse cenário de reconstrução que o design Bauhaus apareceu. A ideia surgiu a partir de um questionamento simples: “o que queremos agora?”. Afinal, se tudo precisava ser reformulado, as artes também precisavam.

Com isso, o objetivo era quebrar um paradigma, romper com o passado e mudar o mundo com base em uma expressão diferente. Isso fez com que essa se tornasse uma das escolas de arte mais relevantes e influentes de todo o século XX. 

Devido à sua abordagem de ensino e sua compreensão da relação entre arte, tecnologia e sociedade, esse estilo continua sendo adotado por profissionais da arquitetura e design de interiores.

Um dos fatores centrais da decoração Bauhaus é a união entre a estética e a funcionalidade na concepção de objetos e elementos utilizados no dia a dia.

Como trazer a modernidade do Bauhaus na decoração de hotéis?

Para um projeto de decoração de interiores comercial, é necessário considerar a praticidade e a funcionalidade. Esses fatores são fundamentais para os hotéis, que recebem um grande fluxo de pessoas.

Inclusive, esse é um dos motivos que fazem o design Bauhaus ser tão relevante no mundo. Então, que tal ver algumas dicas para colocar essa ideia em prática?

Invista em formas geométricas

Um dos principais destaques do Bauhaus são as formas geométricas. Elas trazem um ar moderno, além de garantirem personalidade e sofisticação. Apenas é preciso ter cuidado com o excesso, a fim de encontrar o equilíbrio. Por isso, se atente aos padrões de portas e janelas para garantir um ambiente harmônico.

Por outro lado, a estampa geométrica pode ser utilizada em qualquer lugar, como na recepção, nos quartos, e no restaurante do hotel. Quando aplicadas adequadamente, essas formas trazem ainda mais elegância e beleza para a decoração.

Utilize aço na decoração

No design Bauhaus, o aço foi incorporado como moldura e suporte de mesas, sofás, cadeiras e lâmpadas. O objetivo desse elemento foi facilitar a produção na época e ainda trazer um aspecto aerodinâmico aos móveis.

Por isso, você pode utilizar o aço em diferentes lugares. Por exemplo, nas mesas da recepção ou do restaurante, em luminárias, e molduras de quadros.

Opte por tonalidades básicas e discretas

Esse estilo de decoração prega o uso de cores mais leves e discretas. As tonalidades marcantes e fortes são evitadas. No entanto, elas podem ser inseridas, desde que utilizadas como ponto de cor. Assim, chamam a atenção e garantem que tudo fique em harmonia.Por isso, é fácil reproduzir esse aspecto da decoração Bauhaus. Vale a pena mencionar que Johannes Itten foi um respeitável teórico das tonalidades, e era membro da Escola Bauhaus. Para ele, este fator garante alta influência nos projetos. Assim, é preciso considerar a psicologia das cores na arquitetura e no design de interiores.

Bauhaus na decoração de hotéis: imagem mostra sala com porta azul, decorada com boiseries.

Priorize a simplicidade

Apesar de demonstrar grande personalidade, o design Bauhaus é simples e neutro. O foco deve ser a funcionalidade. Portanto, a leveza ganha destaque nesse estilo. Aqui, entram desde os móveis com linhas retas, até as cores discretas, que já destacamos.

Perceba que todos os itens dessa escola de arte confluem para a simplicidade, tornando o ambiente elegante e confortável para os hóspedes.

Escolha uma mobília funcional e prática

Além de simples, os móveis também devem prezar a praticidade e funcionalidade. Evite colocar peças que sejam desnecessárias, já que o ideal é deixar no ambiente somente o que for útil — o que, inclusive, se assemelha ao estilo de decoração contemporânea.

Além de tudo isso, móveis assim também oferece os seguintes benefícios: 

  • o ambiente fique mais equilibrado;
  • evita que fique entulhado de objetos;
  • previne a interrupção do fluxo de hóspedes e visitantes;
  • e facilita a limpeza, o que é necessário para garantir uma boa impressão.

Tenha atenção aos detalhes

Todos os objetos, móveis e decorações devem seguir o estilo Bauhaus. Porém, pouco adianta focar nesses elementos, se você deixar de lado o rodapé com guarnição, o rodameio, e a boiserie.

Por isso, vale a pena encontrar um fornecedor que ofereça diferentes opções alinhadas à decoração Bauhaus. Um rodapé, uma cantoneira, e um terminal de acabamentos fazem toda diferença no projeto de design do seu hotel. Assim, você terá esse estilo aplicado a todos os ambientes.

Portanto, existem várias formas de adotar o estilo Bauhaus na decoração do seu hotel. Ter atenção aos detalhes e utilizar os elementos certos garantem a máxima qualidade no projeto. Por isso, vale a pena investir nesse estilo para oferecer conforto e beleza para seus hóspedes.

Gostou de saber mais sobre esse estilo de decoração e quer conhecer um fornecedor que atende a essas exigências? Acesse o site da Indústria Santa Luzia e conheça as nossas coleções e produtos.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.