PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Confira o que avaliar antes de comprar um batente de porta

Batente de porta em parede decorada amarela.

Se você tem um imóvel em reforma ou em processo de construção, é provável que esteja pensando na escolha correta dos materiais. O objetivo é sempre chegar ao melhor custo-benefício. Dessa forma, seu projeto ficará da forma como você deseja. No entanto, é preciso avaliar vários quesitos. Um deles é o batente de porta.

Esse item é essencial para o fechamento de vãos. Também conhecido como caixonete, marco ou aduela, o produto permite que a fase de acabamento da obra seja a melhor possível. Isso fará diferença no resultado do seu projeto.

Por isso, é importante sempre avaliar como escolher os batentes de portas mais adequados ao seu imóvel. Neste post, vamos trazer algumas dicas. Confira!

O que é o batente de porta?

O batente de porta é a estrutura instalada na alvenaria do vão. Ele pode ser ilustrado como uma moldura retangular em forma de “U” invertido. Por isso, contorna o espaço existente e funciona como um elo de conexão com a porta a ser colocada.

Devido a suas características, esse item é essencial para a segurança, vedação e o bom funcionamento das portas. Ele também ajuda a fixar a porta da madeira por meio de dobradiças ou pivôs.

Como usá-lo no seu projeto?

Batente de porta em sala de tv.

O batente da porta garante a vedação e um melhor acabamento entre a parede e a porta. Com isso, evita a entrada de água, insetos, poeira e partículas existentes no ambiente externo.

Por esse motivo, exige o cumprimento de alguns critérios técnicos para que sua funcionalidade seja assegurada. Entre eles estão:

  • espessura da parede;
  • altura e largura do vão;
  • peso da porta usada.

Além disso, os batentes podem conter o rebaixo. Ele consiste em uma lapidação aplicada nas partes laterais e superior da estrutura. Dessa forma, garante que a folha da porta se encaixe ao fechar.

Descrição da imagem: Sala de TV.

Batente de porta x guarnição: quais as diferenças?

Ao tentar identificar os batentes de forma visual, pode ser difícil confundi-lo com as guarnições da porta. No entanto, existem diferenças.

Patente de porta em sala de leitura e descanso.

O batente é o item em que a porta é fixada. Por isso, ele fica instalado na parte interna da parede, a fim de sustentar as portas de madeira. Dessa forma, é possível fazer a abertura e o fechamento de forma prática e segura.

Por sua vez, a guarnição funciona como um revestimento para escritório ou residência. Ou seja, torna o aspecto estético do conjunto mais agradável. Dessa forma, ela cobre o batente da porta para que o sistema de abertura tenha um bom acabamento.

Dicas para escolher o batente de porta

Existem vários fatores a observar antes de instalar esse elemento. É preciso ter atenção a diversos aspectos. Veja o que analisar.

Selecione um fornecedor confiável

O primeiro passo é garantir que o fabricante dos batentes das portas seja confiável. Avalie:

  • comentários de clientes;
  • qualidade do atendimento;
  • domínio técnico para entrega;
  • estrutura de fabricação;
  • origem da matéria-prima;
  • nível de sustentabilidade empregado. Assim, você garante que o batente utilize madeira de reflorestamento para evitar impactos ao meio ambiente e saber o que é ser um consumidor responsável.

Pense na estética em conformidade com o projeto

Apesar de ficar na parte interna da parede, o batente também é importante para a estética. Avalie a procedência da madeira para assegurar que a qualidade final do produto seja a melhor possível. Ainda avalie as possibilidades de personalização por parte do fornecedor.

Batente de porta também faz parte da decoração.

Nesse aspecto, confira o custo-benefício. Assim, você consegue os melhores produtos com o menor preço, além de ter um fornecedor que oferece uma boa experiência de compra, desde a qualidade do produto ao cumprimento dos prazos de instalação.

Outro fator relevante é a escolha com base no seu projeto. Verifique todas as especificações com o arquiteto ou engenheiro. Afinal, qualquer centímetro de diferença pode representar um impacto no orçamento e na estética final.

Analise as características técnicas do material e o tipo da porta

Verifique se a construção atende às especificações técnicas do projeto. Assim, evita que o batente e a guarnição da porta estejam em desacordo com as dimensões do vão, isto é, largura, altura e profundidade.

Nesse quesito, tenha alguns cuidados com a porta. Entre eles estão:

  • espessura mínima de 35 mm;
  • escolha de acordo com o tráfego de uso;
  • ferragens conforme a NBR 7178 e fechaduras condizentes com a NBR 14913;
  • espaçamento adequado entre a folha de madeira e a soleira. Se for uma porta resistente à umidade, é de 7 mm no piso com desnível.
Batente de porta principal em ambiente decorado.

Ainda é preciso atentar ao tipo de porta a ser utilizada. A norma apresenta as regras de acordo com perfis de desempenho. Assim, a localização de uso é considerada para assegurar a máxima durabilidade. Nesse cenário, as possibilidades são:

  • porta interna de madeira;
  • porta interna de madeira resistente à umidade;
  • porta de entrada de madeira;
  • porta de entrada de madeira resistente à umidade;
  • porta externa de madeira.

Portanto, aquelas que serão instaladas em áreas externas exigem mais resistência a impactos e a intempéries. As internas podem ter um material mais leve. Ainda assim, observe a qualidade do batente da porta e a espessura. Assim, os sons são abafados com mais facilidade e isso traz mais conforto acústico.

Por fim, aquelas instaladas em ambientes úmidos precisam de um acabamento resistente à umidade. É o caso das portas colocadas em lavanderias e banheiros.

Qualquer uma dessas especificações pode ser encontrada na Linha Engenharia da Santa Luzia. Assim, você encontra batente de porta, guarnições e rodapés para personalizar o seu projeto e garantir um bom acabamento de obra, além do cumprimento de todas as especificações técnicas.

Gostou e quer conhecer todas as opções? Acesse o site da Linha Engenharia e veja como os produtos sob encomenda podem deixar seu projeto ainda mais bonito e resistente.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.