PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

6 motivos para usar madeira pinus em projetos de reforma e construção

A madeira pinus tem beleza natural única, versatilidade para agregar em diferentes estilos de arquitetura, bom custo benefício e os benefícios não param por aí. Confira!

Aqui vai uma proposta para o seu projeto arquitetônico ou de decoração — saem os concretos, paredes pintadas e entra a madeira pinus para criar um visual único, moderno e aconchegante, tudo ao mesmo tempo.

Vale lembrar que essa madeira é um produto de reflorestamento, com rápido plantio e colheita, que atende a demanda e diminui o desmatamento de outras espécies da natureza. Assim, além de ganhar o selo de material sustentável, ela também pode ser comercializada com um bom custo.

Sua beleza natural e o fato de ser sustentável já são dois ótimos motivos para usá-las nos seus projetos arquitetônicos e reformas, não é mesmo? Mas, tem mais. E, por isso, montamos uma lista de motivos neste post que vai conquistar você. Confira!

1. Beleza natural da madeira pinus

Esqueça os produtos que imitam madeira. Com a pinus, é possível ter toda a beleza, textura e visual natural para um ambiente da casa. Seja no painel da sala ou no revestimento do escritório, ela vai dar leveza à decoração.

2. Versatilidade na aplicação

A madeira de pinus é versátil, pode ser utilizada para montar caixas, fazer painéis, revestir pilastras, criar bancos, fazer mobiliário, cachepôs e outros elementos da decoração que você desejar, basta usar toda sua criatividade e, claro, um bom profissional, para dar vida aos seus planos de decoração.

Ripas de pinus que preservam os nós da madeira, por exemplo, podem montar painéis iluminados com led ou cabeceiras estilosas. Sua aplicação é tão simples que pode ser feita com super adesivo e fitas dupla face especiais.

Aplicação de madeira pinus em um painel ripado com lâmpadas LED em uma sala de estar.
Spa Murion — Arquitetura: Lia Herrmann e Mateus Spricigo.

3. Manutenção e cuidados simples

Se a aplicação é simples, a manutenção e os cuidados também são muito práticos. Para a limpeza, apenas pano úmido ou uma mistura com sabão neutro é o essencial, ela não deve ser encharcada.

Para pisos e painéis, é recomendado fazer uma impermeabilização para deixar a madeira pinus mais resistente ao mofo, fungo e insetos como formigas, cupins, o que é um cuidado geral para esse tipo de material, não é mesmo?

Também é interessante evitar a exposição excessiva ao sol para prevenir rachaduras e empenamentos que aparecem pelo ressecamento da madeira pinus com o tempo e o calor frequente.

4. Combinação fácil

Esse tipo de madeira combina com projetos arquitetônicos modernos, românticos, boho, industriais, rústica, retrô, futurística e por aí vai. Ela pode ser o ponto central da harmonização, ou o contraponto que deixa o ambiente mais instigante.

Em uma decoração industrial, por exemplo, em meio ou cimento queimado e peças de metal cromado, um painel de madeira pinus vai quebrar a regularidade das referências, dando mais estilo e até leveza ao ambiente.

5. Madeira pinus ilumina o ambiente

Madeira pinus aplicado em uma sala de jantar com ripado afim de melhorar a iluminação do ambiente.

E, por falar em leveza, não podemos deixar de mencionar sua cor natural, que ajuda a iluminar o ambiente, e seu peso sendo menos pesado do que madeiras convencionais.

Essas duas características são importantes tanto para a hora da aplicação, quanto na interação dos moradores e visitantes com o ambiente. Uma porta revestida em madeira pinus ou bancos que compõem a bancada para lanches de um escritório precisam ser leves e fáceis de serem movidos, certo?

Além disso, para ambientes com pouca iluminação, ter revestimentos claros ajuda a propagar a luz, que é o efeito que a cor clara da madeira pinus proporciona.

6. Bonitas e econômicas

Por fim, temos que exaltar o conjunto da obra com a madeira pinus, ou seja, elas são resistentes, de uma beleza natural e mais econômicas que outras opções similares.

Além disso, saber que é possível adotar revestimentos sustentáveis como a madeira pinus em projetos arquitetônicos sem que isso onere o orçamento é muito valioso, não é mesmo?

Madeira pinus aplicada em ripado com uma bancada a lado e um vaso de plantas em cima.

É possível contribuir para o meio ambiente dentro de casa e, ao mesmo tempo, criar um espaço bonito e aconchegante, que deixa os moradores e visitantes mais alinhados com os propósitos reais e necessários.

São motivos de sobra para adotar a madeira pinus no seu projeto, não é mesmo? Então, agora é preciso escolher em quais ambientes e soluções elas serão aplicadas. Nós produzimos um conteúdo que traz ideias para a aplicação de ripas de madeira.

Acha que pode ser útil para você? Então, veja essas 5 ideias para usar ripas de madeira pinus e inspire-se.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.