PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
como escolher o acabamento de piso ideal para seu projeto 2

Como escolher o acabamento de piso ideal para seu projeto?

Vista dos pés de uma cadeira em uma sala com acabamento de piso decorado em tons claros.
Casa cor 2013, restaurante: Maria Aparecida C. Figueiredo.

Definir os revestimentos da obra é uma decisão difícil que deve ser tomada com antecedência. Afinal, não é tão simples realizar a troca caso o resultado não fique como esperado. 

São inúmeras as possibilidades disponíveis no mercado com textura, estilo, material e preços diferentes. Por esse motivo, analisar as opções com atenção e entender melhor as particularidades do acabamento de piso é uma forma de garantir a escolha certa.

Ao decidir qual piso será usado, você deve avaliar fatores como a qualidade, forma de instalação, modo de limpeza e orçamento. Assim, poderá escolher o mais adequado às suas necessidades. 

Na leitura do conteúdo da Santa Luzia de hoje, você conhecerá os principais tipos de acabamento de piso, além de conferir o que analisar no momento de escolher o melhor para sua obra. Continue a leitura!

Acabamento de piso: conheça os mais usados

Atualmente o mercado oferece uma grande variedade de acabamentos de piso, em que cada um deles pode ser mais ou menos indicado para sua obra. Assim, para optar pelo piso ideal, é preciso que ele corresponda às necessidades de uso, ambiente e exigências. A seguir, conheça os mais utilizados.

 

Cerâmico

O acabamento de piso cerâmico é um dos tipos de revestimento mais comuns no Brasil. Essa opção pode ser encontrada em versões para piso e também parede. 

A facilidade para limpeza e manutenção são as principais características desse revestimento. Além disso, apresenta grande versatilidade de uso, com versões que podem ser usadas em ambientes internos e externos.

Porcelanato

O revestimento em porcelanato é parecido com a cerâmica, contudo, seu processo produtivo é superior em tecnologia, resultando em um material mais resistente e homogêneo.

Dessa forma, o acabamento de piso em porcelanato pode ser usado em áreas residenciais e também comerciais com alto tráfego. 

Madeira e laminado

Esse é outro tipo de acabamento de piso muito procurado. O revestimento em madeira é usado tanto em sua forma natural quanto em materiais que imitam sua textura

Para os pisos, as madeiras mais escolhidas são Ipê, Cumaru, Garapa e Jatobá.

Piso Vinílico

O piso vinílico é um material sintético que tem preço atrativo. Desenvolvido com PVC, esse tipo de acabamento pode ser comercializado em placas, mantas ou réguas.

A aplicação do acabamento de piso vinílico é mais rápida e a principal vantagem desse revestimento é a facilidade de limpeza. No entanto, é indicado somente para uso em áreas secas, longe do contato com água.

Mármore

O mármore é um acabamento de piso frio, indicado para regiões mais quentes. Entretanto, pode ser utilizado em locais gelados como alternativa do sistema de aquecimento para piso.

Formado por calcita, um dos componentes do calcário, o mármore é um acabamento luxuoso que leva aspecto de limpeza e sofisticação para o ambiente.

Cimento Queimado

Outra opção de acabamento de piso é o cimento queimado. Com aparência inacabada, esse modelo é ideal para ambientes com estilo industrial

Desenvolvido à base de cimento, areia, água e finalizado com cimento em pó, esse estilo pode ser encontrado como opção de acabamento de piso em materiais que imitam o efeito rústico.

Ladrilho Hidráulico

Revestimento já antigo no mercado, o ladrilho hidráulico tem ganhado maior destaque na decoração nos últimos anos. Entre suas principais características estão os desenhos e ornamentos, o que torna o ambiente único. 

Esse tipo de acabamento de piso é usado geralmente em cozinhas, varandas e banheiros.

Como escolher corretamente o acabamento de piso?

Conhecendo os principais tipos de acabamentos de piso, é mais fácil escolher o ideal para sua obra. Contudo, ainda é necessário avaliar alguns fatores para que sua decisão seja a correta. 

Portanto, ao escolher o acabamento de piso, não se esqueça de:

  • analisar a temperatura do piso (fria ou quente);
  • checar sua porosidade e resistência;
  • escolher um material que não faça barulho;
  • avaliar a capacidade antiderrapante;
  • conhecer sobre a limpeza e manutenção;
  • entender como é feita a instalação;
  • avaliar o ambiente.

Leve sofisticação e proteção ao seu piso

Após conhecer os principais tipos de pisos, suas características e avaliar qual deles é o mais adequado para seu projeto tenha um acabamento correto com uso dos rodapés.

Além de levar mais charme e elegância aos ambientes, eles apresentam a função de: proteção, otimização de limpeza, ocultação de pontos elétricos e, até, iluminação residencial. Utilize os rodapés de poliestireno da Santa Luzia, pois, além de sustentáveis, eles são:

  • resistentes à água;
  • imunes à pragas e cupins;
  • fáceis de instalar;
  • duráveis.

Nesse artigo, você pôde conhecer os tipos de acabamento mais utilizados nos pisos. Não se esqueça de avaliar os fatores citados acima com muito cuidado, considerando as características técnicas de cada revestimento e também as necessidades do ambiente para o qual ele será destinado. 

Que tal continuar acompanhando conteúdos como esse? Assine nossa newsletter e receba as novidades diretamente em sua caixa de e-mail!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.