PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
destaque 1

Como a arquitetura em 3D pode beneficiar o seu projeto?

Terminal de canto interno pistache copy 1

Ao longo do tempo, a tecnologia utilizada nos projetos de arquitetura evoluiu bastante. Hoje, com a Arquitetura em 3D, conseguimos realizar representações digitais fiéis ao que será construído ou reformado. Você já utiliza esse tipo de ferramenta?

Diversos benefícios podem ser vistos quando adotamos a tecnologia, desde o projeto até a finalização de projetos como: 

  • casas;
  • hotéis;
  • escritórios;
  • apartamentos;
  • universidades.

Todo o ciclo de vida da obra e, até mesmo, atividades depois dela são otimizados.

Entenda quais são essas vantagens e conheça uma lista de softwares que podem ser utilizados no seu dia a dia!

Por que utilizar a arquitetura em 3D?

Terminal de canto interno melodia do mar copy 1

Arquitetura em 3D é a técnica de realizar os projetos em maquetes virtuais, que tem o objetivo de representar o que será construído de modo mais fiel. Com isso, o desenho realizado digitalmente estará mais próximo do que será visto na prática.

Isso ocorre porque o desenho 3D, além do comprimento e largura, apresenta a dimensão de profundidade. Portanto, permitem a experiência de ver hotéis, universidades, casas, escritórios, apartamentos e outros tipos de projetos, e não apenas plantas ou desenhos.

Facilitar a compreensão do cliente

Um primeiro benefício é permitir que, até mesmo, o leigo consiga enxergar o que será construído. Com a Arquitetura em 3D, simplificamos a comunicação com o cliente: em vez de descrever o que será feito, podemos demonstrar visualmente.

Terminal de canto externo tijolo copy 1

Orientar o processo de construção

Outra vantagem é a comunicação entre os profissionais responsáveis pelo projeto. Aquilo que o arquiteto colocou na maquete ou imagem renderizada será muito mais fácil de entender e reproduzir na obra.

Implementar a metodologia BIM

As maquetes 3D costumam adotar a metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção). Nesse sentido, elas próprias concentram as informações a respeito da obra, servindo de central de comando.

Por exemplo, se é preciso especificar as características de um rodapé, o próprio acabamento na maquete 3D terá as informações.

Os níveis de detalhamento para trazer realismo para o projeto

Terminal de canto externo pistache copy 1

Os projetos de Arquitetura podem contar com diferentes opções de detalhamento para tornar a representação mais fiel possível. A modelagem e a renderização são as principais delas.

A modelagem é o processo de criação dos modelos digitais, seja os ambientes, seja os elementos que serão inseridos nele. Já a renderização é um processo que transforma o modelo 3D em uma imagem (foto ou vídeo, por exemplo), que receberá texturas para ficar mais próximo dos ambientes reais.

Nesse sentido, são etapas que se sucedem na Arquitetura em 3D. Para ter o que renderizar, é preciso criar os modelos em 3D.

O cliente e as demais partes interessadas no projeto podem ter acesso a ambos os conteúdos. No caso do modelo, a visualização 3D permite que a maquete saia do modo editável e seja observada pelos usuários dos softwares.

As melhores soluções de tecnologia

514 RP BR 3d 1

Entre as ferramentas para usar na Arquitetura em 3D, os mais utilizados são os seguintes:

  • Revit;
  • ArchiCad;
  • SketchUp;
  • AutoCad;
  • 3DSMAX.

Esses softwares permitem realizar todas as etapas do projeto de arquitetura, como design, documentação, modelagem e visualização. Inclusive, contam com a metodologia BIM, possibilitando a gestão do projeto na própria maquete 3D. No entanto, cada um deles traz diferenciais.

O SketchUp, por exemplo, é uma solução completa, mas com a característica de ser otimizada para o desenho a mão. Além disso, se destaca pelos complementos e extensões, que permitem fazer simulações, como eficiência energética, iluminação e física de objetos.

Por sua vez, o 3DSMAX se diferencia pelos designs hiper-realistas. Já o Revit é o software de ponta desenvolvido pela Autodesk, Inc., com a maior diversidade de ferramentas e possibilidade de alcançar um alto nível de detalhamento nos projetos.

513 RP BR 3d 1

Vale ressaltar que é muito comum que existam soluções complementares às plataformas de modelagem 3D, como:

  • V-Ray;
  • Canva;
  • Simlab;
  • AR-Média;
  • Lumion 3D;
  • Photoshop.

Cada um deles trará benefícios específicos, como:

  • edição de imagens;
  • uso da realidade aumentada;
  • simulações de eficiência energética;
  • permitir a modelagem de elementos.

Como visto, a Arquitetura em 3D apresenta inúmeros benefícios para o andamento dos projetos. Por isso, vale a pena pesquisar as soluções oferecidas pelo mercado e identificar aquela que é mais compatível com suas necessidades.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais e converse com seus colegas de profissão para saber como é a experiência deles com os softwares!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.