PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
A Pegada de Carbono é o total de emissões de gases do efeito estufa

O que é Pegada de Carbono e como reduzir o CO2 na construção civil?

A construção civil tem grande participação na emissão global de gases do efeito estufa. É cada vez mais relevante que o setor esteja atento às questões ambientais, principalmente em relação à Pegada de Carbono.

Para evitar os problemas climáticos do futuro, diferentes personagens precisam cooperar. Além disso, a sustentabilidade começa a fazer muito sentido enquanto oportunidades de negócios, permitindo que os projetos tenham diferenciais e sejam mais valorizados pelos consumidores.

Neste conteúdo, abordamos o que é a Pegada de Carbono e quais são as medidas para reduzir as emissões na construção civil. Continue a leitura!

O que é Pegada de Carbono?

Pegada de Carbono é uma métrica para definir a emissão de gases do efeito estufa. Para isso, as diferentes substâncias são comparadas em relação ao impacto do CO2, criando uma medida uniforme para guiar pessoas e organizações.

Dentro da Pegada de Carbono, estão incluídos diversos gases com o papel de reguladores do clima. Contudo, em excesso, como é o caso em que vivenciamos hoje, podem desequilibrar a temperatura do planeta.

Dióxido de carbono (CO2)

O CO2 serve de referência para mensurar a Pegada de Carbono, sendo o principal responsável pelo aquecimento global. Está bastante ligada ao consumo de combustíveis fósseis em atividades industriais, transporte, construção etc.

Metano (CH4)

O metano é emitido em grandes volumes na agropecuária, principalmente na criação de gado e cultivo de arroz. Também é visto como fruto do processo de decomposição nos lixões, assim como do transporte e aproveitamento do gás natural.

Óxido nitroso (N2O)

O óxido nitroso é o gás mais prejudicial entre todos da lista, embora esteja atrás do CO2 devido às quantidades produzidas. Sua emissão acontece principalmente em atividades agrícolas e industriais.

Hidrofluorcarboneto (HFC)

Os hidrofluorcarbonetos são gases sintéticos criados a partir de carbono, flúor e hidrogênio. É uma substância bastante aplicada em ar condicionado e aparelhos de refrigeração, assim como aerossóis e solventes.

Perfluorcarbonos (PFC)

Junto com o HFC, o PFC foi um substituto encontrado aos clorofluorcarbonetos (CFC). Esses gases são usados em aerossóis, solventes e refrigeradores, entre outros produtos.

Hexafluoreto de enxofre (SF6)

O SF6 é um gás aplicado no processo de transmissão de energia elétrica. Seu papel é ser um isolante e resfriar os transformadores de alta potência.

Acordo de Paris

Considerando a urgência da questão, por intermédio da ONU, 195 países assinaram o Acordo de Paris em 2015. A meta é conter a emissão desses gases para que o aumento médio da temperatura global fique abaixo do 2º C até o final do século.

Na época, o Brasil firmou o compromisso de reduzir em 37% as emissões até 2025 e 47% até 2030, considerando os números de 2005. Mas recentemente, a meta para 2030 foi atualizada para redução de 50%, na COP26. Ademais, o país se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal até 2028 e reflorestar 18 milhões de hectares de terra, entre outras ações.

As medidas governamentais são importantes, mas também a cooperação dos personagens da nossa economia. Nesse contexto, a construção civil é um dos setores com margem para inovação e melhorias no quesito sustentabilidade.

Como funciona o cálculo da Pegada de Carbono?

A Pegada de Carbono é calculada pela proporção do impacto dos diversos gases em relação ao carbono. Por exemplo, a unidade de N20 equivale a 310 vezes a de CO2, enquanto CH4 fica em 21 vezes. Após fazer essa equivalência, podem ser utilizados dois métodos: top down e bottom up.

Top down

O método “top down” (cima para baixo) considera o total de emissões do indivíduo, país, organização, segmento etc. Depois, divide esse volume pelas atividades, chegando-se ao impacto delas.

Bottom up

Por sua vez, o método bottom up (de baixo para cima) mensura a soma de cada atividade medida individualmente. É a metodologia que apresenta um resultado mais preciso.

Essas medições são importantes para participação no mercado de carbono. Por meio dos créditos de carbono, as organizações que minimizam as emissões ganham uma moeda de troca, a ser adquirida por aquelas que impactam o meio ambiente em maior grau com suas atividades.

Qual é a importância da Pegada de Carbono na construção civil?

A redução de carbono é um tema ligado à responsabilidade social corporativa. Trata-se de entender o impacto da atividade na sociedade, buscando formas de eliminar, minimizar ou compensar os efeitos colaterais da exploração econômica.

Contribuir para as próximas gerações

A sustentabilidade é um conceito que diz respeito a consumir hoje, de modo a permitir a continuidade no futuro. Então, a primeira justificativa para adotar práticas sustentáveis é permitir que as próximas gerações tenham um planeta viável, usando os recursos de maneira equilibrada.

Melhorar a imagem de marca

O consumidor responsável está cada vez mais presente no mercado, especialmente nas gerações mais novas, como os nascidos depois dos anos 2000. Por isso, a maneira como uma organização age em relação à sustentabilidade pode gerar atributos de marca relevantes.

Criar empreendimentos sustentáveis

Ter empreendimentos sustentáveis na construção civil é uma vantagem competitiva, mas especificamente um diferencial. Demonstra uma qualidade superior para os consumidores, aumentando o valor percebido e quão dispostas as pessoas estão a investir.

Aproveitar novas oportunidades de negócios

Reduzir a Pegada de Carbono une dois mundos. É uma maneira de ser mais responsável, mas também um ótimo caminho para novas oportunidades de negócios.

Além disso, muitas práticas sustentáveis geram economias para os consumidores. Energia solar, reaproveitamento de água da chuva e iluminação natural são exemplos.

Como reduzir o carbono na construção civil?

Extração de matéria-prima, industrialização, uso de energia e combustíveis, manutenção da obra, resíduos gerados, há um amplo números de situações em que as atividades de construção podem ser poluentes. Por isso, é importante pensar em medidas para minimizar esse impacto. Veja algumas dicas!

Selecione materiais com baixo teor de carbono

Uma solução interessante é buscar materiais que tenham baixo teor de carbono. É o caso, por exemplo, do concreto ecológico, fibras vegetais e madeira (de reflorestamento). Além disso, você pode verificar o teor de carbono por meio de licenças e certificações dos materiais.

Prefira materiais reciclados

Os materiais reciclados também são uma ótima solução para minimizar a Pegada de Carbono. Além de reaproveitar e reutilizar resíduos, a compra incentiva que outros setores recolham materiais que seriam jogados no lixo.

Um excelente exemplo é o isopor. Embalagens, caixas térmicas, porta garrafas e diversos outros produtos geram o descarte do poliestireno expandido. A partir da reciclagem, esse material pode ser recolhido, transformado e empregado como substituto de produtos feitos de madeira. Aliás, com o isopor e outros materiais recicláveis, até 98% da matéria-prima (madeira) pode ser substituída na composição dos produtos, como rodapés e revestimentos ecológicos.

Escolha fornecedores que se preocupam com a questão

Boa parte da redução da Pegada de Carbono diz respeito à gestão de fornecedores. Afinal, são essas pessoas e organizações que vão produzir e distribuir os materiais empregados na construção civil.

Análise a ACV do fornecedor

Entre as análises mais importantes, está a avaliação do ciclo de vida dos materiais que vão ser adquiridos. Trata-se de um mapeamento que vai desde a obtenção dos materiais para produção até o descarte final, passando por sua utilização.

Adote métodos da economia circular

Também é importante investir em um consumo mais otimizado dos recursos. Nesse cenário, a economia circular é um conceito importante, pois tem como foco reduzir a necessidade de matéria-prima nova nas atividades.

Em vez de consumir os recursos da natureza, a opção é usar meios alternativos para obter os materiais. Reciclagem e reutilização, assim como investimento em soluções mais duráveis e uso de energias renováveis são medidas relacionadas ao tema.

Invista em energia renovável

A economia circular, em especial, as energias renováveis podem trazer diferenciais para os projetos. Um bom exemplo é o uso de energia fotovoltaica, que gera economias futuras com a conta de luz dos edifícios. Além disso, destacamos a qualidade dos materiais recicláveis, que frequentemente podem trazer atributos interessantes para o projeto, como resistência a pragas e a umidade.

Compense as emissões com crédito de carbono

Em muitos casos, pode ser difícil atingir os resultados desejados, devido às condições técnicas dos projetos e atividades. Por isso, entra em cena a opção por comprar créditos de carbono.

Como a Santa Luzia reduz a Pegada de Carbono em suas atividades?

A Santa Luzia tem a sustentabilidade como um dos seus princípios, o que é reconhecido nos principais selos e certificações da área. Nossos produtos são desenvolvidos a partir de boas práticas ambientais, inclusive, para ajudar os clientes a reduzirem a Pegada de Carbono em seus projetos de arquitetura e construção civil.

Um bom exemplo são os acabamentos feitos a partir da reciclagem do isopor. Com isso, recolhemos mais de  85 mil toneladas desse material, o equivalente a 83 bilhões de copos descartáveis ou 664 campos de futebol.

Em comparação com utilizar matéria-prima virgem, a reciclagem já poupou o planeta da emissão de 213 milhões de quilos de CO². E o número é atualizado em tempo real em nosso site. Logo, quando você estiver lendo este conteúdo, será ainda maior.

A construção civil é um setor com grande espaço para práticas mais sustentáveis, com o objetivo de reduzir a Pegada de Carbono. Ao adotar materiais sustentáveis nos seus projetos, você também pode contribuir para poupar o planeta de emissões de carbono, além de ter diferenciais junto aos consumidores.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar as tendências de sustentabilidade na construção civil, assine gratuitamente o newsletter da Santa Luzia e fique por dentro das novidades do setor!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.