PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters

Arquitetura sustentável: veja características de um projeto baseado na sustentabilidade

A arquitetura sustentável tem como base o meio ambiente, a sociedade e a economia. Conheça as características e as vantagens desse modelo de projeto.

A sociedade está se preocupando cada vez mais com o meio ambiente. Por isso, muitas pessoas buscam formas de reduzir os impactos negativos à natureza. A arquitetura sustentável, por exemplo, é um projeto consciente para gerar menos danos ao ecossistema.

Com isso, é perceptível que o desenvolvimento sustentável já chegou em diferentes setores. Na arquitetura, as ações são voltadas para a redução dos recursos utilizados nos projetos, a diminuição do desperdício e o aumento de materiais reutilizáveis. Dessa forma, há menos impacto ambiental, o que melhora, inclusive, a saúde humana.

Neste conteúdo, falaremos sobre o que é a arquitetura sustentável, suas principais características e as vantagens desse modelo de projeto. Acompanhe!

O que são projetos de arquitetura sustentável?

O foco das construções na arquitetura sustentável é a redução de qualquer efeito negativo na natureza. Além disso, a integração de três elementos é fundamental para que esses projetos funcionem:

  • meio ambiente: as construções utilizam técnicas e materiais com pouco impacto ambiental, como tijolos reciclados e aplicação de painéis solares;
  • sociedade: os projetos são pensados no bem-estar dos moradores, logo, precisam atender às necessidades deles. Um espaço em área aberta ou um terraço com muito verde são ótimos exemplos;
  • economia: as construções são viáveis financeiramente para os proprietários. O isolamento térmico e painéis solares geram mais economia.

Quais são as características da arquitetura sustentável?

 

A arquitetura sustentável tem algumas características que a identificam em qualquer projeto. O uso eficiente dos recursos naturais é a prioridade. Assim, o meio ambiente ganha e a sociedade também.

Confira abaixo suas principais características:

Redução no desperdício de água

O consumo inteligente e a redução no desperdício de água são prioridades nos projetos sustentáveis. Para isso, a tecnologia se tornou uma aliada para a reutilização do líquido.

Um ótimo exemplo é a captação de água da chuva que leva para os chuveiros e as torneiras, já que a consomem diariamente em abundância.

Fontes alternativas de energia

14677

Outra característica da arquitetura sustentável é a busca por novas fontes de energia. Afinal, o crescente uso de equipamentos eletrônicos impacta o meio ambiente. Os painéis solares são ótimas opções para serem utilizadas nos projetos.

Uso de materiais ecológicos

0196703
0196703

Esses tipos de materiais são utilizados na arquitetura sustentável para reduzir ao máximo o impacto ao meio ambiente. Atualmente, diversas opções já estão disponíveis no mercado, tais como:

  • pisos recicláveis;
  • descarga com acionamento duplo;
  • telhas de fibra vegetal;
  • telhado com isolamento térmico.

Descarte correto dos resíduos

lixo do canteiro de obras

A arquitetura sustentável prioriza o descarte correto dos resíduos utilizados durante a construção. Tudo o que sobra das obras é prejudicial ao meio ambiente, principalmente quando descartado de forma irresponsável. Portanto, o depósito deve ser realizado de forma consciente.

Reutilização e reciclagem

fresh herbs in wooden rustic box healthy eating 2023 11 27 05 11 09 utc

A reutilização é um passo essencial na arquitetura sustentável, seja para a própria obra, seja para o que sobrar dela. Dessa forma, reduzirá bastante a quantidade de resíduos no projeto. Além disso, os materiais recicláveis são uma aposta para essa modalidade.

Ventilação natural

woman opening the window 2023 11 27 04 56 57 utc

Para a redução do uso de energia, o indicado é que todos os projetos de arquitetura sustentável aproveitem ao máximo a circulação de ar natural. Dessa forma, diminui a necessidade do ar condicionado e ventilador.

Quais são os benefícios da arquitetura sustentável?

Preservação do meio ambiente

eco house concept 2023 11 27 05 00 38 utc

Não é novidade que o setor da construção civil utiliza muitos recursos naturais, o que impacta negativamente o meio ambiente. Por isso, ao aplicar esse modelo de construção, esse consumo reduzirá e os efeitos passam a ser positivos.

Benefícios para a saúde

a cute boy looks out the window of a white balcony 2023 11 27 05 36 46 utc

Além do meio ambiente, a poluição prejudica bastante a saúde de todos. Com a arquitetura sustentável, essas impurezas diminuem.

Outro ponto está relacionado ao próprio imóvel. Com a criação de um espaço verde, por exemplo, os moradores sentirão uma melhora na saúde mental também.

Maior valorização

Screenshot 6

Os projetos sustentáveis são valorizados no mercado. Caso o morador queira vender a propriedade no futuro, o preço pode ser superior ao que imagina. Isso acontece pela redução dos custos com a casa devido às aplicações sustentáveis, como painéis solares e reaproveitamento da água, além da valorização imobiliária.

Menos custo

Screenshot 5

Com todas as implementações na arquitetura sustentável, o custo é baixo quando comparado ao de uma casa tradicional.

Os preços da energia e da água são reduzidos, principalmente por serem as áreas mais impactadas de forma positiva com o projeto. Vale destacar que os custos com a obra também diminuem.

Qual a responsabilidade da Santa Luzia com a sustentabilidade?

Screenshot 4

Você sabia que encontra produtos produzidos com matéria-prima reciclada para os seus projetos na Santa Luzia? Isso acontece a partir do desenvolvimento de uma tecnologia própria que substitui o uso da madeira por EPS reciclado. Com isso, novos materiais são criados.

Em 2021, a Santa Luzia conquistou o selo ODS, que comprova o compromisso de uma empresa com o desenvolvimento sustentável. Para isso, é necessário cumprir alguns fundamentos da agenda até 2030.

Ao todo, já foram reciclados 358 mil carretas de lixo e a sua capacidade é a recuperação de 1.000 toneladas de resíduos por mês. Portanto, a Santa Luzia é o melhor lugar para encontrar produtos sustentáveis para a arquitetura sustentável.

Gostou de entender mais sobre projetos que visam a preservação ambiental e como eles impactam positivamente o bem-estar social? Então, acesse o site e conheça a linha de produtos sustentáveis Santa Luzia.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.