PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Decoração clássica: o luxo que não sai de moda

Sala de jantar com decoração clássica.
Sala de jantar decorada no estilo clássico.

A decoração clássica surgiu na antiguidade em um momento em que a beleza e harmonia eram conhecidos como sinônimos de riqueza. Ao longo dos anos, esse estilo se reinventou para agregar tons modernos e contemporâneos, permitindo, assim, a sua permanência por tantas gerações.

O estilo de decoração clássico expõe sofisticação, elegância e beleza no ambiente. Sendo uma tendência aplicada até hoje e em diferentes espaços, sejam eles residenciais ou não, essa decoração é formada pela combinação de móveis com design rebuscado, tecidos em alta qualidade, tonalidades sóbrias e materiais que remetem à classe e requinte. 

A seguir, você vai conhecer um pouco mais do estilo e saber como aplicá-lo aos ambientes. Confira!

Conceito da decoração clássica

Uma das principais características do estilo clássico na decoração é o uso de detalhes requintados, que tragam riqueza e sofisticação ao espaço

O conceito da decoração clássica permite que ela nunca saia de moda e torna valores da antiguidade presentes em outros estilos que surgiram com o tempo, como o estilo Barroco e Rococó, em que a decoração clássica ganhou mais destaque e expressividade. 

Atualmente, o clássico acompanha elementos contemporâneos, criando estilos contemporâneos e modernos, muito usados para quem busca mesclar esses diferentes mundos.

Principais aspectos da decoração clássica

Como já citado, a decoração clássica apresenta facilidade em agregar beleza, conforto e sofisticação em diferentes aspectos. A seguir, confira algumas soluções que podem ser utilizadas no momento de compor essa decoração nos ambientes da sua casa. Acompanhe!

Tonalidades claras

Cores como branco, bege e creme constituem a paleta de cores do estilo clássico. Com essas tonalidades suaves em grandes áreas, como em paredes, é possível obter visuais delicados a atemporais. 

Quarto com decoração clássica e tons claros.
Fer Olinto, quarto de casal com decoração clássica.

Uma forma de levar destaque e aconchego quebrando a mesmice das cores, é apostar em uma iluminação quente e cores chamativas em detalhes, como em louças, objetos e até mesmo nas plantas.

Bons revestimentos

Ainda se referindo às cores claras, o uso de um bom revestimento leva ao ambiente o aspecto da decoração clássica, como os rodapés e materiais em madeira. Além disso, a cerâmica e porcelanato podem simular a aparência de materiais nobres, auxiliando no custo-benefício da decoração.

Móveis grandes 

Nesse estilo de decoração, a mobília era a grande protagonista. Dessa forma, o uso de móveis com design vintage é uma oportunidade para aproveitar peças antigas e valorizá-las. 

Assim, prefira modelos grandes, com cantos arredondados e partes estofadas. Materiais entalhados com componentes curvos e puxadores ornamentados também são bem-vindos.

Tecidos diferentes

Outro aspecto que não pode faltar na decoração clássica é a textura que agrega elegância e conforto. 

Para isso, utilize peças feitas em diferentes fibras, abusando de cortinas com bandô, toalhas bordadas, mantas e tapetes felpudos. Os tecidos auxiliam no preenchimento dos espaços e complementam a maciez dos estofados.

Diversos acessórios

Acessórios de decoração clássica aplicado em quarto de dormir.

Por fim, adicionar vários acessórios são formas de compor a decoração clássica no ambiente. Além de móveis e peças vintage, alguns artigos também levam a aparência de riqueza aos espaços, como lustres, castiçais, arandelas, espelhos arredondados, molduras ornamentadas, muranos, esculturas e boiseries

Peças como essas podem ficar ainda mais atrativas com aparência desgastada, como se o efeito tivesse sido provocado pelo tempo. Capriche também em itens com acabamentos em tons de cobre, dourado e prata. Esses materiais podem ser usados como componentes para iluminação, dutos e fios elétricos. 

Vale lembrar que a decoração clássica, assim como qualquer outra, deve estar em harmonia no ambiente, caso contrário, pode parecer pedante ou antiquada. Por esse motivo, tenha atenção especial em espaços pequenos, onde o estilo não se encaixa facilmente.

Legenda da imagem: quarto de casal decorado no estilo clássico.

E não esqueça de utilizar móveis e objetos decorativos para completar a composição, pois eles apresentam papel essencial na decoração, levando beleza e sofisticação.

Na leitura de hoje você conferiu como a decoração clássica se mantém atual. Além disso, pôde aprender sobre os principais aspectos que transformam os ambientes da sua casa, valorizam o cômodo e levam poder e riqueza ao espaço em que é aplicado. Agora, é só colocar as mãos na massa e aplicar o que você aprendeu!

Gostou deste conteúdo? Então, continue se atualizando a respeito das decorações. Confira também a importância da decoração sustentável!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.