PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
reciclagem

Importância da reciclagem para as empresas e natureza

Você já parou para pensar nos impactos da reciclagem no dia a dia? Para ajudar, saiba que a cada minuto, uma caçamba de plástico é jogada no oceano, colaborando para o agravamento de um quadro já alarmante: estudos afirmam existir mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos mundo afora.

Porém, o que, em geral, entendemos como “lixo”, pode e deve ter um destino correto após o uso. Isso ajuda a poupar a natureza do desordenado descarte de materiais que poderiam ser reciclados.

Se você quer entender mais sobre a importância da reciclagem para empresas e natureza, continue a leitura deste conteúdo. Nele, esclarecemos os principais pontos sobre o tema. Confira!

A reciclagem no Brasil e no mundo

reciclagem

As embalagens de plásticos facilitam a vida de bilhões de pessoas pelo mundo por serem bastante versáteis. Entretanto, as taxas de reciclagem das embalagens não acompanharam a escalada de consumo desse produto.

Segundo a Fundação Ellen MacArthur, em seu estudo The New Plastics Economy (2016), apenas 14% são coletadas para reciclagem. Além disso, incineram-se 14%, o que não é o melhor dos caminhos. Dos 72% restantes, 40% param nos aterros.

O Brasil não está fora desse preocupante quadro. O país gera 160 mil toneladas por dia, com a possibilidade de reaproveitamento de 30% a 40%. No entanto, apenas 13% destes resíduos chegam às mãos dos recicladores.

Vale destacar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de 2010, estabeleceu as bases para uma economia circular no país. Mas a realidade é que a adoção das medidas acontece em ritmo lento. Em 2017, por exemplo, apenas 18% dos municípios brasileiros têm coleta seletiva de resíduos.

A iniciativa está nas mãos de empresas comprometidas com o meio-ambiente e atentas às novas possibilidades de negócios. Por esse motivo, vale a pena entender mais sobre o cenário e contar com parcerias que auxiliem na adoção das políticas de reciclagem e descarte correto de resíduos.

Vantagens da reciclagem

reciclagem

Para entender mais sobre a importância da reciclagem, veja, a seguir, quais são os principais benefícios que a medida proporciona.

Conservação dos recursos naturais

A primeira vantagem da reciclagem é que ela ajuda a conservar os recursos naturais, já que reduz a necessidade de obtenção de matéria-prima na natureza. Como os recursos são finitos e, muitas vezes, escassos, essa é uma medida relevante para a preservação ambiental.

Proteção dos ecossistemas e vida selvagem

Com a redução da exploração da natureza, os ecossistemas e toda a vida selvagem ficam mais protegidos, já que seu hábitat sofrerá menos efeitos das ações humanas. Ainda, a reciclagem reduz o volume de resíduos gerados, evitando danos ambientais e protegendo a fauna e flora.

Reduz as emissões de carbono na atmosfera

Outra consequência da preservação da natureza é a redução da emissão de carbono na atmosfera. Logo, uma vantagem da reciclagem é colaborar com a prevenção ao efeito estufa, responsável por gerar mudanças climáticas no planeta.

Desenvolve a consciência ambiental na população

Mais uma vantagem da reciclagem é que ela ajuda a desenvolver a consciência ambiental de todos. Afinal, ao ver empresas e outras pessoas engajadas nessa prática, é mais fácil desenvolver maior interesse pelo assunto e aderir às medidas de preservação ambiental.

Motivos para investir em reciclagem

reciclagem

Além das vantagens citadas, existem outros motivos para investir em reciclagem na sua empresa. Veja quais são eles!

Reduz custos

A reciclagem ajuda a reduzir custos tanto nos processos produtivos quanto nos recursos necessários para efetuar o descarte. Isso porque, ao reciclar os produtos, é possível contar com parcerias e suporte para a logística reversa, se for necessário.

Gera mais empregos

É preciso contar com pessoas preparadas para realizar todas as etapas de reciclagem. Com isso, as indústrias podem gerar mais oportunidades para os trabalhadores que atuam no setor.

Cria frentes de negócio

A reciclagem permite criar frentes de negócio ao explorar o potencial de reutilização dos itens. Dessa maneira, podem surgir mais oportunidades de rentabilizar a empresa e buscar lucros.

É um importante setor da economia

reciclagem

Com o crescimento da agenda ESG — sigla relacionada à governança ambiental, social e corporativa —, a reciclagem se tornou um setor bastante relevante na economia. Logo, empresas que atuam nos processos de transformação dos resíduos e que participam de etapas pré (como descarte correto) ou pós-reciclagem (uso de produtos reciclados) passam a ter destaque.

Ganho de competitividade

A adoção de boas práticas ambientais pode ser avaliada por potenciais clientes e parceiros. O motivo é que o crescimento da consciência ambiental faz com que consumidores, investidores e outros interessados passem a avaliar essas questões no momento de fazer compras ou investir recursos.

Impulsionamento do setor pela legislação

As leis brasileiras preveem incentivos fiscais e benefícios concedidos pela União para os projetos que incentivem a cadeia produtiva da reciclagem. Portanto, a atuação com esse foco amplia possibilidades de obter vantagens financeiras.

Sua qualidade é garantida

Os processos de reciclagem são feitos pensando na melhor utilização dos resíduos e produzindo itens de qualidade. Como resultado, não é preciso se preocupar com eventual queda no padrão de entrega aos clientes, por exemplo.

Visibilidade positiva na sociedade

Por fim, vale destacar que adotar a reciclagem na sua empresa ajudará a criar uma imagem mais positiva perante o mercado e toda a sociedade. Afinal, isso demonstrará a preocupação do negócio em garantir a maior preservação ambiental e alinhamento com a agenda ESG.

Santa Luzia de mãos dadas com a reciclagem

reciclagem

Diante da relevância do tema, em 2002, a Santa Luzia decidiu substituir 98% da matéria-prima madeira para apostar na reciclagem de resíduos de poliestireno expandido (EPS). Para tanto, a empresa desenvolveu uma rede de colaboração com mais de 130 cooperativas, garantindo mais de 2.300 empregos indiretos.

Como resultado, a Santa Luzia, de Braço do Norte (SC), tem capacidade para processar mais de 600 mil quilos de poliestireno por mês, transformando-os em mais de um milhão de metros de perfis decorativos como:

  • rodapés;
  • rodatetos;
  • rodameios;
  • guarnições.

O sucesso da iniciativa da Santa Luzia está no investimento em tecnologia para viabilizar o transporte do material comprimido. Isso porque o EPS é constituído por 98% de ar e, quando contido em formas volumosas e rígidas, o custo logístico é um obstáculo — o que poderia desestimular a reciclagem.

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Como resultado, até 2016, a empresa já tinha reciclado 30 mil toneladas de EPS — se a matéria-prima ainda fosse madeira, este valor corresponderia a mais de 100 mil árvores.

Mas só a iniciativa da indústria não basta. Uma ampla e global conscientização se faz necessária para eliminar obstáculos e favorecer toda a cadeia circular, como:

  • ampliação da coleta seletiva;
  • ações regulares de conscientização;
  • incentivo à compra de produtos reciclados;
  • incentivos fiscais para fabricação de produtos a partir da reciclagem.

Há uma grande oportunidade de criar negócios e, acima de tudo, preservar o meio ambiente. Portanto, vale a pena rever as práticas adotadas na sua empresa e, até mesmo, em casa, buscando auxiliar no processo de reciclagem de resíduos. Ainda, em 2020, o total reciclado já ultrapassava mil toneladas.

Agora que você sabe a importância da reciclagem, tanto para empresas quanto para a natureza, vale a pena adotar boas práticas sobre o assunto. Ainda, ao procurar parcerias, vale priorizar aquelas que aplicam a sustentabilidade no dia a dia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber ainda mais sobre o tema ao conhecer as práticas sustentáveis da Santa Luzia!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.