PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Destaque scalia blog default

Como reformar casa antiga para modernizar e valorizar o imóvel?

WEB 2018 03 13 160232 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira RevestirWEB 2018 03 13 160232 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

Sua residência precisa de uma reforma? Na profissão da Arquitetura, é bem provável que você já tenha se deparado com clientes que buscam esse objetivo. Apesar de ser apenas mais uma obra, esses imóveis exigem esforço maior devido ao seu estado ou estilo de acabamento. Por isso, é fundamental ter um planejamento bem elaborado. Afinal, é preciso atender às necessidades do cliente sem descaracterizar o tipo da residência.

Então, como aliar esses critérios? Neste post, traremos algumas dicas práticas, além das vantagens de fazer a reforma de casas antigas. Que tal saber mais e se preparar para essa empreitada?

As vantagens de reformar casa antiga

Ainda que exija um cuidado maior, existem benefícios ao reformar uma casa antiga. Afinal, elas têm um estilo diferenciado e especial. Por isso, em vez de disfarçar, vale a pena reforçar essas características, atualizando-as. Aliás, são essas particularidades que demonstram os benefícios de fazer um planejamento de reforma para uma casa antiga. Veja quais são elas.

Tem espaço

Os imóveis antigos são mais espaçosos, porque a demanda da época era muito diferente. Anos atrás, as famílias eram grandes. Ao mesmo tempo, as cidades eram pequenas — e os municípios enormes. Portanto, era normal ter mais espaço interno e externo.

Tem quintal e jardim

Por serem mais espaçosas, casas antigas têm quintal e jardim. Portanto, o seu projeto de reforma pode incluir itens a mais, como paisagismo e construção de uma área externa com churrasqueira, piscina e o que seu cliente desejar.

Oferece janelas grandes

As janelas grandes são uma característica dos imóveis antigos. Assim, eles são bem ventilados e iluminados. Apesar da menor privacidade, esse é um benefício para criar um projeto único, que aproveita ao máximo essa particularidade.

Conta com portas resistentes

As portas antigas também eram grandes. Porém, um destaque eram os materiais de fabricação que, geralmente, eram de madeira maciça. Além disso, elas costumam ter detalhes feitos à mão, garantindo alto valor estético.

Tem pé-direito alto

Hoje em dia, buscam-se imóveis com pé-direito alto. Em uma casa antiga, essa é uma característica comum. Ou seja, a estética é refinada e oferece conforto térmico devido à ventilação.

Oferece uma estrutura de qualidade

A qualidade estrutural de um imóvel antigo é muito maior do que a das construções atuais. Antigamente, não se economizava nos materiais e as paredes eram grossas para reforçar a estrutura. Como resultado, há um conforto acústico, porque os sons ficam mais isolados.

7 dicas de como reformar casa antiga

WEB 2018 03 13 160340 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira RevestirWEB 2018 03 13 160340 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

Agora que você entendeu os benefícios de reformar uma casa antiga, que tal ver algumas dicas para ter sucesso com essa empreitada? Confira, a seguir.

1. Pesquise referências

Comece buscando ideias. Essa é uma forma de ver se a modernização desejada terá o resultado esperado. Verifique imagens e informações sobre as mudanças a serem realizadas. A internet é uma fonte relevante, inclusive, as redes sociais podem ajudar. A partir disso, você consegue elaborar seu projeto e passar à aprovação do cliente.

2. Aproveite o estilo retrô e clássico da casa

Evite trocar tudo que tem no imóvel. Até móveis podem ser reaproveitados. Isso pode ser feito trocando algum detalhe, aplicando uma camada de tinta ou fazendo uma pequena reforma na peça. Lembre-se de que a decoração clássica nunca sai de moda. Assim, aproveite:

  • pé-direito alto;
  • espaço amplo;
  • janelas e portas grandes.

3. Troque os pisos

Os pisos de taco são bastante comuns em casas antigas. No entanto, eles causam acidentes, porque descolam com facilidade. Uma dica é trocá-los por outro mais atual, como o laminado e o vinílico — ambas as opções imitam madeira. Assim, o estilo é mantido.

Caso o cliente queira algo mais moderno, o cimento queimado é uma boa opção. Eles são diferenciados e podem ser usados em áreas externas. Nesse caso, é importante aplicar um acabamento antiderrapante.

WEB 2018 03 13 160442 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira RevestirWEB 2018 03 13 160442 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

4. Escolha uma paleta de cores moderna

As tonalidades usadas em imóveis antigos tendem a ser datados. O projeto de reforma desse tipo de casa deve contemplar uma cor mais moderna. Ainda assim, as características de cada cômodo devem ser respeitadas — por exemplo, uma cor forte não combina bem em um quarto, porque fica pouco confortável. No entanto, ela pode estar presente em detalhes da decoração. Outra possibilidade é aplicá-la na fachada, desde que o tom valorize o imóvel.

5. Tenha cuidado com a estrutura da casa

A reforma de casas antigas só deve passar pela estrutura se for inevitável. Caso contrário, evite alterações. Se essa for uma demanda do cliente, faça um projeto detalhado. Afinal, é preciso ter certeza de que a sustentação permanecerá boa. Ainda é importante revisar as partes elétrica e hidráulica. Se necessário, faça a troca de fiação e canos para evitar problemas adiante. Outra possibilidade é aplicar medidas que visam à sustentabilidade e o futuro do planeta.

6. Invista em itens modernos

Você pode criar um projeto que harmonize os itens clássicos com outros modernos. Tintas e revestimentos com bastante personalidade ajudam nesse propósito. Uma possibilidade é o revestimento colmeia, que já tem um toque retrô, mas contribui para um ar moderno. Ela combina bem com a cozinha, sendo possível ter eletrodomésticos em inox de modo a trazer elegância e luxo.

7. Decore as paredes

Por fim, aproveite o espaço das paredes para decorá-las. Existem várias possibilidades para garantir um charme extra. Dentre elas, estão:

  • boiserie: essa técnica visa inserir uma moldura na parede para decorá-la. Está bastante em alta, porque é clássico, mas traz muita elegância ao ambiente;
  • rodapés: podem ser renovados com a fabricação em poliestireno expandido (EPS). Além de se tornarem resistentes ao mofo e à umidade, deixam o ambiente mais bonito e apresentam fácil limpeza. Inclusive, é possível incluir o rodapé iluminado no projeto;
  • rodateto: as vantagens do rodateto consistem em dar um acabamento melhor na união da parede com o teto. Ele esconde imperfeições e cria uma espécie de moldura. Por isso, combina bem com o estilo clássico;
  • guarnições: são como molduras para portas e janelas. Garantem uma boa junção entre a peça e a parede. Podem ser fabricados em EPS e combinam bem com o estilo de decoração sustentável, mesmo em um imóvel antigo;
  • sócalos: servem para refinar o acabamento entre a guarnição e o rodapé. Por isso, tornam o ambiente mais bonito e trazem aquele ar clássico e moderno simultaneamente;
  • rosetas: são aplicadas nas quinas da parte de cima de passagens e portas. Ou seja, ficam no encontro de duas guarnições.

Todas essas opções estão disponíveis em EPS e ficam muito bem em diferentes projetos. Por isso, na hora de saber como reformar casa antiga, lembre-se desses detalhes. Eles fazem a diferença e vão deixar seu cliente ainda mais satisfeito.

Então, gostou deste texto? Aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para trazer essas ideias para outros arquitetos.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.