Como planejar uma área de serviço pequena? Descubra aqui!

Área de serviço pequena com armários suspensos e máquinas de lavar e secar.

Ao adquirir, construir ou reformar um imóvel, é comum se deparar com um projeto que tenha uma área de serviço pequena. O motivo é que outros espaços são otimizados, visando aproveitar a metragem disponível para a construção de ambientes de lazer e conforto. Porém, isso não significa que não é possível transformar esse cômodo em um espaço completo.

Com criatividade e um bom planejamento, é possível aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, mantendo a organização e praticidade para realizar todas as tarefas de limpeza. Quer aprender como fazer isso?

Neste conteúdo, listamos as principais dicas sobre como planejar uma área de serviço pequena com tudo o que sua família precisa. Acompanhe!

Conheça a metragem disponível

Área de serviço pequena com armários de madeira suspensos, máquinas de lavar e secar, e quadros na parede.

Para começar o planejamento você precisa entender qual é a área disponível na lavanderia, considerando a metragem do cômodo.

A partir disso você pode pensar em quais itens podem ser encaixados e, assim, desenvolver soluções. Uma dica importante para esse momento é considerar, também, os espaços verticais.

Usando prateleiras, ganhos e nichos é possível ampliar o espaço que pode ser utilizado para armazenar produtos e manter a organização na área de serviço. Afinal, a falta de espaço não precisa ser sinônimo de acúmulo e desordem.

Em relação ao varal, existem modelos de teto, inclusive alguns móveis, que permitem baixar e levantar para pendurar as roupas, trazendo praticidade e ocupando menos espaço.

Defina os eletrodomésticos fundamentais

Outro ponto importante é definir quais serão os eletrodomésticos fundamentais. É bastante comum contar com máquinas para ajudar na rotina de lavagem de roupas, como tanquinhos automáticos, centrífugas, lavadoras com ciclo completo, secadoras ou lava e seca.

Diante disso, é importante entender quais são suas necessidades e definir o orçamento para definir quais serão os eletrodomésticos adquiridos. Para tanto, considere as medidas do equipamento, pois isso influenciará no espaço restante para incluir outros móveis. 

Tenha móveis complementares funcionais

Área de serviço pequena com decoração em tons de branco e cinza-escuro. No espaço há armários de chão e suspensos, além de uma máquina de lavar.

A principal dica quando se trata de decoração de espaços pequenos é apostar na funcionalidade. Se for possível investir em opções sob medida, todo o projeto será desenvolvido para aproveitar o ambiente da melhor maneira, garantindo um uso completo para o espaço.

No entanto, se isso não for possível, existem opções tradicionais que também são desenvolvidas pensando em ser funcionais e práticas, além de cumprirem o mesmo objetivo:

  • mesa de passar retrátil;
  • gavetas verticais;
  • portas de correr;
  • móveis com rodinhas que possam ser colocados em outros espaços temporariamente;
  • organizadores. 

Utilize cores claras e invista em iluminação

Área de serviço pequena com armário na vertical no lado esquerdo da foto, máquina de secar em cima de uma máquina de lavar, armário de chão no lado direito e uma cesta de roupas em frente as máquinas.

Ao planejar a área de serviço, é necessário pensar nas cores utilizadas na decoração. 

Quando se trata de ambientes pequenos, os tons claros — como o branco — costumam favorecer o espaço. Isso porque ele traz uma sensação de amplitude e ainda ajuda com a iluminação do local.

Ademais, manter o ambiente bem iluminado é importante para você conseguir aplicar as melhores práticas de limpeza, não é mesmo? 

A iluminação natural, sem dúvidas, é importante, exigindo janelas que permitam a passagem da luz do sol e a ventilação do ambiente.

Contudo, pense também nos pontos que podem precisar de mais claridade para instalar luminárias. Lâmpadas de luz branca e com maior potência podem ser importantes, afinal, nem sempre será possível contar com a melhor iluminação solar. 

Conte com revestimentos de fácil limpeza

Por fim, é importante considerar os revestimentos que serão utilizados. Por ser uma área com maior foco na limpeza, vale a pena encontrar acabamentos que sejam fáceis de limpar, resistentes e sustentáveis

Isso ajudará na rotina geral de cuidados com a casa, além de garantir maior durabilidade ao projeto e contribuir com o meio ambiente.

Para isso, considere questões como:

  • cor;
  • requisitos para limpeza — itens que podem ser usados na limpeza;
  • materiais resistentes a umidade e água — para garantir que eles não sofrerão danos na rotina comum de uma lavanderia. 

Outro ponto relevante é que isso ajuda na conservação, mantendo o espaço livre de manchas e facilitando a manutenção.

Para colocar as dicas em prática, vale buscar bons fornecedores. Nesse caso, você pode contar com a Santa Luzia — com produtos de alta qualidade, é possível conquistar um projeto incrível e com um ótimo custo-benefício. 

Se você gostou do conteúdo e quer acompanhar mais dicas como essas, assine nossa newsletter para receber outros materiais relevantes diretamente em seu e-mail!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR