PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
o verao esta ai veja como deixar a casa mais fresca 2

O verão está aí! Veja como deixar a casa mais fresca

O verão pode surpreender com as altas temperaturas. Mas, você pode deixar os ambientes mais frescos com essas dicas, sabia? Veja o que fazer!
Arquitetas: Gabriela Gaunszer Kozlowski e Rejane Heiden

“Moro num país tropical”… Assim diz a canção de Jorge Ben Jor. E o que, exatamente, significa morar em um país tropical? Bem, há muitas características a levar em consideração. No Brasil, por se situar entre os trópicos, principalmente, a radiação solar costuma ser intensa. Durante o verão, as temperaturas podem alcançar índices bem elevados.

Mas, é possível aplicar técnicas que deixam o ambiente mais agradável, sem a necessidade de reforma, nem de usar produtos como o ar-condicionado. No nosso dia a dia, inclusive, podemos inserir com eficiência a sustentabilidade.

Quer saber o segredo para deixar a casa mais fresca? Continue a leitura e veja como fazer de forma sustentável!

Use plantas dentro de casa: a natureza como aliada

As plantas contribuem para deixar o ambiente mais úmido, o que favorece o conforto térmico, sem oscilações exageradas de temperatura durante o dia.

As plantas contribuem para deixar a casa mais fresca e o ambiente mais úmido.

Elas também geram sombra e, dessa forma, combatem a incidência da radiação solar. Mas, evite colocar plantas muito grandes em espaços pequenos, porque podem criar a sensação de abafamento. Uma boa dica é aplicar as técnicas do estilo de decoração Urban Jungle.

Mantenha as cortinas fechadas: deixe o sol do lado de fora

Nos horários mais quentes, deixe fechadas as persianas e cortinas. Dessa forma, você se previne contra a incidência direta dos raios solares e reduz a temperatura do ambiente.

Caso o sol incida muito intensamente nas janelas durante a tarde, você pode usar películas de vidro ou cortinas blackout.

Utilize tecidos leves e naturais: mais frescor com linho e algodão

Outra dica de como deixar a casa mais fresca é usar tecidos leves, com trama natural, que permitem um toque macio e refrescante. É o caso do linho e algodão.

Para usufruir uma noite de sono mais relaxante, você pode aplicar esses tecidos nas roupas de cama. Já na sala, se os sofás tiverem mantas, elas devem ser guardadas.

Na verdade, se você mora em um local onde há calor intenso, o correto é evitar os revestimentos sintéticos (como camurça e veludo) nos sofás e nas almofadas. Mas, se o sofá já tiver algum desses revestimentos, nem tudo está perdido — basta forrar ele com uma capa.

Instale lâmpadas LED: sustentabilidade e mais economia

As lâmpadas LED, chamadas de lâmpadas frias, são a melhor opção para deixar a casa mais fresca de forma sustentável. Elas são recicláveis, o que favorece a economia circular. E também consomem menos energia elétrica.

As lâmpadas LED são a melhor opção para deixar a casa mais fresca de forma sustentável!

Outra opção é usar lâmpadas fluorescentes na iluminação residencial, pois elas esquentam menos e também são econômicas.

Abra as janelas depois do crepúsculo: o frescor noturno dentro de casa

Quando o sol se pôr, você pode abrir todas as janelas para que o ar fresco da noite penetre no ambiente. O cuidado que se deve ter é em relação à segurança, já que certas regiões são assoladas por assaltantes e outros criminosos.

Caso o problema seja a entrada de insetos noturnos, fica mais fácil de resolver: basta colocar telas de proteção nas janelas.

Antes do amanhecer, o correto é fechar as janelas para que o ambiente permaneça fresco por um período maior.

Deixe o ar umedecido: a água aumenta a umidade relativa do ar

Outra sugestão de como deixar a casa mais fresca nos dias mais quentes é umidificar o ar com recipientes, cheios de água fresca, espalhados pela casa. Isso significa que, além de plantas, há outros meios de umidificar o ar. Esses depósitos, podem ficar sob a cama ou sofá — a fim de evitar tropeços.

Você também pode colocar toalhas de banho úmida por alguns cômodos da casa. Outra estratégia, é ligar um ventilador diante de uma garrafa com água gelada, pois assim será possível circular o ar frio e aumentar o teor de umidade.

Caso deseje, utilize um umidificador. Hoje, existem diferentes modelos disponíveis no mercado, com preços variados.

Troque o tapete: decoração sustentável com tapete de tramas naturais

Tapetes com tramas altas, muito pesados, de cores escuras, não são adequados para o verão. Você pode usar um tapete de tramas naturais, como de sisal, para garantir um ambiente mais fresco. É importante, ainda, escolher cores mais claras. Além de melhorar o conforto térmico, esses tapetes dão um novo ar à decoração da casa.

Como deixar a casa mais fresca: outras opções para você aplicar

Além dessas sugestões, você pode investir mais. Confira mais algumas dicas para aplicar reformas ou construir obras sustentáveis: 

  • use cores claras nas paredes, na fachada e nos móveis: elas absorvem menos calor;
  • utilize uma cobertura adequada: telhas de barro são melhores que as de amianto, metal ou fibrocimento;
  • construa um teto verde ou jardim vertical: eles deixam a casa mais bonita e reduzem bastante a temperatura interna (o jardim vertical na fachada, bloqueia em até 50% a radiação do sol);
  • opte por pés-direitos altos: como o ar quente tende a subir, ele ficará mais distante dos moradores.
Use cores claras na paredes, fachada e móveis para deixar a casa mais fresca. Elas absorvem calor.

Agora você já sabe como deixar a casa mais fresca. Algumas dicas são bem simples, não acha? Outras vão exigir um pouco mais de trabalho e dinheiro.

Gostou dessas sugestões? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e conferir nossas postagens! Estamos no Pinterest, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn.

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.