PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
bloggif 640762708496c

Qual a diferença entre reformar e restaurar? Entenda de uma vez por todas!

Toda vez que você opta por fazer uma mudança em um imóvel, precisa executar um bom planejamento. Esse processo exige uma análise profunda do que precisa ser feito — e do que compensa. A questão é que essa verificação depende de saber qual a diferença entre reformar e restaurar.

Por mais que esses conceitos sejam usados como sinônimos por muitas pessoas, eles são diferentes. Além disso, são aplicados em situações diversas. Portanto, é fundamental entender o significado de cada um deles, até mesmo para saber como reformar uma casa.

Neste post, vamos explicá-los melhor e apresentar quando cada um deles é indicado. Leia e saiba mais!

O que é uma reforma?

Reforma no interior de casa.

A reforma consiste no processo de alterar a estrutura do imóvel. Assim, você pode tirar uma parede, modificar a fachada, mudar uma janela de lugar etc. Portanto, a ideia é mudar a aparência do local, criando um novo ambiente.

Nessa situação, não são aplicadas técnicas de conservação nem há preocupação em manter o estilo original da construção. Além disso, é importante ter ajuda profissional para planejar a reforma residencial. O objetivo é que a planta do imóvel seja analisada a fim de garantir a segurança após todas as intervenções.

O que é uma restauração?

Restauração em torneira

A restauração se refere ao conserto ou reparo de algo desgastado devido ao tempo. Portanto, busca-se manter o aspecto original, sua identidade, características e autenticidade. Nesse sentido, é uma forma de preservar o patrimônio original.

Normalmente, a restauração é adotada em imóveis antigos com importância histórica ou estilo de época. Assim, o objetivo da intervenção é melhorar o funcionamento do local. Por isso, costuma se referir à parte hidráulica e elétrica. Contudo, também pode levar a alterações nos pisos, paredes etc., desde que a originalidade seja preservada.

Qual a diferença entre reforma e restauração?

A diferença entre reforma e restauração está voltada para 3 principais aspectos. Veja quais são eles.

Originalidade do imóvel

A originalidade é um dos principais aspectos para saber qual a diferença entre reforma e restauração. Essa última tem o compromisso de manter a originalidade do imóvel. Portanto, são realizadas alterações mínimas no projeto, a fim de preservar a história.

Por sua vez, a reforma permite fazer qualquer modificação, ou seja, há total liberdade. O único cuidado é com a segurança do imóvel.

Etapas da obra

Normalmente, o projeto de reforma é mais simples. O especialista — arquiteto ou engenheiro — verificará o que você pretende fazer no imóvel, fará uma análise para garantir a segurança e realizará a obra.

Portanto, a restauração é mais complexa e exige a adoção de técnicas específicas e mais etapas. Portanto, esse é um processo muito maior do que simplesmente o de reformar uma casa antiga. Afinal, é preciso manter a originalidade.

Nesse processo, o profissional busca saber o ano do imóvel ou o estilo do design. Dessa forma, utiliza materiais mais adequados.

Porém, engana-se quem pensa que a restauração é mais demorada. Ela realmente pode levar mais tempo, mas isso depende da extensão das intervenções. Em alguns casos, a reforma pode exigir mais dias de trabalho.

Profissionais responsáveis

Em relação aos profissionais contratados, o processo de escolha é mais simples na reforma. É preciso contar com pessoas especializadas, mas não há necessidade de conhecimentos específicos. Por isso, você pode contar com engenheiros, arquitetos e até designer de interiores — tudo depende da obra que será feita.

Enquanto isso, a restauração requer uma análise mais exigente, porque abrange técnicas específicas, que não são adotadas por todos os profissionais. Assim, é preciso de um restaurador, que costuma ser um técnico ou especialista formado em restauro e conservação de bens.

Portanto, na hora de escolher o serviço, considere qual a diferença entre reformar e restaurar. Isso fará a diferença para contratar os profissionais certos e fazer as intervenções mais adequadas. Dessa forma, você não se arrependerá do resultado e comprará os materiais certos, inclusive aqueles que priorizam a sustentabilidade.

Então, se você quer reformar um imóvel, que tal ver opções de perfis e revestimentos sustentáveis? Conheça as linhas e coleções da Santa Luzia e tenha acesso a soluções que ajudarão a ter empreendimentos amigos do meio ambiente.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

ACOMPANHE-NOS

NAS REDES SOCIAIS

Fique por dentro das novidades da Santa Luzia através das nossas redes sociais. @santa.luzia

SIGA-NOS

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.