PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Lugar com arquitetura high tech

Arquitetura high tech: o que é e como levar modernidade em seus projetos

Arquitetura High Tech é o estilo ideal para integrar a tecnologia aos ambientes, de um jeito harmônico e visualmente agradável. Sua estética e funcionalidade são cada vez mais desejadas por quem se identifica com inovação, e os profissionais da área devem estar atentos a essa tendência.

Entre as características, o high tech é marcado por soluções de inovação, cores neutras, acabamentos metálicos e iluminação diferenciada. Trata-se de uma estética bastante inspirada nos ambientes futuristas de filmes, desenhos e seriados.

Neste conteúdo, abordamos os conceitos e as boas práticas para criar os ambientes de alta tecnologia. Confira algumas dicas incríveis para os seus projetos!

O que é a Arquitetura High Tech?

Exemplo de arquitetura high tech

Arquitetura High Tech é um estilo de decoração com origem na década de 1970. Sua proposta é criar ambientes integrados com a tecnologia com um aspecto industrial e futurista. Por isso, aposta em um visual clean, superfícies lisas, tons metálicos, iluminação diferenciada, assim como em colocar a inovação na linha de frente de todos os espaços.

Uma característica é a aposta em construções complexas e estruturas robustas. Além disso, as construções com estilo high tech deixam materiais e itens tecnológicos à mostra. A ideia é expor, em vez de esconder, a inovação aplicada em todas as etapas, da construção, passando pela escolha dos móveis, até a decoração do ambiente.

Quando foi o surgimento do high tech design?

Lugar com arquitetura high tech

O momento histórico do aparecimento da Arquitetura High Tech é o Modernismo Tardio. Esse estilo foi uma continuidade do movimento que começou no começo do século XX, situando principalmente no período da pós-Segunda Guerra Mundial.

Esse Neomodernismo prega uma abordagem de explorar formas mais expressivas e experimentais. Assim, os arquitetos incorporam curvas, geometrias irregulares e novos materiais, que não eram comuns no Modernismo Tradicional, embora mantivessem outros aspectos do movimento.

A Arquitetura High Tech surgiu com a proposta de uso de tecnologias e sistemas construtivos avançados como protagonistas. Também é uma decoração que valoriza a funcionalidade e estética industrial. Por isso, não teme a exposição das estruturas internas, como vigas e pilares, para dar um aspecto de robustez aos edifícios.

O título de primeiro edifício dentro desse conceito foi o Centro Georges Pompidou, em Paris, que teve a construção iniciada em 1971. Nesse sentido, os responsáveis pelo projeto, Norman Foster, Renzo Piano e Richard Rogers, são considerados os pioneiros da Arquitetura High Tech.

Quais são as características dessa Arquitetura?

A proposta oferece bastante liberdade criativa, especialmente para incorporar soluções de tecnologia e inovação. Ainda assim, os responsáveis pelo projeto high tech precisam ficar atentos aos seus elementos básicos. Do contrário, podem descaracterizar o ambiente.

Sistema construtivo como protagonista

Lugar com arquitetura high tech

O estilo aposta em modelos de alta complexidade na construção, como formas geométricas irregulares, curvas, eliminação de colunas e redução das paredes divisórias. Tais elementos ficam expostos justamente para demonstrar a presença de inovação nos edifícios e ambientes internos.

Nos interiores, podemos também replicar essas formas em móveis, paredes e acabamentos. Um exemplo é o rodapé invertido. Esses acabamentos, embora sejam fáceis de instalar, oferecem um resultado inovador com o efeito de parede suspensa.

Visão sobre estruturas internas

O high tech design valoriza os elementos estruturais como parte da decoração. Por isso, é considerado um estilo com forte inspiração na decoração industrial, com vigas, pilares, dutos e outros elementos robustos em destaque.

Uso de componentes pré-fabricados

A decoração dos ambientes utiliza bastante de produtos pré-fabricados e estruturas modulares. Com isso, consegue-se uma padronização mais adequada e facilidades na instalação.

Mesmo quando não são específicos para a Arquitetura High Tech, encontramos diversos componentes pré-fabricados no mercado, por exemplo:

  • estruturas de aço;
  • painéis de parede;
  • fachadas;
  • cômodos modulares, como banheiros, quartos e cozinhas.

Na Arquitetura High Tech, esses componentes ajudam a transmitir a ideia de inovação na construção. Afinal, permitem a fuga das formas mais tradicionais de construir, adotando novos jeitos de construir.

Uso de tecnologias

Uso de tecnologia em arquitetura high tech

A inovação é uma das características do estilo high tech. As mais variadas tecnologias podem estar presentes nos ambientes:

  • automação residencial;
  • energia renovável;
  • sistemas de áudio e vídeo distribuídos;
  • internet das Coisas (IoT);
  • sistemas de segurança inteligentes.

Os próprios eletrodomésticos e eletrônicos de hoje contam com um design mais clean, que combina muito bem com os ambientes high tech. Também é possível encontrar aparelhos nas cores preta e aço inox para combinar com o restante do cenário.

Flexibilidade espacial

Outra característica é a criação de ambientes adaptáveis, que podem ser reconfigurados conforme as necessidades dos usuários. Geralmente, os espaços são amplos e com poucas divisórias, além de adotarem partes modulares, móveis multiuso e acabamentos de fácil remoção.

A flexibilidade espacial facilita outro aspecto da Arquitetura High Tech, que é o uso da tecnologia. Como a inovação é rápida e contínua, os ambientes podem receber mudanças ao longo do tempo para incorporar os novos elementos em harmonia.

Materiais industriais

Lugar com arquitetura high tech

O ambiente high tech utiliza materiais e cores similares ao estilo industrial em fachadas, revestimentos, acabamentos e mobiliário. Metal, vidro, alumínio e aço inox são muito presentes.

Ao pensar no esquema de cores, frequentemente os ambientes utilizam pinturas, acabamentos e revestimentos monocromáticos. Em seguida, esse pano de fundo servirá de contraste com as luzes e outras cores que serão usadas para destacar pontos específicos.

Sustentabilidade

Atualmente, a tecnologia de construção tem se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade. Os reflexos dessa tendência são sentidos no estilo high tech, que tenta sempre incorporar o que há de mais inovador no mercado.

Na área externa, por exemplo, as placas de energia fotovoltaica já são uma opção comum nos projetos. Além disso, podemos incluir acabamentos e revestimentos ambientalmente corretos, como perfis em poliestireno (isopor) e madeira de reflorestamento.

Como levar o estilo para decoração de imóveis

Arquitetura high tech

Para levar o estilo high tech para a decoração de imóveis, você pode seguir algumas dicas.

1. Use cores neutras

As paletas de cores neutras e sóbrias são ideais para o projeto, como branco, cinza, preto e bege. Afinal, combinam com a maioria dos eletrônicos tecnológicos, assim como funcionam como plano de fundo para a iluminação dos ambientes futuristas.

2. Invista em móveis minimalistas e modernos

Arquitetura high tech

Os estilos minimalista e moderno nos móveis oferecem as qualidades que o ambiente high tech necessita. Linhas retas, formas geométricas simples, design funcional e poucos ornamentos são as características dessas peças.

Uma segunda característica, que vale para móveis e eletrodomésticos, é a opção por produtos embutidos. Fornos, micro-ondas e armários são os itens mais utilizados com essa finalidade.

3. Aposte em materiais de metal, vidro e aço

O metal é um elemento bastante interessante para os ambientes futuristas. É como um estilo rústico às avessas. No rústico, usamos a madeira e o pouco acabamento para trazer um tom mais primitivo para os ambientes. No high tech design, apostamos no caminho inverso com metais e vidros bem acabados que apontam para a existência de um processo industrial altamente sofisticado.

4. Tenha espaços fluidos

Arquitetura high tech

A arquitetura high tech valoriza a flexibilidade e a integração dos ambientes. Além disso, os ambientes apresentam visual mais clean, inspirando-se bastante nos estilos modernos e minimalistas.

É importante evitar paredes divisórias e criar a sensação de continuidade nos espaços. Estantes vazadas e divisórias de vidro são boas opções para causar esse efeito.

5. Inspire-se no estilo industrial

O estilo industrial é uma das fontes de inspiração mais presentes na Arquitetura High Tech. Metal, concreto e vidro estão bastante presentes em ambos os estilos, inclusive, podendo estar presentes em móveis, divisórias e bancadas.

Você pode alcançar o resultado estético desejado, por exemplo, combinando o estilo industrial com a exposição da tecnologia no ambiente. Em alguns pontos, existe um contraste proposital entre os elementos mais brutos da indústria com a sofisticação das inovações.

6. Aposte na iluminação de LED e Neon

Arquitetura high tech

A atmosfera futurista é criada, na maioria, pela iluminação dos ambientes high techs. Neles, é muito comum aplicar azul, amarelo, roxo, vermelho e outros coloridos em pontos estratégicos.

Entre outras opções, os focos de iluminação colorida pode ser quadros, prateleiras, espelhos e nichos. Além disso, é muito comum aplicar a iluminação indireta, utilizando LEDs.

Nas linhas de produto Santa Luzia, por exemplo, os acabamentos e revestimentos da Coleção NEO são bastante utilizados para causar essa atmosfera futurista. O conjunto oferece rodapés metálicos em cores neutras com a possibilidade de instalação do kit de iluminação.

Esse kit é instalado com fita adesiva. Por isso, é bem fácil aplicar a luz indireta, assim como o uso do efeito de parede suspensa.

Também indicamos ripas e filetes metalizados da Coleção multilinha. Nessa coleção, você encontra inúmeras cores neutras e metalizadas para revestir paredes e criar painéis:

  • preto;
  • titânio;
  • cobre;
  • ouro;
  • oxi ouro.

Os perfis da Santa Luzia utilizam materiais sustentáveis, como o poliestireno (isopor). Com o tratamento adequado, a reciclagem do isopor cria produtos duráveis com flexibilidade para aplicar diferentes cores. Logo, você encontra ótimas opções para compor diferentes estilos de decoração.

Usar a Arquitetura High Tech é uma tendência em um mundo cada vez mais voltado para a tecnologia. Por isso, é importante ter materiais de alta qualidade para os seus projetos, que sejam sustentáveis e respeitem as características do estilo que você deseja aplicar nos ambientes.

Conheça a Coleção Neo Santa Luzia e descubra perfis incríveis para uma decoração futurista!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.