PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Novo Projeto

Arquitetura de igreja: como desenvolver um projeto desse tipo?

Entender as características da igreja é necessário para um bom projeto.

Ao pensar em projetos, é comum ter dúvidas sobre a arquitetura de igreja. Elas podem exigir ainda mais atenção do arquiteto para conseguir refletir a realidade da comunidade, suas histórias, expectativas e anseios — principalmente devido às particularidades de um projeto voltado à religião.

Ademais, além do design do exterior e a composição dos espaços, é preciso ter especial atenção à fase de acabamentos. Afinal, eles precisam se adequar ao restante do projeto, além de garantir maior durabilidade e fácil manutenção para que ele funcione a longo prazo.

Por esses motivos, trouxemos dicas sobre como desenvolver projetos de interiores das mais variadas igrejas. Confira!

Entenda os ambientes que podem ser trabalhados no design de interiores

Em um projeto de arquitetura de igreja, existem vários tipos de cômodo que podem ser trabalhados.

O ponto de partida é avaliar quais ambientes serão trabalhados no design de interiores. Isso dependerá das características de cada igreja, incluindo o seu tamanho e salas necessárias para a realização de todas as atividades. Em geral, as construções englobam os seguintes ambientes:

  • grande salão (nave);
  • sala de administração;
  • sala de catequese;
  • cozinha;
  • biblioteca;
  • capela;
  • banheiros.

Geralmente as paredes dos espaços podem ser decoradas com revestimentos, rodapés, rodatetos, cantoneiras, ripas e boiseries, criando padrões diferenciados, conforme o estilo da decoração. As imagens de santos também precisam compor determinados ambientes, sempre seguindo os padrões da igreja.

Logo, o responsável pelo projeto precisa saber como integrar todos os elementos em harmonia, seguindo também os preceitos da religião. Ainda, há a necessidade de considerar as particularidades de cada ambiente para escolher o melhor acabamento.

Um bom exemplo disso são os banheiros e cozinhas, visto que podem ter maior umidade e, por isso, exigem materiais mais resistentes a esse fator para evitar problemas.

Considere as características de cada igreja na criação do projeto

Uma boa iluminação e planejamento de espaço são elementos importantes no projeto de arquitetura de uma igreja.

Como visto, cada igreja tem a estrutura própria e necessidades específicas, que podem variar conforme a cidade, o bairro e as necessidades da comunidade. Porém, todo o projeto deve funcionar como uma unidade, então cada design deve ser pensado com cuidado, considerando as particularidades dos espaços.

Algumas igrejas buscam mais ornamentos e destaques em todos os detalhes. Outras buscam maior simplicidade, ainda que mantenha a sofisticação. Então é preciso saber dosar corretamente os itens utilizados nos acabamentos. Ainda, é preciso ter em mente que todos os itens da igreja devem compor o projeto.

Alguns salões em igrejas são de uso exclusivo do clero.

Por exemplo, algumas comunidades com paróquias podem ter um quarto para o padre. Nesse caso, ele também pode ser utilizado rodapés, rodatetos, guarnições, boiseries e outros acabamentos, dependendo do estilo de decoração escolhido. Além do mais, o espaço deve ser confortável e acolhedor, de maneira que proporcione o melhor descanso.

Escolha materiais adequados para a arquitetura de igreja

Os materiais usados no acabamento da igreja podem variar de acordo com as suas necessidades.

Em todos os casos, é preciso saber como escolher corretamente os materiais que serão utilizados no acabamento. Para tanto, você deve procurar fornecedores de qualidade, que garantam produtos de alta durabilidade e fácil aplicação.

Isso ajuda a evitar problemas na fase de acabamento da obra e garante que o projeto da igreja permanecerá preservado por mais tempo. Lembre-se de que esse é um ambiente com grande circulação de pessoas, então eventuais reformas — além de exigirem recursos que nem sempre estão disponíveis — podem atrapalhar o acolhimento dos fiéis.

Um projeto de arquitetura de igreja pode ser simples, e ao mesmo tempo belo, com os acabamentos apropriados.

Para isso, você pode contar com os produtos da Indústria Santa Luzia. Apresentamos soluções sustentáveis e de qualidade para aplicar em construções ou reformas de qualquer projeto, inclusive para igrejas católicas ou outras religiões. Assim, é possível garantir beleza, durabilidade, sofisticação e respeito ao meio ambiente nas obras.

Agora que você já sabe mais sobre a arquitetura de igrejas, é mais fácil pensar em como se planejar para uma obra do tipo. Em todos os casos, é essencial conhecer a comunidade, fazer uma entrevista completa com os padres e outros responsáveis pela igreja para garantir. Isso ajuda a garantir o maior alinhamento do design às necessidades e expectativas que eles têm com a construção.

Está em busca de produtos de alta qualidade para apresentar os melhores acabamentos em seus projetos? Acesse a página de produtos da Santa Luzia e conheça as nossas soluções!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.