As ideias para a decoração de interiores são inúmeras e permitem criar projetos que expressam todo tipo de personalidade. Inclusive para quem gosta da mistura de estampas, cores e estilos, características comuns à decoração maximalista.
Ao contrário do minimalismo, a decoração maximalista é aquela que explora a criatividade em sua forma mais ampla e intensa. Uma combinação de texturas e estéticas visuais que se bem harmonizadas, criam resultados surpreendentes.
Se você deseja entender melhor sobre esse estilo para buscar inspirações, vamos ajudar! Continue lendo este post e saiba o que é uma decoração maximalista e dicas valiosas para aplicá-la de uma maneira criativa, agradável e com sua cara!
O que é uma decoração maximalista?
O maximalismo é um estilo de decoração que consiste basicamente na combinação de diferentes cores, texturas, objetos e móveis. Sendo assim, é a composição de um ambiente, residencial ou comercial, com criatividade e repleta de elementos.
As principais características de uma decoração maximalista são as seguintes:
- diversidade de texturas em um mesmo cômodo;
- variedade de objetos de valor emocional;
- criatividade para ousar no uso das cores;
- harmonia entre os diversos elementos decorativos;
- remete a personalidade do proprietário;
- projeto único, com mistura de tendências e culturas.
A decoração maximalista também reúne características de outros estilos, como a decoração étnica, navy e outros. Uma tendência que está cada vez mais comum no design de interiores no Brasil e proporciona diversas oportunidades para um projeto.
Como fazer a decoração maximalista?
Uma decoração maximalista bem planejada desperta as atenções de todos que frequentam o ambiente, por ser um projeto único. Apesar disso, é preciso ter cuidado com os excessos para não comprometer os resultados e deixar o espaço desagradável.
Para ajudar você nessa tarefa, veja algumas dicas para criar uma decoração maximalista perfeita!
Encontre a dose certa
Um dos segredos da decoração maximalista é saber dosar os adereços, cores e texturas, pois o exagero deixa o espaço extravagante. Encontre a dose adequada para cada ambiente, sempre com itens que combinam e harmonizam entre si.
Use cores primárias e subtons
Uma boa estratégia para decorar um ambiente maximalista é utilizar cores primárias, como o amarelo, vermelho e o azul. Utiliza os subtons para combinar as cores e harmonizar todo o ambiente, incluindo os revestimentos, móveis e objetos.
Use a criatividade
A criatividade é uma das principais características da decoração maximalista e você pode usar a imaginação para criar um projeto personalizado. Trata-se de uma forma para expressar sua identidade e ter um imóvel de acordo com as preferências.
Aposte em bons itens decorativos
Para compor a decoração, é interessante selecionar objetos decorativos considerando o seu perfil, de forma gradativa e planejada. Avalie artesanatos, quadros, luminárias e outros objetos que vão combinar com a decoração e tornar tudo mais especial.
Misture estampas, cores e texturas
Hoje em dia, é fácil encontrar uma grande variedade de texturas, cores e revestimentos para paredes, como os painéis ripados. Selecione e misture estampas de maneira planejada e combinada, para dar ainda mais vida à decoração maximalista.
Aposte na simetria
A simetria é essencial para combinar elementos de uma maneira equilibrada e ajuda a lidar melhor com o excesso de informações. Portanto, a ideia é desenvolver a decoração aos poucos para enxergar onde inserir novos elementos sem sobrecarregar.
Invista em peças vintage
O uso de peças vintage está em destaque no design de ambientes e muitos objetos já são fabricados com esse estilo. É uma excelente opção para completar uma decoração maximalista e pode dar uma nova cara ao espaço.
Algumas das principais opções vintage que você pode utilizar são:
- vitrolas;
- telefone fixo antigo;
- mesas e cadeiras vintage;
- objetos antigos, como câmeras;
- quadros vintage;
- luminárias;
- tapetes e espelhos.
O estilo de decoração maximalista permite usar a criatividade sem limites, com cores, objetos e móveis que vão do moderno ao antigo. Lembre-se de fugir do tradicional e explorar todas as possibilidades para realizar seu objetivo da melhor forma.
Como pode notar, a decoração maximalista é uma opção interessante e que pode levar a resultados incríveis, com um aspecto único. Se você gosta desse estilo, siga nossas dicas e harmonize todos os componentes para ter um projeto surpreendente.
Gostou de sobre a decoração maximalista? O que acha de continuar lendo sobre o tema e entender mais um estilo para o décor de ambientes? Não perca tempo e saiba agora mesmo sobre o estilo Navy e dicas para aplicá-lo!