PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
PNRS

Política Nacional de Resíduos Sólidos: entenda o que é

Embora esteja próxima de completar seu 10º aniversário em vigor, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ainda é novidade para muita gente. Muitos podem ter ouvido falar, lido em um texto aqui e acolá, mas o que parece uma simples iniciativa na verdade é uma Lei, promulgada em 2010 sob o número de 12.305. Para conferir seu texto na íntegra, clique aqui. A Lei estabelece instrumentos e distribui responsabilidades no intuito de organizar o enfrentamento dos graves problemas gerados pelo descarte incorreto de resíduos, que impactam não só o meio-ambiente, mas toda a sociedade e a atividade econômica do país, já que somente setor de coleta e reciclagem desempenha um papel de inclusão social com uma quantidade considerável de empregos.

Um passo importante para começar a compreender a norma é diferenciar resíduos sólidos reaproveitáveis e rejeitos. A depender de características e da viabilidade tecnológica e econômica, alguns resíduos podem ser reaproveitados no pós-consumo, como as embalagens. Os rejeitos, por sua vez, são aqueles materiais que esgotaram “todas as possibilidades de tratamento e recuperação”, não havendo outra solução “que não a disposição final ambientalmente adequada”.  A partir destas e outras definições, a Lei estabelece as bases para que poder público, empresas e cidadãos, ou seja, os responsáveis pela geração de resíduos, possam atuar de forma compartilhada na(o):

  • Prevenção e redução na geração de resíduos;
  • Incentivo às práticas de consumo sustentável;
  • Aumento da reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos;

Destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

Às esferas do poder público caberia, entre outros pontos, colocar um ponto final nos lixões que assolam milhares de cidades brasileiras, a partir de planos para ampliar a oferta de coleta seletiva e distribuição de recursos. O Perfil dos Munícipios Brasileiros do IBGE, com dados coletados em 2017, mostra que quase metade (45,2%) não possui qualquer plano de resíduos sólidos, ou seja, não podem pleitear recursos da União. Isto reflete nos quase 3 mil lixões ou aterros inadequados ainda em atividade no país. Em tese, deveriam não passar de 2014, mas não custa lembrar: até 20 de janeiro deste ano, Brasília tinha em plena atividade o maior lixão da América Latina.

Outro importante ponto incentivado pelo governo são os acordos setoriais, que firmam a responsabilidade das empresas (fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes) com os produtos que geram ou comercializam, criando as condições para que, no pós-uso, os resíduos retornem para a própria origem (ação conhecida como logística reversa) e a partir disto, ganhem novas utilizações ou destino correto em caso não aproveitamento. A iniciativa privada pode, por exemplo, criar uma série de benefícios para os clientes que destinam os resíduos à origem, ou até mesmo ser beneficiada por reduzir os custos com matérias-primas virgens e recursos naturais.

A Santa Luzia seria um grande exemplo de iniciativas pautadas pelos princípios levantados pela PNRS. Seria não fosse pelo fato da empresa ter se antecipado à maior parte dos pontos da Lei referentes à iniciativa privada, adotando-os desde 2002 com o uso da reciclagem de Isopor® e outros resíduos plásticos para fabricar a maior parte de seus rodapés, guarnições, revestimentos e acessórios. O exercício futurista rendeu à empresa o reconhecimento internacional, a ponto de reunir atributos sustentáveis capazes inclusive de melhorar a pontuação em certificações LEED.

Embora distante das decisões tomadas na esfera pública e das empresas, o consumidor é um dos (se não o mais) importante elo da cadeia estabelecida pela PNRS, pois nenhuma política ou iniciativa será eficaz sem a contribuição do cidadão, que pode e deve separar seus resíduos recicláveis mesmo em cidades que não há coleta seletiva, onde a entrega dos materiais à cooperativas, catadores e pontos/locais de entrega voluntária são alternativas (LEVs e PEVs).  A conscientização é fundamental para que resíduos recicláveis não acabem no lixo comum. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos, organizado pela Associação Brasileira Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro gerou em 2017 cerca de 378 kg de resíduos. São quase 215 mil toneladas de resíduos gerados por dia, sendo que, no ano, 18% do volume lamentavelmente ainda teve como destino os lixões.

Em suma, o grande mote da PNRS é inserir o Brasil no contexto global de iniciativas de economia circular, a exemplo do que já ocorre com países desenvolvidos e grandes companhias, que discutem novas iniciativas em congressos, conferências e organizações como a Fundação Ellen MacArthur e sua rede CE100. Pelos números, percebe-se que há muito a avançar para que a Lei, de fato, vigore no país. Agora que você já sabe os principais pontos da PNRS, que tal saber como fazer a sua parte e contribuir para um futuro sustentável?

 

Caso ainda haja dúvidas sobre o tema, ficaremos honrados em ajudar a obter respostas do seu interesse.

Fone: 0300 145 13 00  / 48-3651 1300 ou pelo link  http://www.santaluziamolduras.com.br/contato

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte.  O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1300 ou pelo contato: Vanessa Villalta – Engenheira Ambiental e Sanitarista, Gerente Nacional de Matéria-Prima Reciclada – Indústria Santa Luzia
Contato: 12- 98159 0867 

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

ChatGPT Image 30 de abr. de 2025 16 07 11

O futuro da arquitetura é circular

C.H 36

Você já ouviu falar em WPC?

Banner Revestir 2025

Santa Luzia na Expo Revestir 2025

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

Nós acreditamos que limites são apenas pontos de partida.

Apesar de serem nomeados como rodapés, guarnições, revestimentos ou ripados, nossos produtos foram pensados para ir muito além do óbvio.

Eles se adaptam com facilidade a diferentes usos dentro de um projeto de interiores — seja compondo móveis, cabeceiras, sancas, painéis ou até criando efeitos arquitetônicos únicos.

Quem dita o uso é a criatividade de quem projeta.

Explore nosso portfólio e descubra novas formas de criar com Santa Luzia 💚

#arquitetura #santaluzia #decoração #design
Na cozinha do nosso estande na Revestir 2025, o destaque foi para o lambri, que trouxe aconchego, textura e sofisticação a um dos espaços mais importantes da casa.

Complementando a composição, criamos um boiserie personalizado, pintado na cor desejada — reforçando a versatilidade dos nossos produtos, que além de resistentes à umidade, podem ser adaptados ao estilo de cada projeto.

E para unir funcionalidade e elegância, aplicamos o VersaLED como rodapé, rodateto e acabamento para o revestimento Lambri. Esse produto proporciona uma iluminação indireta ao ambiente, realçando cada detalhe com sofisticação.

A Revestir 2025 foi cheia de inspiração — e agora queremos ouvir você: Qual ambiente da Santa Luzia foi o seu preferido? ⬇

#santaluzia #arquitetura #decoração #cortoucoloutapronto #Revestir2025
O painel Waves é a escolha perfeita para quem busca movimento, leveza e um toque contemporâneo na decoração ✨

Com curvas suaves e um efeito visual marcante, ele está disponível em 5 cores que se adaptam a diferentes estilos de projeto — do neutro ao ousado, sempre com acabamento impecável.

Seja em grandes áreas ou em detalhes pontuais, o Waves transforma paredes em protagonistas do ambiente, com a sofisticação que só um bom painel proporciona.

Acesse o nosso site e descubra todas as possibilidades de aplicação e escolha a cor que mais combina com seu projeto 💚

#santaluzia #arquitetura #decoração #cortoucoloutapronto
RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Industria e Comercio de Molduras Santa Luzia, CNPJ: 75.821.546/0001-02 - Todos os Direitos Reservados
catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.