PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

6 formas criativas de usar boiserie de poliestireno na decoração

Boiserie de poliestireno aplicado em um quarto de dormir decorado no estilo clássico.

É bem provável que, por nome, você não saiba o que é um boiserie de poliestireno. Mas, temos certeza de que você já se deparou com ele em algum projeto de decoração de ambientes. 

Sua história como peça de decoração, começou em meados do século XVIII, na França, quando perceberam que, além de o material funcionar bem para proporcionar conforto térmico, ele podia também ser utilizado para decorar os espaços.

O boiserie de poliestireno é um tipo de moldura que proporciona ao ambiente o charme da decoração clássica, mas que não se limita apenas a esse estilo. E é isso que vamos mostrar no texto de hoje!

O que é o boiserie?

De forma resumida, o boiserie é um tipo de ornamento muito utilizado devido a sua versatilidade. Ele pode ser usado para adornar portas, paredes, quadros, e proporciona maior elegância à decoração dos ambientes em que são aplicados.

O seu nome sofisticado com sotaque francês (se pronuncia “boaserri”), entrega sua origem de uso, por volta do século XVIII, pela elite francesa. Além de ter sido um elemento decorativo, por ser feito em madeira naquela época, o boiserie também era usado como um isolante térmico.

O tempo passou e ainda é comum vermos esse ornamento em projetos de diferentes estilos e em diversos ambientes. Atualmente, o boiserie pode ser encontrado no mercado em vários materiais como madeira, cimento, gesso e o poliestireno.

Por que usar um boiserie de poliestireno?

Apesar de, hoje em dia, ser mais comum vermos boiserie de gesso, é possível encontrá-lo em materiais plásticos também.

Isso ocorre devido às soluções sustentáveis e, de modo geral, os boiseries de plásticos são mais leves, de fácil instalação e economicamente mais viáveis.

O poliestireno ou EPS, usado na fabricação de boiserie da Santa Luzia, é 100% ecológico e sustentável, pois são produzidos a partir da reciclagem do ISOPOR®. Além disso, esse material pode ser utilizado tanto em ambientes úmidos, como em ambientes quentes, apresentando assim, maior flexibilidade e versatilidade em seu uso.

Como posso usar boiserie de poliestireno na decoração?

Apesar de ser um item tradicionalmente associado às decorações clássicas e rebuscadas, é possível utilizar os boiseries em diferentes estilos de decoração. Basta usar a criatividade e harmonizá-lo aos ambientes.

Além disso, você pode encontrar essas molduras em diversos formatos, e levar mais sofisticação e elegância para os espaços.

Abaixo, confira 6 dicas práticas para você utilizar o boiserie na decoração. Confira! 

1. Defina seu estilo de decoração

Aplicação de boiserie de poliestireno em uma sala de jantar com decoração colorida.

Antes de começar a decorar um ambiente, é importante definir qual vai ser o estilo de decoração dominante, pois é importante que os móveis e ornamentos conversem entre si. 

Ou seja, apesar de o boiserie ser um elemento, tradicionalmente, da decoração clássica, é possível utilizá-lo em outros estilos.

Mas, para isso, é fundamental pensar na harmonia entre ele e o restante da decoração do ambiente.

Caso você escolha por uma decoração clássica, por exemplo, é possível usar o boiserie de poliestireno com móveis sofisticados e rebuscados. Mas, se a ideia for uma decoração contemporânea, combine as linhas simétricas do boiserie com móveis minimalistas, de linhas bem definidas e simples. 

Créditos da imagem: Escritório Pompeia — arquitetura: Marina Carvalho.

2. Crie um jogo de volumes

Utilizando sobreposições, contrastes de cores e jogos de luzes, é possível aprimorar a decoração dando um novo ar ao ambiente. Por exemplo, uma parede branca com um boiserie preto no entorno de um quadro ou um espelho, pode levar a sensação de profundidade e amplitude ao espaço.

Aplicação de boiserie de poliestireno em uma sala de estar decorada em tons de cinza.
Mostra Artetacto 2015 — aquitetura: Barbara Paiva foto e Renato Elkis.

O uso de espelhos emoldurados é uma ideia interessante para quem busca por elementos funcionais e que, ao mesmo tempo, quer ampliar um ambiente de modo elegante e arrojado.

3. Varie nos desenhos do seu boiserie de poliestireno

Além dos tradicionais modelos simétricos, retangulares e quadrados, é possível encontrar e aplicar boiseries de poliestireno em outros formatos.

Boiserie de poliestireno aplicado em um escritório com variação de desenhos.
Boiserie de poliestireno aplicado em um escritório.

Portanto, crie formas combinando diversos formatos. Usar um retângulo maior com um menor por dentro, por exemplo, é um bom jeito de utilizar esse ornamento clássico, criar estruturas modernas e deixar o ambiente mais charmoso.

4. Leve modernidade ao ambiente

Não só as matérias-primas de boiserie mudaram desde seus primeiros usos. Hoje em dia, é possível encontrá-los em diferentes estilos, cores e formatos.

O mais comum e seguro para ambientes modernos, é investir em peças com linhas retas, simples, minimalistas e em cores neutras. Porém, se a sua ideia for ousar na decoração, usar tons fortes e vibrantes nas molduras das paredes, pode ser uma ótima opção para harmonizar as cores do ambiente.

5. Decore variados ambientes

Boiserie de poliestireno aplicado em um quarto de dormir.

Os boiseries podem ser muito explorados, devido a sua versatilidade. Portanto, uma dica é usar cores e combinações que remetem a personalidade do cômodo e de quem fica no determinado ambiente. 

Por exemplo, para o quarto das crianças, é possível criar um ambiente colorido e alegre, pintando o boiserie com uma cor viva e exuberante. Já para uma sala, use o boiserie de poliestireno nas paredes para dar mais profundidade e eliminar o efeito chapado, que pode incomodar, visualmente, depois de um tempo. 

Uma boa dica para esse ambiente, principalmente se o seu estilo de decoração for contemporâneo ou industrial, é combinar boiseries com cores fortes ou texturas, como cimento queimado.

Para um escritório ou espaço de home office, é interessante usá-lo como um meio de organização, e criar um clima ideal para um ambiente que remete a concentração, sem deixar o estilo de lado. Para isso, utilize os boiseries para emoldurar quadros, nichos e espaços para lembretes.

Créditos da imagem: Boiserie de poliestireno aplicado em um quarto de domir.

6. Use o boiserie na decoração clássica

Quem gosta do estilo clássico, pode esbanjar do seu charme e utilizar o boiserie em toda a decoração.

Boiserie de poliestireno aplicado em um quarto de dormir com decoração clássica.
Boiserie de poliesterno no estilo clássico — decoração: Maria Raquel Damiani; arquitetura: Josiane Flores.

Você pode utilizar o adorno criando molduras em portas e paredes, usá-lo com bordas arredondadas e arabescos e, assim como em outros estilos, abusar das cores sem perder a harmonia do ambiente.

Viu como o boiserie de poliestireno pode ser bem mais versátil do que parece? E o melhor é a possibilidade de contribuir com o meio ambiente adquirindo-os, em materiais totalmente sustentáveis, na Santa Luzia!

Ficou interessado em nosso boiserie? Então, acesse nosso site. Temos um canal exclusivo para construtoras e para revendas comprarem diretamente da nossa fábrica. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA

TAMBÉM

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.