PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Banner Site Medio 1

Indústria Santa Luzia recebe Selo ODS 2022 por cumprir 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

O Selo ODS faz parte da implementação da Agenda 2030, um plano de ação global que cria estratégias para garantir que todas as pessoas possam viver em dignidade, sem comprometer as gerações futuras e, principalmente, sem afetar negativamente o meio ambiente.

Para esta finalidade, o plano reúne 17 objetivos e 169 metas que incluem as dimensões do desenvolvimento sustentável — social, ambiental e econômica — para serem colocadas em prática por governos, setor privado e sociedade civil.

A Santa Luzia, com seus produtos ecológicos e princípios de sustentabilidade, cumpriu 16 fundamentos de adesão ao Movimento Nacional ODS e recebeu o seu reconhecimento por suas iniciativas. Neste artigo, conheça mais sobre o evento de aquisição do selo e os objetivos realizados pela empresa. Acompanhe!

Movimento ODS

O ODS é um movimento social de caráter apartidário, plural e ecumênico, que visa cumprir os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a 70ª Assembleia Geral realizada em 2015, em Nova York.

O intuito é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cotidiano das pessoas e nas práticas empresariais. Assim, mobilizando todos os setores da sociedade até o ano de 2030, para que todos os países consigam prosperar em meio a sustentabilidade.

Para isso, foram desenvolvidos os 17 Objetivos que estimulam ações humanitárias e ambientais para os próximos 15 anos. São eles: 

1. erradicação da pobreza;

2. eliminar a fome e promover a agricultura sustentável;

3. garantir uma vida saudável;

4. assegurar uma educação de qualidade;

5. alcançar a igualdade de gênero;

6. dispor água potável e saneamento básico;

7. tornar acessível o uso de energia limpa;

8. gerar empregos e incentivar o crescimento econômico;

9. promover a industrialização sustentável, impulsionar a inovação e criar infraestruturas;

10. reduzir a desigualdade nos países;

11. tornar as cidades mais seguras;

12. assegurar que a produção e consumo sejam sustentáveis;

13. combater a mudança climática e seus impactos;

14. conservação dos oceanos e da vida marinha;

15. preservar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres;

16. promover a paz e justiça para todos;

17. fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Em suma, estas ações são um apelo de melhoria global em 5 pontos cruciais: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Para as empresas, trabalhar com os ODS significa estar alinhado com a atração de novos investidores e stakeholders que contribuem para um ambiente de inovação. Além disso, incentiva uma comunicação transparente sobre futuros trabalhos e seus impactos.

Selo ODS e Santa Luzia

A empresa Santa Luzia recebeu o seu reconhecimento de compromisso em um evento na tarde desta quarta-feira (13 de abril de 2022), no teatro do Bairro da Juventude, e reuniu signatários do Movimento ODS em Santa Catarina.

“Esta é mais uma grande conquista da nossa empresa, pois é a consolidação das ações e projetos em prol do Desenvolvimento Sustentável, que já há muito tempo nos dedicamos e temos como princípio de trabalho”, comenta Karoline Gesser Leal, coordenadora de Sustentabilidade que representou a Santa Luzia na cerimônia.

Desde 2002, a Santa Luzia investe na reciclagem de resíduos plásticos. A empresa desenvolveu uma tecnologia que permite substituir 98% da matéria-prima em madeira por EPS reciclado, transformando-o em perfis decorativos, revestimentos, acessórios ecológicos e recursos utilizados em construções.

Segundo o Instituto Socioambiental de Plásticos, apenas 34,5% do isopor consumido no Brasil é reciclado. Já a produção deste material é de aproximadamente 100 mil toneladas, por ano. 

Com o objetivo de reverter esta situação, a Santa Luzia recicla 70% deste montante nacional e trabalha com um processo totalmente circular. Tudo isso devido ao fato de que 96% da produção vem de origem reciclável e, também, a empresa reutiliza quase a totalidade de seus produtos. 

Atualmente, a empresa recicla mais de 700 mil toneladas de resíduos por mês, com empresas parceiras.

“Receber o Selo ODS demonstra o compromisso dos signatários com o desenvolvimento sustentável e com as ações que promovem a melhoria da qualidade de vida”, destaca a coordenadora geral do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS, Regina Freitas Fernandes.

Quer conhecer mais sobre as ações de sustentabilidade da Santa Luzia? Clique aqui e veja como a empresa contribui para um mundo melhor!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.