O setor de studios e microapartamentos está crescendo. Com isso, o público consumidor desses imóveis e os arquitetos frequentemente precisam lidar com o desafio de decorar apartamento pequeno.
A principal questão é como fazer bom uso do espaço disponível. É importante adotar soluções que transmitam a sensação de amplitude, criando um ambiente não só bonito, mas também aconchegante.
Logo abaixo, listamos as melhores técnicas e itens de decoração para apartamentos pequenos. Encontre as melhores dicas para os seus projetos!
O mercado de microapartamentos e studios
Os apartamentos pequenos são uma tendência na Arquitetura e Construção Civil. Em São Paulo, por exemplo, 69.614 imóveis com essa característica foram comercializados entre junho de 2021 e maio de 2022, com crescimento de 14,9%, em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Secovi-SP.
A tendência é que os demais estados acompanhem o que acontece na região mais rica e populosa do país. Assim, o desafio de decorar apartamento pequeno será cada vez mais comum.
Entre as vantagens dos microapartamentos e studios, encontramos os seguintes benefícios:
- ambientes aconchegantes;
- facilidade de limpeza e manutenção.
- planejamento e organização internos;
- preços de venda e aluguel mais baratos.
Os diferenciais desses imóveis dependem de como o espaço será utilizado. Por isso, a decoração de apartamento pequeno é o ponto-chave para o sucesso dos projetos.
As boas práticas para decorar apartamento pequeno
O segredo para decorar apartamento pequeno é o planejamento. Tudo é inserido no ambiente, considerando a utilização do espaço. Confira 8 dicas!
1. Use cores neutras e claras nas paredes
A harmonização das cores é indispensável. Ao adotar tons neutros e claros, conseguimos “enganar” os olhos, criando a sensação de amplitude do ambiente.
2. Posicione um espelho em local estratégico
A mesma estratégia pode ser adotada com o uso de espelhos. Isso porque, quando posicionado nas paredes, o espelho faz o ambiente parecer maior do que realmente é.
3. Faça um bom projeto de iluminação
Um local bem iluminado também parecerá mais amplo. Considere tanto a luz artificial como a natural para eliminar as sombras dos ambientes.
4. Integre ambientes para ter mais espaço disponível
Além de dar a sensação de amplitude, as opções de design de interiores ajudam a, de fato, deixar mais espaço disponível. Entre elas, podemos integrar cômodos e eliminar paredes.
Uma boa inspiração é buscar imagens de lofts. O estilo loft vem da década de sessenta nos EUA, em que galpões e armazéns foram adaptados como moradia. Você pode levantar ótimas ideias de como decorar apartamento pequeno, evitando a separação de cômodos, com base nesse tipo de moradia.
5. Aposte em móveis planejados
Para decorar apartamento pequeno, serão poucos os móveis utilizados. Em muitos casos, vale a pena investir um pouco mais e comprar móveis planejados. Assim, você terá a mobília com as dimensões ideais para cada cômodo da residência.
6. Pesquise móveis multifuncionais
Uma alternativa interessante são os móveis multifuncionais. Sofás-cama, camas-baú, móveis retráteis, armário com balcão, porta invisível e afins permitem que o morador tenha acesso a mais conforto, minimizando-se o espaço utilizado com itens que atendem a diferentes necessidades.
7. Elimine os excessos decorativos
Um último ponto é priorizar a função dos itens presentes no ambiente. Muitas vezes, os próprios móveis, prateleiras, eletrônicos e afins vão preencher o espaço, servindo de decoração.
Em síntese, as peças de decoração, como quadros, vasos e plantas, não são proibidas, mas devem ser adotadas com cuidado.
8. Aproveite as paredes
As paredes podem ser aproveitadas para minimizar a necessidade de móveis. Painéis para televisão, prateleiras, armários suspensos são algumas das soluções que podem fazer uma boa utilização desse espaço.
Aliás, o uso de acabamentos nas medidas exatas para o seu ambiente pode tornar a decoração mais sofisticada, sem abrir mão de um bom uso do espaço. Nas coleções Clássica e Moderna da indústria Santa Luzia, por exemplo, você encontra diversos itens em diferentes tamanhos:
- rodapés;
- rodatetos;
- rodameios;
- guarnições.
Todos são práticos e fáceis de instalar. Além disso, são feitos de poliestireno, que é um material sustentável, obtido a partir da reciclagem. O que também torna o material mais leve e a manutenção dos acabamentos mais simples.
A Indústria Santa Luzia une materiais de alta qualidade com práticas sustentáveis, como reciclagem, logística reversa e uso de madeira de reflorestamento. Além disso, os produtos trazem uma série de vantagens, como instalação rápida e facilidade de limpeza e manutenção. Logo, serão de grande utilidade para quem precisa decorar apartamento pequeno.
Gostou das dicas? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas que também têm dúvidas nesta área!