Ter materiais e ferramentas que facilitem pequenas obras é a solução ideal para quem não deseja fazer grandes reformas, quebrar a estrutura que tem e esperar muito tempo para alcançar o resultado. E, hoje em dia, é possível fazer uma reforma de parede bem simples.
A Santa Luzia possui uma solução para transformar os ambientes de um jeito fácil e descomplicado. Você pode tornar um espaço muito mais bonito e agradável sem precisar de conhecimento técnico, nem de quebrar as paredes para extrair o rodapé antigo.
Conheça as soluções de acabamentos para reformas simples e alcance resultados incríveis sem as dores de cabeça de realizar uma obra!
O Rodapé de Sobrepor da Santa Luzia
Desenvolvido para tornar a reforma do ambiente mais agradável, o rodapé de sobrepor da Santa Luzia oferece uma aplicação prática e rápida do rodapé. Com ele, você não tem a necessidade de retirar o acabamento antigo, independentemente do material.
O grau de dificuldade é relativamente pequeno para realizar a instalação, que usa de técnicas simples de corte e instalação. A solução proporcionada por este acabamento é ideal para reformas rápidas de parede, que precisem economizar tempo e dinheiro. Afinal, evita o quebra-quebra da retirada do antigo rodapé.
Os acabamentos da coleção Moderna da Santa Luzia também se destacam pela sustentabilidade. E, ao evitar o quebra-quebra, você deixa de gerar entulhos e resíduos, que são uma dor de cabeça não somente para quem precisa de uma reforma simples, mas também para o meio ambiente.
Confira os benefícios do rodapé para uma reforma simples!
O rodapé é vendido em barras de 2,4 metros, com 110 mm de altura x 20 mm de espessura, e sua matéria-prima é poliestireno.
Muitas pessoas não sabem, mas o isopor ® pode ser reciclado e transformado em diversas soluções para o dia a dia. Entre elas, estão os acabamentos para reforma e construção, como rodapés que conservam a resistência e aspecto da madeira, mas conseguem ser leves, fáceis de instalar e duram mais.
Outra vantagem é que existem diferentes opções de cores. No caso do rodapé branco, você também consegue aplicar a pintura que desejar para adaptar a peça ao estilo do seu projeto.
Enfim, usar o rodapé de poliestireno trará inúmeros benefícios para a reforma simples de um ambiente. Ademais, o material tem propriedades que o diferenciam de outros produtos.
Exposições a ambientes litorâneos
Outra propriedade do acabamento é não sofrer os efeitos da maresia e poder ser instalado sem nenhum problema em ambientes internos nos litorais. Nessas regiões, o transporte de gotículas de água salgada pelo vento dificulta a escolha de materiais, e o rodapé Santa Luzia apresenta essa imunidade.
Resistência a produtos de limpeza
Os rodapés podem ser higienizados com detergente neutro sem perder as características originais. Um cuidado é, caso você faça a opção por pintar as peças, verificar se a tinta utilizada também traz essa propriedade ou se existe outro tipo de recomendação do fabricante.
Resistência a pragas
As pragas, com brocas e cupins, não se alimentam do material. Por isso, os cuidados são similares ao que acontece com o concreto, em que esses insetos podem fazer furos, mas não é comum ter problemas com eles.
Materiais necessários para instalação do Rodapé Reforma
Para instalação do Rodapé de Sobrepor, recomendamos o uso do Super Adesivo Santa Luzia, Fita Dupla Face Santa Luzia e o Calafetador Santa Luzia. Com esses materiais, o processo é bem simples.
Super Adesivo Santa Luzia
O Super Adesivo Santa Luzia tem excelente adesão em superfícies de vidro comum, alumínio, azulejo, cerâmica, fibra de vidro, MDF, Rodapés de poliestireno Santa Luzia e os Revestimentos de Santa Luzia. Recomendado para áreas internas. Após curado, também pode ser pintado.
Seu rendimento médio para o Rodapé Reforma é de uma bisnaga para três barras de 2,40 metros, totalizando 7,20 metros lineares de rodapés. No entanto, pode haver algum acréscimo caso haja imperfeição ou a linearidade da parede não esteja adequada ao ser instalado.
Fita Dupla Face Santa Luzia
A Fita Dupla Face Santa Luzia é ideal para ancoragem inicial nos produtos da Coleção Moderna em ambientes internos. Também pode ser utilizada para ancoragem inicial de:
- rodapés;
- rodatetos;
- espelhos;
- quadros;
- objetos de decoração;
- canaletas elétricas;
- indústrias em geral.
O único cuidado é fazer testes antes do uso para quaisquer produtos que não seja Santa Luzia!
O rendimento médio por barra do Rodapé Reforma é de 36 cm. O uso recomendando é para pedaços de 3 cm da fita a cada 40 cm no sentido longitudinal ‘comprimento’ da barra; serão seis pedaços de fita na parte superior e seis na parte inferior do rodapé.
Calafetador Santa Luzia
O Calafetador Santa Luzia será utilizado para o acabamento dos Rodapés, Rodameios, Rodatetos e Guarnições Santa Luzia, facilitando bastante a reforma dos ambientes. Também é um produto sugerido para a vedação em torno de esquadrias, janelas, outros rodapés, guarnições e acabamentos de móveis. E adere em madeira, MDF, compensado, concreto, gesso, drywall, pedra e alvenaria.
Assim como no caso anterior, fique atento apenas a realizar testes antes do uso para qualquer produto que não seja Santa Luzia.
O rendimento médio do Calafetador Santa Luzia é de até 50 metros lineares para uma fenda de até 2 mm. Este desempenho pode diminuir de acordo com a imperfeição da superfície.
Uma boa forma de fazer uma reforma simples é usar a massa premium, que também pode ser utilizada para fazer o acabamento entre as paredes e nas junções dos rodapés.
É um produto fácil de aplicar, e uma unidade deve ser suficiente para a maioria das aplicações. Logo, há dois materiais equivalentes, e você pode escolher aquele que terá o melhor custo-benefício, considerando os usos que fará do produto.
Como fazer a instalação do Rodapé de Sobrepor
Para instalação do rodapé, vamos precisar dos seguintes materiais e equipamentos:
- peças em quantidade suficiente para superfície para aplicação;
- equipamento de segurança;
- trena;
- serra de meia esquadria;
- Cola Super Instantânea.
De posse dos materiais, o primeiro passo é realizar os cortes dos rodapés nas dimensões que serão instaladas. Para isso, tome os seguintes cuidados:
Examine as emendas entre barras
O perfil é cortado em um ângulo de 45º, a meia esquadrilha. Além disso, pela característica do material, você deve fazer um corte único e rápido, diferentemente do que ocorre com a madeira.
Meça os cantos de paredes
Nos cortes para o canto, uma das barras deve estar invertida. Depois, faça o teste junto às paredes para verificar se o ângulo de 90º está fechado.
Acerte o acabamento de topo
No acabamento de topo, você deve fazer um corte de 45º com a barra na horizontal. O objetivo é extrair um pedaço pequeno de barra para ser encaixado na ponta do perfil. Por isso, o tamanho do corte deve corresponder a espessura da barra, fazendo esse “selamento”.
O procedimento é feito duas vezes, uma para cada lado da barra. Assim, você terá dois pedaços pequenos para serem encaixados na ponta e dar o acabamento do perfil. Por fim, basta colar as peças grandes e pequenas.
Verifique o canto de porta
O canto de porta também é produzido com o produto cortado em ângulo de 45º. Novamente, é preciso verificar se o encaixe está correto, fechando os espaços na junção dos perfis.
O ideal é deixar todos os cortes prontos e separar os materiais antes de instalar o rodapé. Depois disso, siga os seguintes passos para fazer a instalação.
Limpe a superfície
Para a boa aderência da cola, a reforma de parede deve começar com a limpeza da superfície. Além disso, seque com bastante atenção para não prejudicar a aderência das colas e fitas adesivas.
Conclua a reforma de parede
Ao final, com o calafetador ou a massa premium, você dará o acabamento, concluindo a reforma de maneira simples e prática.
Esse método é utilizado nos mais variados tipos de superfície, como paredes de alvenaria, drywall, gesso e azulejo. Isso possibilita a instalação apenas com a Fita Dupla Face Santa Luzia, sem a necessidade de fixação de buchas e pregos.
Para o processo ficar mais claro, confira um vídeo tutorial sobre a instalação dos perfis:
Além de facilitar a aplicação, os rodapés são sustentáveis, fabricados a partir da reciclagem de Isopor®, coletado a partir dos princípios de economia circular e logística reversa assumidos pela empresa.
Por conta das propriedades da matéria-prima EPS “poliestireno expandido” reciclável, as peças não mofam, são imunes às pragas, impermeáveis e saem finalizadas da fábrica, ou seja: não precisam ser pintadas. Por isso, são um jeito fácil e descomplicado para fazer a reforma de parede com alta qualidade.
Entre em contato com a nossa central de atendimento. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e oferecer ótimas condições para adquirir os materiais para sua reforma!