PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
Cômodo com ambiente integrado

Veja 8 dicas para criar um ambiente integrado sofisticado e harmonioso!

O ambiente integrado está em alta na Arquitetura. Com essa opção, você cria espaços versáteis e funcionais, além de ser uma ótima solução visualmente sofisticada e harmoniosa.

Eliminar paredes torna o local amplo, contínuo e confortável. Essa é uma tendência em imóveis de alto e médio padrão, mas também pode ser adotada para otimizar o espaço em casas e apartamentos pequenos.

Logo abaixo, reunimos 8 dicas para você implementar um ambiente integrado. Entenda como aplicar essa tendência de uma vez por todas!

Motivos para apostar no ambiente integrado

Cômodo com ambiente integrado

O ambiente integrado elimina as divisões rígidas entre espaços, que geralmente são realizadas com paredes. Haverá um único cômodo amplo e multifuncional.

Versatilidade

O espaço passa a servir para diferentes propósitos. É muito comum que deixe de servir apenas para as funções básicas (sala, cozinha e varanda) e também passe a funcionar como lugares amplos para celebrações, recepções e lazer.

Amplitude

Os cômodos ganham em suas medidas reais e em percepção de amplitude. O que está no campo de visão é um espaço contínuo, ainda que com funções bem demarcadas.

Espaços mais iluminados e ventilados

Cômodo iluminado

A remoção de obstáculos facilita a circulação do ar e da luz natural pelo ambiente. É uma ótima solução de Arquitetura Sensorial, trazendo calmaria, aconchego e tranquilidade para os moradores.

Valorização do imóvel

Os imóveis com ambientes integrados estão associados a formas de construir mais sofisticadas. Também são adotados por estilos de decoração prestigiados, como High Tech, Moderno e Minimalista. Por isso, o imóvel pode se valorizar bastante com a reforma.

Otimização do espaço

Com o ambiente integrado, minimizamos a necessidade de corredores e cantos vazios, que ficam subutilizados nos ambientes. Aliás, é uma ótima solução para imóveis pequenos em que o aproveitamento do espaço traz um salto de qualidade de vida para os moradores.

8 dicas para criar projetos com ambientes integrados

Cômodo integrado

Criar um ambiente integrado vai além de remover paredes. É central usar os móveis, itens de decoração, acabamentos e revestimentos, ora demarcando os espaços, ora criando a sensação de continuidade e movimento.

1. Produza a sensação de movimento

Ao remover paredes, adote linhas, curvas e traços que ajudam no entendimento dos espaços. Esses elementos dão uma sensação de continuidade quando passam de uma parte até a outra do ambiente, ajudando a transmitir a noção de integração.

2. Use elementos que harmonizam o décor

Há diversos tipos de ambientes integrados:

  • cozinha e área gourmet;
  • varanda e sala de estar;
  • banheiro e quarto integrados;
  • quarto e closet;
  • sala de estar e home office;
  • cozinha e sala de jantar.

Uma boa prática é pensar em um pano de fundo comum para o espaço. Ao compartilhar tons e tipos nas paredes, rodapés e pisos, facilitamos o entendimento de que os espaços devem funcionar como algo só.

3. Use o mesmo piso para integrar os ambientes

Os pisos são indispensáveis para a integração dos espaços. Além de combinar cores e tipos, fique atento ao nivelamento. Após a remoção da parede, frequentemente existem diferentes alturas de piso, pois os revestimentos foram instalados separadamente em cada cômodo.

4. Aposte na iluminação

Você pode combinar a luz natural, do sol e da lua, com iluminação indireta em rodapés, sancas de gesso, pisos e outros acabamentos. Assim, a composição ficará incrível, criando-se locais instagramáveis (que servem de pano de fundo para fotografias para as redes sociais).

5. Use tapetes ou pisos diferentes para delimitar espaços

Tapete em ambiente integrado

Os ambientes costumam ser distribuídos por funções, que podem ser delimitadas com móveis e itens de decoração, por exemplo:

  • o local de assistir TV pode ser delimitado com um tapete;
  • a cozinha pode ter um piso diferente próximo ao fogão e pia;
  • a varanda pode ter um local de descanso com decks ecológicos;
  • uma parede escura pode ser usada em contraste com o restante para indicar um home office.

6. Faça divisórias com móveis

Os móveis são excelentes soluções para criar as delimitações do ambiente integrado:

  • bancadas entre a cozinha e a sala;
  • mesas de home office em formato de “L”;
  • estantes vazadas;
  • prateleiras suspensas;
  • canto alemão;
  • sofás e poltronas.

Hoje, além dos móveis planejados, você encontra boas opções de linha. Fique atento aos conjuntos já criados para esse tipo de espaço.

7. Crie consistência em sua decoração

Cômodo integrado com texturas diferentes

Um passo fundamental é escolher o estilo de decoração para ser a linha condutora do projeto:

  • moderno;
  • minimalista;
  • escandinavo;
  • hightech;
  • industrial.

Há muitas opções, principalmente nas decorações mais contemporâneas, que apostam bastante na integração.

8. Use divisórias vazadas

As divisórias vazadas, como muxarabis de ripado e biombos, ajudam a delimitar o ambiente, sem perder a sensação de amplitude e continuidade. Afinal, não obstruem o campo de visão e permitem que todo o espaço seja capturado pelos olhos.

As ripas e ripados Santa Luzia são uma excelente opção para criar as divisórias vazadas. Os perfis da Coleção Multilinha podem ser organizados horizontal ou verticalmente, deixando-se um espaço vazado para passagem de ar e iluminação. Assim, é possível combinar estética e funcionalidade com materiais sustentáveis.

Com algumas soluções simples, você consegue planejar os ambientes integrados com muito mais eficiência. Ao somar essas boas práticas com ótimos materiais de acabamento, o imóvel será mais valorizado, e a reforma oferecerá um ótimo retorno do investimento.

Se você gostou das dicas, assine gratuitamente a newsletter da Santa Luzia para se manter atualizado sobre as tendências de Arquitetura e Decoração!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.