PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
2150771513

Texturas naturais: a tendência de decoração para 2024

O uso de texturas naturais já é uma tendência de decoração para 2024. Esse tipo de material teve um crescimento na procura nos últimos anos e marcou presença em diversos eventos da área de design de interiores e arquitetura, inclusive nas últimas edições da Cersaie.

O interesse em materiais de origem natural tem tudo a ver com o contexto atual. Com o desenvolvimento tecnológico, a necessidade de maior contato com a natureza só tende a aumentar, e trazer esses elementos para dentro de casa faz toda a diferença na relação com o ambiente.

Neste artigo, saiba como funciona a decoração com texturas naturais e quais materiais merecem mais atenção em meio a essa tendência!

O que é uma decoração de texturas naturais?

02

Uma decoração de texturas naturais utiliza matérias-primas de origem mineral, vegetal ou animal para a construção de objetos decorativos, móveis e acabamentos para utilizar na composição de ambiente. Esses materiais ajudam a trazer um toque extra de natureza e maior contato com o meio ambiente para a casa.

As texturas naturais também são ótimas para despertar sentimentos positivos com o tato. Por conta disso, trazem uma maior sensação de intimidade e aconchego, sendo ótimas para ambientes intimistas e relaxantes.

03

Na Coleção Ubá da Santa Luzia, a matéria prima utilizada é o poliestireno. A partir da reciclagem de isopor, é possível criar peças de alta qualidade em diferentes cores, trazendo o aspecto natural da madeira e do couro.

Além disso, o revestimento Ubá cria ambientes orgânicos, que trazem leveza, aconchego e conforto para os espaços. Possui benefícios técnicos e estéticos para os projetos de decoração, com diferentes aplicações e facilidade na hora da instalação. A tendência de texturas naturais veio para ficar em 2024, tendo tudo que é necessário para o seu projeto.

Por que escolher esse tipo de decoração?

 

03

A decoração com texturas naturais pode andar lado a lado com a sustentabilidade e a busca pela valorização da natureza. Além disso, são materiais fáceis de encontrar no dia a dia e totalmente versáteis para combinar com os mais variados estilos decorativos.

Vale ressaltar que as texturas naturais ajudam a trazer mais modernidade ao espaço. Outro ponto positivo é que contam com cores neutras, o que oferece ainda mais possibilidades de combinações.

Sendo assim, não faltam motivos para escolher a decoração natural em casa. Afinal, é possível desfrutar de vantagens desde a praticidade para encontrar os materiais até a facilidade para combinar com o que já está no ambiente.

Quais as opções de texturas naturais?

Para saber como aderir a essa tendência, confira algumas opções de como investir em decoração com texturas naturais nos mais diferentes ambientes residenciais e comerciais!

Madeira

madeira
madeira

A madeira é um dos elementos naturais mais práticos para inserir na decoração. O material pode fazer parte dos revestimentos, móveis e objetos decorativos, além de ser encontrado em diferentes acabamentos, formatos e cores.

O aspecto natural da madeira ajuda a deixar o ambiente mais relaxante. Não é à toa que esse elemento é bastante utilizado em SPAs e locais que desejam promover uma maior sensação de calmaria.

Na prática, a madeira pode ser utilizada nos mais diversos ambientes. No entanto, por ser sensível à umidade, pode apresentar danos rapidamente se estiver em contato direto com locais úmidos, como banheiro e cozinha. Nesses casos, seria interessante utilizar produtos impermeabilizantes para a preservação da matéria-prima.

Tecidos naturais

32676

 

Algodão, seda, linho, juta: são várias as opções de tecidos naturais que combinam com a decoração de ambientes. O uso de almofadas, cortinas, tapetes e demais acessórios com esse tipo de material também pode contribuir para trazer mais vida, cor e naturalidade para os espaços.

Plantas

As plantas para casa, além de ajudarem na criação de um hobby, como a jardinagem, são melhores amigas da decoração. Sejam espécies pequenas, sejam vasos grandes, os vegetais podem compor o ambiente de diversas maneiras e trazer um toque a mais da natureza para locais internos.

O essencial é escolher um tipo de espécie que se adapte bem às condições climáticas do local. Caso contrário, é possível investir em plantas artificiais com a finalidade única de decoração. No mercado, existem diversas opções que simulam as folhas naturais e requerem menos tempo e recursos para a manutenção.

Tramas naturais

close up hands holding yarn knitting

É possível utilizar materiais naturais também para fazer tramas decorativas. A palha, por exemplo, combina totalmente com ambientes mais litorâneos, áreas externas e decoração rústica.

Na lista de tramas naturais, entram também materiais como o junco, o vime, a folha de bananeira e até mesmo a lã, em crochê e tricô. Aqui, a criatividade tem liberdade para inserir esses elementos em adornos decorativos e funcionais.

Pedras naturais

Até mesmo as pedras podem compor o ambiente de maneira moderna. O granito e o mármore, por exemplo, fazem parte de diversas decorações e vêm de rochas e demais minerais encontrados na natureza.

Para trazer mais cor à decoração, é possível contar com as pedras naturais coloridas, como o quartzo, a ardósia, o ônix, entre muitos outros modelos. Lustres, paredes e objetos decorativos são exemplos dos melhores lugares para aplicar esse tipo de material.

No geral, as texturas naturais fazem parte da maioria das decorações de casas modernas. Por isso, podem ser cada vez mais exploradas positivamente para reduzirem os resíduos do meio ambiente, incentivar o reuso de materiais e auxiliar na composição estética dos ambientes.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite a visita para conhecer os produtos e texturas das coleção Ubá da Santa Luzia!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.