PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
logística reversa santa luzia

Conheça o programa de logística reversa da Santa Luzia para Construtoras e Incorporadoras

O meio ambiente é nosso maior patrimônio, pois sem ele não haveria vida. Por isso, precisamos nos atentar para questões de sustentabilidade, investindo em ações que contribuam para a preservação e restauração do planeta. Entre elas, encontramos a logística reversa.

A logística reversa permite um melhor aproveitamento dos recursos, minimizando a necessidade de consumir matéria-prima virgem proveniente de recursos naturais. Além disso, caso os resíduos não possam ser reaproveitados, viabiliza a destinação adequada para um descarte que não prejudica o meio ambiente.

Por isso, a Santa Luzia adota essa prática entre as suas medidas de responsabilidade social. Logo abaixo, você entenderá como funciona na prática e quais são os benefícios. Não deixe de conferir!

O que é logística reversa?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define logística reversa como

“um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Em outras palavras, a Lei que atribui responsabilidades aos diferentes agentes da sociedade estabelece que as empresas devem ser responsáveis pelos produtos que fabricam também no pós-uso. Assim, quebra a linearidade de que o ciclo de um produto se encerra para a empresa quando é adquirido pelo cliente.

Naturalmente, colocar este processo em prática exige mais do que apenas empenho. Trata-se de romper um método de produção maturado desde os primórdios da Revolução Industrial no século XVIII. É preciso capacitar equipes e investir em tecnologias, relacionamentos e parcerias com players estratégicos para que o projeto tenha grande capilaridade e eficiência.

Diferenças entre logística tradicional e reversa

A logística reversa se diferencia do modelo tradicional. E as distinções vão além do caminho em que fazem as cargas transportadas.

Na logística tradicional, o foco é fazer os bens chegarem aos locais em que serão consumidos, distribuídos, comercializados, transformados etc.

As partes envolvidas são aquelas presentes na cadeia de suprimentos e a mercadoria segue um trajeto linear. Saí do produtor ou fabricante, passando pelos responsáveis por depósitos e transporte, até chegar no destinatário, por exemplo.

Já na logística reversa, com a remoção da carga até a sua destinação, o caminho é circular. Igualmente, costuma envolver personagens de toda a sociedade.

Um exemplo é a logística reversa de pilhas e baterias. O processo envolve pontos de entrega, triagem e destinação dos materiais. Assim, depende da colaboração do poder público e do consumidor final, atuando em conjunto com os fabricantes.

Já na construção civil e arquitetura, a coleta dos resíduos depende da colaboração dos arquitetos e construtores. São essas pessoas que, ao usarem materiais recicláveis em seus projetos, contribuem para a economia circular.

Tipos de logística reversa

Em relação às atividades de logística reversa, o processo pode ser estruturado com diferentes finalidades. Por isso, encontramos três tipos de logística reversa no mercado.

Pós-consumo

A logística pós-consumo diz respeito ao retorno total ou parcial dos restos e resíduos de produtos. É comum, por exemplo, o recebimento de produtos vencidos, sobras de materiais ou embalagens que possam ser recicladas ou reutilizadas.

Normalmente, o próprio fabricante dos produtos vai reutilizar os materiais em suas cadeias produtivas. Assim, existe uma melhoria na utilização e consumo dos materiais.

Pós-venda

Já a modalidade pós-venda ocorre no caso de devolução de produtos pelo consumidor. Hoje, é um procedimento bastante comum, considerando as compras pela internet.

Como o consumidor tem 7 dias para desistir após a entrega do produto adquirido online, muitas empresas se viram forçadas a pensar uma logística reversa para receber as trocas e devoluções.

Reuso

Por fim, a logística de reuso corresponde à coleta para reemprego dos materiais em outra atividade. É o caso das empresas que conseguem processar e vender os resíduos de matéria-prima.

Muitas vezes, as empresas que realizam essa coleta se conectam em um ecossistema de negócios. Assim, quem recicla o material “X” pode vender para a fábrica que o emprega em suas atividades produtivas.

Os benefícios da logística reversa

Ter um sistema de logística reversa traz impacto positivo não apenas para o meio ambiente, mas para a organização. Há ganhos de eficiência e qualidade nos negócios.

Redução de custos

Ao aproveitar resíduos e restos de matéria-prima, as empresas conseguem um melhor aproveitamento de recursos. Logo, reduzem as despesas com materiais novos.

Aumento do diferencial competitivo

Empresas ambientalmente corretas são mais bem vistas pelo mercado. Sem contar que a tecnologia permite criar produtos com materiais reciclados e reutilizados que não perdem qualidade em nada em relação aos materiais novos.

Sistema de responsabilidade compartilhada

As empresas conseguem minimizar ou compensar em alguma medida o impacto de suas atividades no meio ambiente. Logo, deixam de apenas maximizar o lucro do acionista para atender toda a sociedade e tornar o negócio mais apto a continuar no longo prazo.

Adequação à lei

A prática da logística reversa também pode estar associada ao compliance da empresa: setor responsável pela conformidade com a lei. Quanto mais a questão ambiental se torna uma preocupação social, maiores são os riscos jurídicos de quem não adota boas práticas na área com o surgimento de novas leis.

Melhoria de processos

A sustentabilidade, de modo geral, traz mudanças nos incentivos para os gestores da empresa. Isto é, a busca por economia de recursos, aproveitamento máximo dos materiais, eficiência etc. é estimulada.

Por isso, processos como a logística reversa motivam a organização a melhorar enquanto negócio. Inclusive, em muitos casos, isso ocorre por meio da inovação, encontrando jeitos mais eficientes de fazer as coisas.

Passos da logística reversa

Para implementar um sistema de logística reversa, a empresa precisa definir processos para fazer a coleta e destinação dos materiais. Os principais passos são os seguintes.

Estabeleça uma política clara

A logística reversa deve estar documentada em uma política clara. Esse código vai orientar colabores, parceiros e clientes a respeito dos processos e atividades. Ademais, seus padrões podem ser mensurados por meio de indicadores de desempenho.

Tenha um canal de atendimento

As pessoas precisam ter um canal de contato para serem informados sobre os procedimentos de logística reversa. Aliás, em muitos casos, o sucesso da política depende da contribuição dos clientes, entrando em contato ou separando os materiais para serem recolhidos.

Capacite a equipe

As pessoas que trabalham na logística reversa precisam ser capacitadas. Saber quais são os materiais, os cuidados necessários, os procedimentos para reciclagem são alguns temas relevantes para treinamentos.

Adicione uma rota de coleta à rota de entrega

O planejamento precisa se concentrar em definir os locais em que os materiais vão ser recolhidos. A seguir, tomar providências para traçar a rota até o destino e ter o transporte a posto para atender a demanda.

Comunique-se com os consumidores

Os consumidores precisam ser informados sobre o processo de logística reversa. Uma boa prática é usar os próprios canais de venda e as redes sociais para transmitir essas informações, orientando sobre os passos para coleta dos materiais.

Mantenha um controle de suas finanças e estoque

A empresa terá agora duas vias para compor seu estoque de mercadoria. A logística tradicional vai trazer materiais novos, enquanto a reversa vai possibilitar o reuso e reciclagem. É importante fazer um controle rigoroso para não exceder ou faltar matéria-prima.

Implemente o ciclo da logística reversa

Ao final, o processo estará completo quando ficar claro o retorno de materiais à cadeia de suprimentos. Os materiais vão passar por diversas etapas de um ciclo:

  • indústria;
  • distribuição;
  • comércio;
  • consumo pelo cliente;
  • coleta;
  • seleção;
  • reciclagem.

O modelo será sustentável economicamente à medida que o reaproveitamento dos materiais e as oportunidades geradas a partir da logística reversa compensam as despesas para implementar as etapas posteriores ao modelo tradicional. Além disso, é muito importante que as organizações dêem a sua contribuição para a preservação do meio ambiente.

Como funciona a logística reversa da Santa Luzia?

Levando a sustentabilidade como princípio, a Santa Luzia desenvolveu um programa de Logística Reversa em seu atendimento para Construtoras e Incorporadoras para coletar resíduos, aparas e sobras dos rodapés, guarnições, rodameios e rodatetos utilizados nos empreendimentos, destinando-os à fábrica ou a uma das unidades espalhadas pelo país capacitadas a recolher esses resíduos. Revendas e distribuidores também podem destinar as sobras de produtos da Santa Luzia para estas unidades.

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

A empresa deu o primeiro passo no programa ao substituir, oito anos antes da PNRS entrar em vigor, sua então matéria-prima principal – madeira – pela reutilização de plástico como o Isopor® (poliestireno expandido ou EPS) para fabricar perfis decorativos de alto padrão como rodapés, guarnições, revestimentos e acessórios.

Desenvolver maquinário capaz de facilitar a logística foi outro passo fundamental. O Isopor®, por exemplo, é composto de 98% de ar, o que dificulta o transporte em grandes quantidades e o torna pouco atrativo para catadores, que se baseiam no peso do material recolhido. Confira no vídeo abaixo:

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Dominando o know-how de retirar o ar do material por meio de compactadoras “degasadoras”, foi possível criar unidades estratégicas em diferentes regiões do Brasil e parcerias com empresas e cooperativas, disponibilizando máquinas via “locação”.  A Santa Luzia já reaproveitou em novos produtos quase 85 milhões de kg de resíduos plásticos, poupando quase 343 mil árvores caso o insumo ainda fosse madeira.

A logística reversa, portanto, causa um impacto bastante positivo no meio-ambiente. Além disso, incentiva a participação dos consumidores, que podem dar uma destinação mais adequada para os restos e resíduos dos seus projetos.

Conheça o programa de logística reversa da Santa Luzia e faça a sua parte neste ciclo do bem!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.