Dicas de arquitetura e decoração para clínicas e consultórios sofisticados

Um ambiente tranquilizador passa confiança para o paciente em clínicas e hospitais.

Um ambiente tranquilizador, que passe confiança, é a chave para um bom projeto de arquitetura e decoração em clínicas. Com isso, os profissionais podem construir uma imagem mais positiva para atrair e fidelizar clientes com mais facilidade.

Aliás, é muito comum que o Instagram, Facebook, LinkedIn, etc., mostrem o dia a dia da clínica ou consultório. O cenário é um fator decisivo para chamar a atenção de novos pacientes.

Neste conteúdo, abordamos como bons projetos de arquitetura e decoração podem contribuir para o sucesso das clínicas. Não deixe de conferir!

Cuidando da experiência de consulta

Muitas vezes, os médicos não se dão conta de que o tempo que o paciente passa na sala de espera, uma boa recepção, e o acompanhamento após a consulta influenciam na experiência do cliente.

Pense a jornada do cliente como um conjunto de etapas. Como a pessoa será recebida? Como é o momento na sala de espera? De que forma é o atendimento durante a consulta? E quais são as atividades pós-consulta?

O conjunto de necessidades atendidas nessa jornada vai impactar a capacidade de atrair e fidelizar clientes. Podem ser as necessidades fisiológicas, como água e banheiro disponíveis. Ou ainda, questões como valorização do cliente e atendimento amigável durante as interações com a clínica.

Os principais cuidados em projetos de arquitetura e decoração para clínicas

A arquitetura e decoração para consultório e clínica devem partir das ideias, sensações e sentimentos que o ambiente precisa transmitir às pessoas. A partir daí, realizamos escolhas ligadas à organização, cores, objetos e afins. Veja algumas dicas!

Fique atento à disposição dos cômodos

Pensar no espaço de circulação é essencial para o conforto do paciente.

A disposição do consultório vai dos ambientes de maior circulação para os mais reservados. Por exemplo, sala de espera e banheiro ficam mais próximos à recepção, enquanto os consultórios ficam ao fundo. Pela mesma lógica, se houver uma sala de raio X ou terapia, ela ficará em um ponto de menor circulação que os consultórios.

Procure uma boa composição de cores na sala de espera

Adaptar a decoração e as cores do ambiente para seu propósito deve ser considerado.

O desafio da sala de espera é compor o fundo com cores mais frias ou neutras (verde, azul e violeta claros, branco e cinza), sem deixar o local monótono.

Um caminho interessante é fazer o contraste desse ambiente com os demais locais da clínica. Isso pode ser feito criando algo próximo a uma sala de estar, com poltronas ou sofás, tapetes, plantas, mesas baixas, etc.

Outro ponto é representar a especialidade profissional. A decoração para consultório de pediatria terá características diferentes para a ortopedia. Afinal, a pediatria pensa a presença de crianças no ambiente, enquanto ortopedia transmite informações ligadas à saúde dos músculos e ossos do corpo, por exemplo.

Também vale a pena usar janelas grandes para aproveitar a vista do lado de fora do consultório. Essa composição ajuda a criar um ambiente sóbrio, com cores neutras e frias, mas que traz elementos para a pessoa se distrair e não ver o tempo passar.

Use acabamentos modernos e resistentes

Os detalhes contam bastante para o projeto de arquitetura e decoração para clínicas ser bem-sucedido. E, além de trazerem o aspecto moderno para os ambientes, os acabamentos precisam ser resistentes e duráveis.

Em uma sala de espera, por exemplo, o paciente tem tempo para observar cada detalhe, e mesmo pequenos pontos de desgaste na parede, pisos, colunas, etc., deixarão uma impressão ruim.

As cantoneiras em alumínio e os rodapés inversos são boas soluções nesse sentido. As cantoneiras são fáceis de aplicar e protegem as quinas das paredes contra desgastes, além de contribuírem para uma estética mais contemporânea, devido à cor metálica.

Já os rodapés inversos sofrem menos impactos, pois estão protegidos para dentro da parede. Por serem feitos em alumínio, são mais fáceis de higienizar no dia a dia, e não vão ter o aspecto de velho — se mantêm mais conservados com o tempo.

Dê atenção ao tipo de piso

Um piso fácil de limpar juntamente a rodapés atraentes pode fazer toda a diferença na sala de atendimento.

Os pisos utilizados costumam ser do modelo vinílico em mantas, que são tiras contínuas. Além disso, é importante que apresentem impermeabilidade, evitando a penetração de líquidos. Outra característica é ser antiderrapante, até porque, o público das clínicas frequentemente envolve idosos.

Outra solução interessante é aplicar os rodapés iluminados. A luz de baixo para cima vai minimizar os pontos escuros e dar a sensação de um ambiente mais amplo, além de destacar as cores utilizadas nos pisos. Também é uma forma de deixar o ambiente mais moderno.

Explore todos os sentidos

Para complementar o projeto de arquitetura e decoração, você pode explorar outros sentidos em busca de uma boa experiência. Música e aromatizantes, por exemplo, são uma boa estratégia para deixar o ambiente mais acolhedor.

Em geral, a decoração segue um estilo mais contemporâneo, pois indica que é um local atualizado em suas práticas e atividades. Limpeza e atenção aos detalhes também são importantes na decoração para clínica e consultório, pois dão segurança de que o mesmo cuidado será transmitido aos pacientes.

Ter locais que geram a sensação de aconchego e acolhimento é fundamental. O paciente, muitas vezes, está vulnerável devido a uma doença, ao medo do resultado de um exame ou ao desconforto de buscar um médico.

Bons projetos de arquitetura e decoração para clínicas e consultórios são um passo importante para oferecer uma boa experiência. Por isso, é sempre bom ficar atento às inovações desenvolvidas para a área, a fim de encontrar soluções para melhorar a atração e fidelização dos clientes.

Para acompanhar essas tendências, assine gratuitamente a nossa newsletter e receba as principais novidades no seu e-mail!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR