Se você nunca pensou em adotar o marketing para arquitetos, está perdendo uma boa oportunidade de se destacar. Afinal, com as estratégias certas, é possível atrair, reter e fidelizar clientes, colocando-se em um patamar diferenciado no mercado.
Para entender por que a estratégia de marketing para arquitetos é necessária, basta rever o conceito geral proposto por Philip Kotler. Segundo o professor: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Em outras palavras, essa é uma forma de divulgar seus serviços, mostrar por que seu trabalho é necessário, agregar valor e se comunicar com o público. Ao mesmo tempo, seus clientes recebem aquilo que esperam, precisam e desejam, tendo um projeto de arquitetura bonito, confortável e aconchegante.
Ou seja, o marketing pode fazer você, profissional da arquitetura, alcançar seus objetivos. Então, que tal saber mais sobre essa estratégia e como aplicá-la? Continue lendo e entenda!
O que são os 4Ps do marketing?
Para começar a entender o marketing para arquitetos, é necessário conhecer os 4Ps. Eles são uma ferramenta poderosa para que o profissional se posicione como referência e atinja os seus potenciais clientes. Isso porque são conceitos universais e aplicados a qualquer negócio.
Perceba que o foco é ir além do marketing digital para arquitetos. Afinal, os 4Ps são aplicados tanto para o ambiente digital quanto físico. Veja quais são eles a seguir.
Produto
Consiste no produto ou serviço oferecido pelo profissional, mas também abrange outros aspectos relacionados à oferta ao público. Por isso, contempla:
- projeto arquitetônico;
- design de interiores;
- mobiliário;
- artigos de decoração;
- qualidade;
- assistência técnica;
- serviços adicionais;
- garantia.
Preço
Tem seu valor definido pelo produto. No caso da estratégia de marketing para arquitetos, é necessário considerar a capacidade de agregar valor — isso aumenta a disposição dos clientes para pagar pelo seu serviço.
Praça
Refere-se ao local em que seu trabalho alcança os clientes, podendo ser:
- escritório;
- evento;
- loja;
- coworking;
- internet.
A praça é importante, porque precisa ser bem pensada. Caso contrário, você investe um dinheiro desnecessário em lugares em que seu público não está presente.
Promoção
Demonstra a forma de divulgação do seu produto e como a mensagem é transmitida para que sua marca se torne conhecida.
Para isso, é preciso escolher os meios de distribuição mais eficientes, os melhores horários de engajamento e a linguagem adequada. Ainda vale entender como a concorrência cria seus diferenciais. Portanto, o benchmarking é uma ferramenta aliada.
Quais são os benefícios do marketing para arquitetos?
Considerando os 4Ps do marketing, é possível saber que essa estratégia traz vários benefícios para os arquitetos. Entre os principais estão:
- autoridade de mercado;
- atuação segmentada;
- atração e fidelização de clientes;
- redução de custos;
- aumento do engajamento com o público-alvo;
- realização de parcerias;
- crescimento do número de projetos;
- aumento das oportunidades para seu negócio.
Portanto, o marketing para os arquitetos é fundamental. A partir dessa estratégia, é possível atingir melhores resultados, tornar seu nome reconhecido e melhorar sua reputação no mercado.
Como implementar uma estratégia de marketing para arquitetos?
Agora chega a hora de colocar a mão na massa, afinal, pouco adianta saber que o marketing é importante, pois a capacidade de implementar essa estratégia é a etapa principal.
Por isso, apresentamos o passo a passo para você ter sucesso. Confira!
Defina a identidade visual do escritório
Esse processo corresponde à escolha de:
- cores;
- logotipo;
- design;
- outros elementos que fortalecem sua marca.
Lembre-se de que a identidade visual deve reforçar a identidade conceitual, ou seja, representar sua missão, visão e valores. Tudo isso ajuda a fortalecer o branding.
Encontre seu público-alvo e sua persona
O público-alvo é uma faixa de pessoas que pode se interessar pelos seus serviços. Por exemplo, mulheres entre 30 e 45 anos que gostam de decoração contemporânea.
Já a persona é mais específica e representa, de forma semifictícia, o seu cliente ideal. É o caso de Maria, 35 anos, gerente de marketing, que comprou seu apartamento há 1 mês e quer deixá-lo com a sua cara.
Entendeu a diferença? Ambas as definições são relevantes, mas a persona mostra com quem você vai efetivamente conversar. De toda forma, essas análises podem ser feitas por meio de pesquisa de mercado e entrevistas.
Pense nos 4Ps do marketing
Como você viu, os 4Ps ajudam a definir toda a sua estratégia de marketing para arquitetos. Então, considere-os antes de definir suas ações, porque elas vão embasar todas as suas decisões no ambiente online e offline.
Defina seus objetivos
Saiba o que você pretende conquistar. Defina seus objetivos financeiros, de crescimento e constância. Isso permite estabelecer prioridades, verificar o que é mais interessante para sua carreira e verificar o que faz mais sentido para alcançar os resultados.
Defina seus KPIs e acompanhe as métricas
Com base nos seus objetivos, verifique quais indicadores são relevantes para seu negócio. A partir disso, acompanhe as métricas para saber se os resultados esperados estão sendo atingidos. Caso não estejam, está na hora de fazer alterações para alcançar o que é esperado.
Invista em mídia paga
O investimento em anúncios patrocinados ajuda a atingir resultados com mais rapidez. Por isso, faça campanhas nos canais mais acessados pela sua persona — como: Google AdWords, Facebook Ads, YouTube, LinkedIn, Instagram etc.
Invista em marketing digital
O marketing digital é voltado, especificamente, para o ambiente online. Ao investir nessa estratégia, você consegue acessar potenciais clientes de diversos lugares, aumentando suas possibilidades e oportunidades.
Tenha um portfólio incrível
Seu portfólio deve mostrar tudo que você faz e a qualidade dos seus projetos.
Por isso, ele deve ser muito bem estruturado. Para isso, siga algumas dicas:
- crie um site moderno e condizente com a identidade visual do seu escritório;
- mantenha seus últimos projetos e aqueles que foram mais bem avaliados;
- deixe seu portfólio disponível de forma online. Pode ser até no Pinterest, Instagram ou Facebook;
- tenha uma versão impressa com fotos profissionais dos projetos. Isso contribuirá na hora de fazer uma proposta comercial aos seus clientes.
Marque presença nos eventos da área
O networking é fundamental para fazer parcerias e gerar resultados. Por isso, esteja presente nos eventos mais importantes de arquitetura. Isso também ajudará a conhecer as novidades e tendências da arquitetura, oferecendo o melhor serviço possível aos seus clientes.
Como você pôde perceber, a estratégia de marketing para arquitetos é uma aliada dos bons resultados. Ela deve ser bem estruturada para garantir o alcance dos seus objetivos, mas isso requer uma série de ações, como apresentamos neste post.
Assim, o marketing para arquitetos contribui para posicionar seu escritório perante a concorrência. Portanto, vale a pena colocar essas recomendações em prática para fazer seu negócio decolar. Além disso, invista em inovações e boas práticas para satisfazer os seus clientes.
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