A decoração clássica surgiu na antiguidade em um momento em que a beleza e harmonia eram conhecidos como sinônimos de riqueza. Ao longo dos anos, esse estilo se reinventou para agregar tons modernos e contemporâneos, permitindo, assim, a sua permanência por tantas gerações.
O estilo de decoração clássico expõe sofisticação, elegância e beleza no ambiente. Sendo uma tendência aplicada até hoje e em diferentes espaços, sejam eles residenciais ou não, essa decoração é formada pela combinação de móveis com design rebuscado, tecidos em alta qualidade, tonalidades sóbrias e materiais que remetem à classe e requinte.
A seguir, você vai conhecer um pouco mais do estilo e saber como aplicá-lo aos ambientes. Confira!
Conceito da decoração clássica
Uma das principais características do estilo clássico na decoração é o uso de detalhes requintados, que tragam riqueza e sofisticação ao espaço.
O conceito da decoração clássica permite que ela nunca saia de moda e torna valores da antiguidade presentes em outros estilos que surgiram com o tempo, como o estilo Barroco e Rococó, em que a decoração clássica ganhou mais destaque e expressividade.
Atualmente, o clássico acompanha elementos contemporâneos, criando estilos contemporâneos e modernos, muito usados para quem busca mesclar esses diferentes mundos.
Principais aspectos da decoração clássica
Como já citado, a decoração clássica apresenta facilidade em agregar beleza, conforto e sofisticação em diferentes aspectos. A seguir, confira algumas soluções que podem ser utilizadas no momento de compor essa decoração nos ambientes da sua casa. Acompanhe!
Tonalidades claras
Cores como branco, bege e creme constituem a paleta de cores do estilo clássico. Com essas tonalidades suaves em grandes áreas, como em paredes, é possível obter visuais delicados a atemporais.
Uma forma de levar destaque e aconchego quebrando a mesmice das cores, é apostar em uma iluminação quente e cores chamativas em detalhes, como em louças, objetos e até mesmo nas plantas.
Bons revestimentos
Ainda se referindo às cores claras, o uso de um bom revestimento leva ao ambiente o aspecto da decoração clássica, como os rodapés e materiais em madeira. Além disso, a cerâmica e porcelanato podem simular a aparência de materiais nobres, auxiliando no custo-benefício da decoração.
Móveis grandes
Nesse estilo de decoração, a mobília era a grande protagonista. Dessa forma, o uso de móveis com design vintage é uma oportunidade para aproveitar peças antigas e valorizá-las.
Assim, prefira modelos grandes, com cantos arredondados e partes estofadas. Materiais entalhados com componentes curvos e puxadores ornamentados também são bem-vindos.
Tecidos diferentes
Outro aspecto que não pode faltar na decoração clássica é a textura que agrega elegância e conforto.
Para isso, utilize peças feitas em diferentes fibras, abusando de cortinas com bandô, toalhas bordadas, mantas e tapetes felpudos. Os tecidos auxiliam no preenchimento dos espaços e complementam a maciez dos estofados.
Diversos acessórios
Por fim, adicionar vários acessórios são formas de compor a decoração clássica no ambiente. Além de móveis e peças vintage, alguns artigos também levam a aparência de riqueza aos espaços, como lustres, castiçais, arandelas, espelhos arredondados, molduras ornamentadas, muranos, esculturas e boiseries.
Peças como essas podem ficar ainda mais atrativas com aparência desgastada, como se o efeito tivesse sido provocado pelo tempo. Capriche também em itens com acabamentos em tons de cobre, dourado e prata. Esses materiais podem ser usados como componentes para iluminação, dutos e fios elétricos.
Vale lembrar que a decoração clássica, assim como qualquer outra, deve estar em harmonia no ambiente, caso contrário, pode parecer pedante ou antiquada. Por esse motivo, tenha atenção especial em espaços pequenos, onde o estilo não se encaixa facilmente.
Legenda da imagem: quarto de casal decorado no estilo clássico.
E não esqueça de utilizar móveis e objetos decorativos para completar a composição, pois eles apresentam papel essencial na decoração, levando beleza e sofisticação.
Na leitura de hoje você conferiu como a decoração clássica se mantém atual. Além disso, pôde aprender sobre os principais aspectos que transformam os ambientes da sua casa, valorizam o cômodo e levam poder e riqueza ao espaço em que é aplicado. Agora, é só colocar as mãos na massa e aplicar o que você aprendeu!
Gostou deste conteúdo? Então, continue se atualizando a respeito das decorações. Confira também a importância da decoração sustentável!