Muitas atividades profissionais são impactadas quando surgem novas tecnologias. E, considerando as inovações mais recentes, uma área em ascensão é a arquitetura no metaverso.
O metaverso veio para conectar os mundos físico e digital. Será uma nova maneira de interagir pela internet, em que as pessoas vivenciarão experiências em ambientes construídos por computação.
Conheça as oportunidades para os arquitetos e tire suas dúvidas a seguir!
O que é metaverso?
O metaverso é um novo modelo para as pessoas interagirem pela internet. Nele, visitamos mundos feitos por computação, em vez de acessar páginas, redes sociais e sites.
Existem tecnologias que aumentam essa imersão. Os óculos de realidade virtual, por exemplo, “enganam” o cérebro, cobrindo o campo de visão e transmitindo imagens para dar a sensação de estar em outro ambiente.
Além disso, um diferencial é a integração com o mundo físico. Será possível utilizar produtos e serviços digitais, mas também acessar soluções integradas à vida real.
Por exemplo, uma empresa pode ter um e-commerce no metaverso, vendendo itens que serão entregues na casa do cliente. Alguns possíveis produtos que podem ser comercializados são:
- roupas;
- calçados;
- alimentos;
- acessórios;
- objetos decorativos.
Qual é a sua importância?
A proposta do metaverso é mudar a comunicação digital. Uma das formas de fazer isso é trazer novas experiências para o mercado virtual, indo além da navegação em sites e aplicativos.
Uma imobiliária no metaverso, por exemplo, poderia ter avatares para atender as pessoas. Assim, no atendimento ao cliente, os visitantes teriam tanto acesso à informação que a internet oferece, como:
- fotos;
- vídeos;
- tours 3D;
- descrições dos imóveis.
Dessa forma, toda a parte de comunicação e comércio on-line podem ser impactadas.
Como será construído?
Não há um único metaverso, mas sim diferentes ambientes criados por organizações. Neles, você assume o controle de um personagem digital (avatar), transitando por cidades virtuais.
Perceba que, ao falarmos de escritórios, lojas e cidades virtuais, fica evidente as possibilidades de novos projetos de arquitetura. Afinal, alguém precisa desenhar esses ambientes em 3D, não é mesmo?
A tendência é que pessoas com a expertise nos diferentes segmentos de construção tenham oportunidades nos mundos digitais.
Quais são os benefícios e oportunidades da Arquitetura no metaverso?
Profissionais e empresas podem encontrar diversas oportunidades de arquitetura no metaverso. Separamos algumas tendências a seguir.
Mudanças nos modelos de negócios
Em primeiro lugar, teremos novos jeitos de fazer negócios. Entre as oportunidades de arquitetura no metaverso, podemos citar os seguintes exemplos:
- vender projetos de residências virtuais;
- ter um escritório próprio no metaverso como iniciativa de marketing digital;
- participar da criação ou expansão dos mundos virtuais com projetos de arquitetura;
- projetos para pontos de venda e escritórios de empresas que estejam aderindo ao metaverso.
Vale ressaltar que a competência de criar projetos em 3D estará cada vez mais em alta. Afinal, a tendência é que a maior parte dos mundos virtuais utilize essa tecnologia, em comparação com outras soluções.
Crescimento dos ativos digitais
Por meio das NFTs (Non-Fungible Token, em português, símbolo infungível), podemos criar ativos digitais. Eles funcionam como registros que individualizam conjuntos de informações, criando escassez para os bens.
Para ilustrar, imagine que você copie e cole uma maquete 3D. Em princípio, seria possível substituir a cópia pelo original, bem como criar quantos arquivos você quiser. Existe fungibilidade (a possibilidade de substituição) e abundância (o recurso não é escasso).
Agora, se você transformar essa maquete 3D em uma NFT, ela passa a ter um registro único. Portanto, você pode até copiar o arquivo, mas só existe um proprietário legítimo: o dono da NFT.
Se você vendeu essa maquete para uma empresa fazer uma loja no metaverso, haverá um original devidamente registrado, e qualquer cópia será “pirata”. Daí que o registro original é infungível (não substituível), assim como escasso.
Ascensão da economia digital
O cenário é de crescimento da economia digital. Há novos modelos de negócio e maneiras de criar bens econômicos, gerando benefícios, como:
- expansão das estratégias de marketing e vendas;
- diversas possibilidades para comunicação com cliente;
- novas oportunidades para diferentes setores da economia.
A arquitetura no metaverso é um dos setores com maior chance de crescimento, especialmente em um contexto tão novo. Os projetos criados por esses profissionais serão ativos relevantes às empresas e pessoas que desejam participar desse novo momento da tecnologia.
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