PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
shoulder shot engineer working with architectural plans cad software desktop computer designer using arhitecture blueprints buildings working overtime creating studying 1 1024x576 1

Como montar um portfólio de arquitetura que atraia mais clientes? Confira!

WEB 2018 03 13 190550 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

O portfólio de arquitetura se refere a um conjunto de trabalhos que já foram elaborados e executados pelo profissional ou construtora.

Dessa maneira, ele visa demonstrar aos clientes a qualidade dos seus serviços, colaborando com o processo de convencimento para fechar a contratação.

Esse é um material importante para apresentar trabalhos e diferenciais, podendo influenciar na decisão dos clientes. No entanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre o que deve compor essa apresentação ou como montá-la de modo a atrair o público.

Quer dicas de como executar essa tarefa? Confira este post e descubra como montar um portfólio de arquitetura para aumentar a sua carteira de clientes!

O que um portfólio de arquitetura deve conter?

WEB 2018 03 13 185726 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

O foco de um portfólio de arquitetura é mostrar o perfil do profissional. Ou seja, ele deve trazer informações suficientes para que os potenciais clientes conheçam as suas qualificações, experiências e projetos nos quais você já trabalhou.

Porém, é preciso ter cuidado na montagem, já que o portfólio fará parte dos primeiros contatos do cliente com os seus serviços. Inclusive, a depender de como você divulga o material, ele pode ser o responsável por causar a primeira impressão.

Isso porque é comum que o material seja disponibilizado na internet em:

  • redes sociais;
  • páginas de arquitetura;
  • site do escritório ou do profissional.

Portanto, ele exige atenção para conter informações relevantes. Ainda, não se esqueça de ter um design atrativo — afinal, isso também tem relação com a profissão.

Como montar um portfólio que atraia mais clientes?

WEB 2018 03 13 185349 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

Mesmo sabendo o que um portfólio de arquitetura deve conter, é normal ter dúvidas sobre como colocar isso em prática. A seguir, confira as principais dicas para montar um material atraente a seus clientes.

Use a criatividade

O ponto de partida é ter criatividade — e isso já deve fazer parte da rotina na arquitetura, certo? A ideia é simples: existem diversos profissionais que apresentam seus portfólios aos clientes, então você precisa se diferenciar.

Certamente os seus projetos têm um grande papel na hora de conquistar os clientes, mas um bom portfólio pode ajudar a cativá-los e ampliar o interesse deles em seus serviços. 

Para tanto, existe uma série de dicas que podem ajudar:

Busque inspirações

Mesmo que você tenha noções de design, montar um material desse tipo pode ser desafiador.

Então, faça pesquisas na internet para encontrar modelos de inspiração. O objetivo não é copiar, mas reunir ideias identificando itens e composições que se alinham ao seu perfil.

Pesquise sobre temas relacionados

Conhecer dicas de design gráfico, redação, fotografia e outros assuntos relacionados podem ajudar na montagem do portfólio. Portanto, separe um tempo para ir em busca dessas questões.

Brinque com as cores

Uma boa paleta de cores faz toda a diferença na decoração de um imóvel, não é? O mesmo vale para o seu portfólio. Por isso:

  • teste diferentes composições;
  • faça combinações diferenciadas;
  • crie um modelo único de apresentação do seu trabalho.

Seja minimalista

O portfólio precisa apresentar o seu perfil, projetos e qualificações ao cliente de maneira objetiva. Portanto, garanta que o foco do design e da estrutura estão nos pontos principais.

Muitas vezes, o excesso de elementos decorativos no material podem desviar a atenção do cliente, prejudicando o resultado.

Atente-se ao layout e pense na identidade visual

A próxima dica para montar o seu portfólio de arquitetura é investir em um bom layout e garantir que a sua identidade visual faça parte do material. Portanto, comece pensando na diagramação do arquivo, posicionando os textos e imagens de maneira correta, escolhendo cores que funcionem e destaquem os elementos desejados.

Aproveite para escolher fontes agradáveis e de fácil leitura. Em geral, a simplicidade pode dar destaque.

Considere a sua logo, as cores da sua marca e outros elementos que façam com que o seu portfólio seja facilmente ligado à identidade profissional.

Conte uma história

Outra dica interessante é contar a sua história no portfólio, em vez de se limitar a trazer apenas imagens e descrições dos projetos de arquitetura. É como se você fosse apresentar o seu currículo, mas de maneira mais humanizada, visando prender a atenção do leitor.

Pense em questões, como:

  • cursos;
  • faculdade;
  • especializações;
  • trajetória profissional;
  • escolha da profissão;
  • aprendizados na sua trajetória.

Porém, não se limite a trazer diversos dados em uma lista: estruture o texto com começo, meio e fim.

Além disso, é possível usar essa estratégia para falar sobre o seu escritório e a equipe que trabalha com você, se for o caso. Isso demonstra ao cliente que os projetos têm um time dedicado ao desenvolvimento, e essa característica pode aumentar a percepção de valor sobre o serviço.

Mostre suas habilidades e qualificações

Seguindo a dica anterior, não se esqueça de fazer com que o portfólio mostre as suas habilidades e qualificações. Nesse caso, novamente, a ideia não é mostrá-las como em um currículo: o objetivo é demonstrar ao cliente o que você pode fazer por ele.

Certamente, a sua formação e experiência são relevantes no processo. No entanto, não se esqueça de encontrar bons projetos que consigam demonstrar a sua capacidade ao cliente.

Portanto, vale pesquisar os trabalhos que você já desenvolveu, desde as plantas, imagens em 3D até as fotos após as entregas.

Não se esqueça de garantir que as imagens tenham uma boa resolução e proporcionem uma visão completa do projeto. Para isso, é essencial apresentar registros de diferentes ângulos e vistas. Assim, o potencial cliente conseguirá perceber em detalhes a qualidade das suas entregas.

Evite erros ortográficos

O portfólio terá textos, então invista em uma boa revisão para evitar erros ortográficos e gramaticais no arquivo. Isso porque eles podem trazer uma impressão de falta de cuidado e profissionalismo — e essas duas questões são capazes de afastar o potencial cliente.

Além disso, o portfólio de arquitetura dá mais destaque às imagens, que tendem a aparecer em grande volume. Com isso, o leitor costuma ter mais atenção durante a leitura, já que existem menos informações escritas. O resultado é que qualquer erro será mais facilmente percebido.

Escolha uma boa plataforma

A divulgação do portfólio pela internet é bastante comum. Por isso, você pode utilizar plataformas para montar o material e divulgá-lo facilmente enviando os links aos clientes ou inserindo o endereço em seu site, ou rede social.

Ainda, existem várias ferramentas que podem ser usadas, veja a lista com as principais:

  • Behance: site da Adobe voltado à criação portfólios;
  • Archinect: plataforma focada em conectar profissionais da área;
  • Pinterest: rede social que permite compartilhar imagens dos seus projetos;
  • Carbonmade: portfólio on-line que funciona como um tipo de site personalizado;
  • WordPress: plataforma para desenvolvimento de sites um pouco mais complexa;
  • Wix: plataforma para criação e edição de sites de maneira simples e personalizada;
  • Issuu: plataforma que aceita arquivos em PDF, permitindo a divulgação de portfólios nesse formato.

Adapte seu portfólio conforme a proposta

WEB 2018 03 13 185345 01 Estande de Vendas 02 Industria Santa Luzia Feira Revestir

Por fim, vale a pena adaptar o seu portfólio conforme o tipo de proposta que deseja enviar. Nesse caso, a ideia é ter um modelo personalizável à disposição, para fazer modificações conforme o cliente e as necessidades dele.

Assim, você pode enviar o portfólio com projetos mais alinhados ao perfil do consumidor. Outra possibilidade é já formular diferentes materiais conforme o público-alvo e tipo de obra a ser realizada. Desse modo, a apresentação tem ainda mais chances de ser alinhada com o que o cliente procura.

Agora que você já sabe como montar um portfólio de arquitetura de sucesso, é hora de colocar as nossas dicas em prática e começar a formular o seu. Dessa maneira, é possível aumentar as chances de encantar clientes e fechar contratos.

Quer mais dicas para ter sucesso na venda de seus projetos? Confira nosso passo a passo definitivo sobre como captar clientes de arquitetura!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.