PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
materiais de acabamento capa 1 1

Dicas de como escolher os materiais de acabamento para projetos hospitalares

Materiais de acabamento para hospitais.

Os projetos de hospitais precisam unir segurança e sofisticação, devido às diversas normas que previstas para estes ambientes. Entre os pontos de atenção, está a escolha de materiais de acabamento específicos.

Ao conseguir atender a esses requisitos, arquitetos e construtores podem aproveitar as oportunidades no setor de saúde. Por isso, vale a pena conhecer as boas práticas.

Confira os materiais de acabamento que podem ser utilizados em projetos de hospitais!

Tintas próprias para hospitais e clínicas

Materiais de acabamento para sala de cirurgia em hospitais.

O projeto hospitalar geralmente utiliza a tinta acrílica, inclusive, com a aplicação de diversas camadas de cobertura. Com isso, torna-se mais fácil de higienizar e cria-se resistência para haja a limpeza constante, que é uma demanda para minimizar a presença de vírus e bactérias no ambiente.

A tinta própria para os ambientes hospitalares também evita o aparecimento de bolhas e envelhece mais lentamente em comparação com a comum. Portanto, conseguimos esperar mais tempo entre uma pintura e outra.

Pisos aprovados pela Anvisa

Materiais de acabamento para corredores de hospitais.

Os pisos para hospitais precisam ter impermeabilidade menor ou igual a 4%, seguindo os testes da Anvisa. Essa característica faz com que substâncias líquidas não penetrem no piso, evitando-se contaminações e facilitando a higienização.

Outra característica é ser recomendado usar o piso vinílico em manta. Esse modelo vem inteiro, em vez de ser dividido em blocos e partes. Portanto, existe menos espaço para infiltração.

Pelo mesmo motivo, caso sejam utilizados rejuntes, é preciso aplicar agentes anti absorventes. A ideia é que a limpeza consiga remover a sujeira e dedetizar o ambiente, sem acúmulo de substâncias.

Rampas e escadas antiderrapantes

As escadas e rampas dos hospitais devem conter soluções antiderrapantes. Nesses pontos, existe um risco mais elevado de acidentes, e o revestimento especial torna o ambiente mais seguro para pacientes, profissionais e visitantes.

Por serem locais críticos, é possível utilizar as soluções de piso emborrachado, assim como as fitas antiderrapantes — que são tiras que protegem a ponta dos degraus. Além disso, você pode instalar os corrimãos em duas alturas, dando mais acessibilidade nas rampas e escadas.

Vidros com maior proteção acústica

Materiais de acabamento para corredores hospitalares.

Os vidros que aumentam o controle sonoro e acústico também estão entre os materiais de acabamento para hospitais mais utilizados. Além das áreas em que é preciso adotar materiais específicos, como as salas de raio X em que o chumbo faz parte da composição do vidro, é possível buscar maior conforto nos demais ambientes.

Uma opção é o vidro insulado. Esse modelo é criado a partir de duas peças separadas, criando um vão ou câmara de ar entre aquela que está para o lado de fora e aquela que está para o lado de dentro. Com isso, existe maior bloqueio dos efeitos da temperatura e som sob o ambiente interno.

Rodapés específicos para área médica e hospitalar

Materiais de acabamento para áreas médicas e hospitalares.
Rodapé Clinicus da Indústria Santa Luzia

Os rodapés são outro item que merece atenção ao pensar nos materiais de acabamento para hospitais. Escolhas erradas podem dificultar principalmente o processo de higienização e dedetização do ambiente.

Uma boa solução é o Rodapé Clinicus Santa Luzia. Esse rodapé tem o arredondamento acentuado, não deixando quinas ou saliências. Ademais, o alinhamento com a parede evita o acúmulo de sujeira, pó e gordura nos acabamentos.

Você também otimiza o processo de limpeza. O alumínio é uma material resistente à água e aos produtos químicos utilizados na higienização e dedetização hospitalar. E, por não acumular sujeira, os profissionais podem terminar o trabalho mais rapidamente.

A importância dos materiais de acabamento específicos para hospitais, clínicas e laboratórios

Materiais de acabamento para hospitais, clínicas e laboratórios.
Rodapé Clinicus da Indústria Santa Luzia

Em síntese, os materiais de acabamento devem ter soluções específicas para a área da saúde, atendendo a clínicas, hospitais e laboratórios. São produtos que facilitam a higienização e garantem a segurança no ambiente médico.

Os arquitetos e construtores que atuam na área devem contar com bons parceiros, que tragam essas soluções específicas. Assim, de acordo com o contexto, você terá um diversas opções para apresentar ao contratante, aumentando as chances de atender as necessidades da construção ou reforma.

Por isso mesmo, é importante estar sempre atento aos lançamentos e tendências de materiais de acabamento para hospitais, clínicas e laboratórios. Quanto mais bem informado, melhores são as soluções que você pode oferecer para o cliente.

Para se manter atualizado, siga a Santa Luzia na sua rede social favorita! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Youtube!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.