Com as novas exigências da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), em sua versão mais recente, ficou mais difícil obter o selo de green buildings ou edifícios verdes. O Brasil, por sinal, é o 4º colocado no ranking mundial de obras com certificações LEED.
A categoria de Materiais e Recursos foi a que mais sofreu alterações diante das novas demandas, sinal de que os fabricantes devem se atualizar para se adequar às exigências propostas pelo sistema, que giram em torno da transparência nos processos produtivos e no produto que geram. No setor de construção civil, em especial no Brasil, o acesso a esse tipo de informação é insuficiente para atender a crescente demanda. A busca por produtos que atendam exigências de qualidade, durabilidade, impacto ambiental é muito dificultada devido ao escasso conteúdo disponibilizado pelos fabricantes. A falha na comunicação faz com que os especificadores passem a maior parte do tempo procurando produtos que atendam necessidades da obra somente por questão de função, e não por terem outros valores agregados aos produtos, como bom desempenho técnico e ambiental.
Disponibilizar ferramentas que facilitem a especificação de produtos é um importante passo para ajudar a cadeia de clientes, sejam eles arquitetos, engenheiros, construtores e até mesmo o cliente final. Alinhados com esta estratégia, criamos a Tabela de Atributos Sustentáveis da Santa Luzia (clique aqui para fazer o download), contemplando toda a nossa linha de perfis fabricados em poliestireno reciclado.
A Tabela de Atributos facilita e organiza o acesso às informações relevantes ao produto, com a segurança de que são comprovadas por meio de ensaios e estudos. Nela, você pode conferir detalhes como a função do produto, ecoeficiência, informações técnicas, impactos ambientais do processo com base na Avaliação de Ciclo de Vida e contribuição do produto para possível pontuação na Certificação LEED.
A proposta da Santa Luzia é difundir a prática no mercado, despertando o interesse dos clientes por produtos com impactos calculados e informados de forma transparente. Ser transparente é informar não só os aspectos positivos. Os pontos negativos são fundamentais para servir de base evolutiva, reforçando a importância da comunicação transparente entre fabricante e cliente.
Por: Stéphanny N. Wiggers May – Engenheira de Materiais
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