PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
deck ecologico solucao sustentavel e sofisticada para areas externas 2

Deck ecológico: solução sustentável e sofisticada para áreas externas

Aqui, descubra as vantagens de usar a madeira plástica em decks e veja em que locais essa proposta pode ser aproveitada!
Arquitetas: Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira.

Ao planejar a aquisição de um deck externo para casa, uma grande dúvida surge: qual material usar? Uma ótima resposta é o deck ecológico.

Feito com matéria-prima reciclada de WPC, ele é produzido para acabamento em espaços de lazer, como piscinas, saunas e hidromassagens.

As áreas externas que recebem o acabamento do deck ecológico adquirem um design muito natural e moderno. Neste artigo, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa opção sustentável. 

Continue a leitura e saiba mais!

O que é o WPC?

A primeira forma de WPC foi introduzida no mercado de decks no início dos anos 90 — feita a partir da fusão entre madeira e plástico.

Desde então, fabricantes, fornecedores, arquitetos e usuários finais têm se referido ao WPC como o mais amigável ​​ao meio ambiente e mais fácil de manter em comparação com os decks de madeira natural ou maciça.

Em sua produção, após o processo de reciclagem da matéria-prima, o material obtido é fundido, homogeneizado e pigmentado para, então, ser modelado em diferentes formatos que chegam ao mercado. Vale ressaltar que o WPC se assemelha muito à madeira natural em termos estéticos e funcionais, o que o torna uma ótima opção quando se fala em sustentabilidade.

Por que reciclar é importante?

O setor de materiais sustentáveis está cada vez mais em alta, oferecendo diversos produtos e formas de criação. Suas soluções trazem praticidade, criatividade e muitos benefícios para a sociedade.

Além disso, reciclar significa um menor uso de energia para obter e processar novas matérias-primas, pois diminui as emissões do dióxido de carbono. A redução desse e de outros gases do efeito estufa, emitidos na atmosfera, é vital para deter as preocupantes mudanças climáticas.

Por que investir em um deck ecológico?

Nos dias de hoje, evitar o descarte de produtos, optando por reciclá-los, está se tornando uma obrigação. Com o reúso de matérias-primas, o WPC prova-se como uma excelente substituição.

A partir do seu uso, é possível aplicar um material idêntico ao original, evitar o descarte e ainda diminuir o desperdício de água. Outra vantagem está na sua aplicação: mais fácil e mais rápida do que a da madeira natural!

A partir do uso do deck ecológico, é possível aplicar um material idêntico ao original, evitar o descarte e ainda diminuir o desperdício de água.
Arquitetura: Alessandra Marques e Rodrigo Costa.

O deck ecológico é uma das criações de material ecológico que mais se assemelham ao produto feito com a madeira maciça.

Vantagens do uso do WPC

O WPC apresenta bom desempenho. Ele é superior à madeira maciça em termos de qualidade uniforme e propriedades mecânicas de materiais, como compressão e tensão.

Além disso, as experiências também mostram que o desempenho de resistência do ecodeck é duas vezes maior do que o da madeira maciça — sendo sua principal vantagem, a durabilidade em áreas molhadas, promovendo um menor custo ao longo da vida do material.

Qual a diferença entre WPC e PVC?

Deck ecológico aplicado em um jardim com uma cadeira azul e uma almofada ao lado.

Como você deve imaginar, a principal diferença entre WPC e PVC está na composição desses materiais.

O WPC é composto por partículas de madeira envolvidas em resina plástica, o que protege o produto final da ação do tempo. Dessa forma, o material não apodrece, não solta farpas e é imune ao ataque de pragas como cupins e formigas.

Já o PVC, também chamado de “deck de plástico” ou “sintético”, é produzido em Cloreto de Polivinila Celular, o mesmo material usado para cercas de plástico.

Além disso, alguns produtos são revestidos, o que significa que uma tampa protetora é adicionada à superfície, dando também uma aparência de madeira.

Como você viu, o deck ecológico é uma ótima opção de material para o ambiente externo da sua casa — e uma excelente solução de reciclagem de material. Sua aparência se iguala à “madeira original” e sua qualidade é inegável. 

A Santa Luzia trabalha com uma linha de ecodecks completa que, além de não precisarem de pintura e não apodrecerem, são imunes a pragas e oferecem facilidade em limpeza.

Quer saber mais sobre esse produto? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.