PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
ficha tecnica e termo de garantia 2

Ficha técnica e termo de garantia das nossas soluções: por que é importante ter sempre em mãos?

Engenheiro com ficha técnica e termo de garantia do produto em suas mãos.

Fazer o uso adequado dos produtos de construção e acabamento, na maioria das vezes, depende de hábitos simples. Ler a ficha técnica do produto e o termo de garantia é um desses casos.

Ambos documentos são importantes para garantir a qualidade, durabilidade e uso correto desses materiais nos projetos. Assim, alguns minutos de atenção evitam uma série de erros, desperdícios e retrabalhos nas atividades.

Neste artigo, confira dicas da Santa Maria sobre ficha técnica e termo de garantia, conheça os objetivos de cada um deles e tire as suas dúvidas. Continue a leitura!

O que é ficha técnica do produto?

A ficha técnica do produto é um resumo com as informações mais relevantes para quem vai comprar, armazenar e usar um material. Seu papel é minimizar erros e facilitar a utilização para que o produto alcance a qualidade esperada.

Quem busca uma peça para o acabamento em área externa (como Ecodeck) pode, por exemplo, usar a ficha técnica para saber se o material é resistente ao clima. Igualmente, ao buscar massas para revestimentos, é possível entender sobre quais materiais os produtos são aderentes.

Além disso, no momento da aplicação, a ficha técnica orienta o responsável para que não haja erros e retrabalhos. Afinal, ao aplicar um material em lugar errado, cedo ou tarde, será preciso realizar o reparo.

Por isso, esse é um documento indispensável na hora de usar e armazenar os materiais.

O que é termo de garantia?

Já o termo de garantia define o período em que o fornecedor se responsabiliza por questões relacionadas ao material, quais situações são cobertas e as condições que precisam ser atendidas.

Na prática, essas questões ocorrem quando o produto é impossibilitado de atingir a finalidade dele ou quando existe uma perda significativa em seu valor.

Um exemplo seria um material selante que não está vedando adequadamente a entrada de água da chuva. Aqui, haveria um problema, pois a finalidade está prejudicada. Ainda, outra possibilidade seria um produto para uso externo que, após um breve período, começa a apresentar manchas. Nesse segundo caso, haveria uma perda no valor.

Acontece, no entanto, que não basta o surgimento de problemas nos produtos. Para usar a garantia, os materiais e peças devem ter sido usados da maneira adequada. Em termos simples, a causa do erro não pode ter sido uma ação inapropriada no uso, armazenamento, local de aplicação, etc.

Nesse cenário, vemos a importância de ler as condições no termo de garantia.

Quais são os principais pontos de atenção?

Na leitura da ficha técnica do produto e do termo de garantia, é importante se atentar a alguns pontos-chave. Veja os principais!

Características do produto

Comece pelas características do produto. Esse item da ficha técnica traz informações sobre matéria-prima, resistência a agentes físicos (temperatura, umidade, chuva) e biológicos (fungos, cupim, bactérias), dimensões e peso dos materiais.

Prazos e proibições

Outro cuidado é analisar o que você não pode fazer. Igualmente, fique atento ao prazo dentro do qual um produto é garantido pelo fornecedor. E, caso tenha algum problema, siga as instruções para solicitar o conserto, troca ou reembolso.

Locais de aplicação

Os locais de aplicação informam os ambientes e a superfície onde o material consegue manter sua qualidade. Além de listar os materiais em que o produto pode ser aplicado com boa aderência.

Embalagem e armazenamento

As informações sobre a embalagem podem ser usadas tanto no armazenamento como na destinação adequada após usar o produto. Já o armazenamento indica em que condições, especialmente de temperatura e umidade, o produto deve ser guardado.

No caso dos produtos Santa Luzia, além de contar com as fichas técnicas e termos de garantia, você também pode usar os vídeos do nosso canal do YouTube e acessar a central de atendimento ao cliente para sanar possíveis dúvidas.

Acompanhe nossas redes sociais e descubra outros conteúdos incríveis. Estamos  no LinkedIn, Pinterest, Facebook e Instagram.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.