PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Fotos Zak Noyle Reproducao

O aumento do lixo e de resíduos plásticos nos mares e oceanos

Era uma vez um pequeno país formado por milhares de ilhas, cercado de belezas singulares, praias paradisíacas, ondas perfeitas e… lixo, muito lixo. Infelizmente, este não é um texto de ficção. Na Indonésia, nação do mar dos sonhos dos surfistas, dificilmente dá para “pegar onda” sem se deparar com outro mar de resíduos.  A denúncia foi feita pelo fotógrafo Zak Noyle que, ao filmar o surfista indonésio Dede Surinaya em uma baía desabitada, registrou a água coberta por lixo. De acordo com a entrevista que Noyle concedeu à GrindTV, embora a baía estivesse a quilômetros de qualquer cidade, correntes marítimas trataram de trazer o lixo da ilha mais povoada do mundo, Java. “Foi uma loucura. Eu ficava vendo os pacotes de macarrão flutuando perto de mim”, relatou Noyle. “Foi muito desagradável estar lá, eu ficava pensando que iria ver alguma espécie de cadáver, com certeza.”

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/novembro/a-onda-perfeita…-em-um-mar-de-lixo#ixzz5HZiyBCkf

Formada por mais de 17 mil ilhas, a Indonésia sofre com uma precária infraestrutura de coleta de resíduos. Sem ter coleta regular, muitos indonésios descartam o lixo nas ruas ou em leitos de rios, que inevitavelmente são arrastados até o mar, ou então o incineram, gerando uma poluição invisível tão nociva quanto a marinha.  Segundo Anna Cummins, co-fundadora da 5 Gyres, uma organização sem fins lucrativos que navega o mundo pesquisando a poluição do plástico, o problema não é exatamente a falta de consciência da população. “Nós conhecemos muitas pessoas que gostariam de fazer a coisa certa, mas simplesmente não têm acesso a uma coleta/eliminação de resíduos básica”, declarou ao The Washington Post. “O cheiro de plástico queimado está sempre presente. A justaposição da incrível beleza natural com a frustrante poluição em Bali foi devastadora”.

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/novembro/a-onda-perfeita…-em-um-mar-de-lixo#ixzz5HZmng334

Um estudo publicado pela International Solid Waste Association (Iswa) emite um recado alarmante: os oceanos recebem, anualmente, 25 milhões de toneladas de lixo, 80% por conta da atividade humana. O levantamento, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), indica que o Brasil tem a infame colaboração de duas toneladas neste montante. A participação brasileira, porém, pode ser ainda maior, já que a pesquisa considera apenas o volume que não tem coleta regular, cerca de 10% do que o país produz em lixo anualmente. O material que chega aos lixões e aterros sanitários controlados é computado como coleta regular, mas dada a precariedade das instalações, uma quantia considerável do volume atinge cursos d’água.

Os resíduos plásticos, por certo, são os grandes vilões. Segundo a Universidade da Geórgia, até 2015, a humanidade já havia produzido 8.3 bilhões de toneladas de plástico. Muito em conta das embalagens, os plásticos se tornaram onipresentes no mundo pela praticidade e flexibilidade de uso. A facilidade de consumo é proporcional ao volume de descartes. Embora facilmente recicláveis, os plásticos continuam a predominar nos quase 3 mil lixões brasileiros ainda em atividade, 359 deles só na Bahia, que lidera o ranking de lixões em operação. É preciso transformar a relação da sociedade com este material.

Neste ponto, destaca-se a atuação da Plastivida, associação que promove palestras, exposições, eventos, educação nas escolas, entre outras ações, para discutir a necessidade de repensar a relação da sociedade com os plásticos.

A Santa Luzia é parceira da Plastivida, apoiando iniciativas como o recém-lançado livro educativo sobre o plástico no nosso dia-a-dia, reciclagem e coleta seletiva. A empresa tem atuado ativamente na conscientização sobre a poluição de mares e oceanos pelos plásticos, promovendo o Ação Praia Limpa durante a Oi Rio Pro 2018, etapa brasileira do mundial de surfe. Dentro desta proposta, também estamos patrocinando o surfista catarinense Willian Cardoso, que nos ajuda a transmitir pelo esporte o anseio por praias, mares e oceanos mais limpos.

Não se trata de eliminar o uso dos plásticos, que por certo, transformaram o nosso o dia-a-dia para sempre. Trata-se de quebrar a linearidade industrial vigente desde os tempos da Revolução Industrial por iniciativas circulares e de logística reversa, que ofereçam um caminho correto e viável para o reaproveitamento destes e de outros resíduos. Os tempos mudaram e nós precisamos acompanhar este novo curso da história.

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS e PU

Caso haja interesse em convidar a Santa Luzia para eventos que promovam a sustentabilidade e a Economia Circular de resíduos, contem com a gente! Também formamos parcerias com empresas geradoras de resíduos disponibilizando informações, treinamentos e suporte. O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1300 ou pelo contato: Vanessa Villalta – Engenheira Ambiental e sanitarista, Gerente Nacional de Matéria-Prima Reciclada – Indústria Santa Luzia
Contato: 12- 98159 0867

No vídeo abaixo, mostramos como a Santa Luzia gera impactos positivos na Economia Circular!

Seja um parceiro da Santa Luzia na reciclagem de EPS♻ ????????
O contato pode ser feito diretamente na fábrica através do telefone (48) 3651-1346 reciclaeps@industriasantaluzia.com.br

WhatsApp (48) 3651-1346

CIC – Central de Inteligência em Captação de MP – Resíduos

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.