Quais os tipos de boiserie? Escolha o melhor

A boiserie surgiu na França, ainda no século XVIII.

Existem várias formas de deixar a decoração da sua casa mais bonita. Uma possibilidade é utilizar os diferentes tipos de boiserie. Versáteis, belos e elegantes, esses itens podem ser usados em qualquer local, desde uma residência até um estabelecimento comercial.

Essa técnica de decoração surgiu na França, ainda no século XVIII. O elemento era utilizado em palácios e nas residências dos nobres europeus. No entanto, caiu no gosto popular brasileiro e agora é bastante adotado para trazer elegância.

Porém, ainda fica a dúvida: quais tipos de boiserie são ideais para o seu projeto? Quais ambientes podem receber essa espécie de painel ou moldura? Vamos responder essas perguntas neste post. Acompanhe!

Os tipos de boiserie

Os diferentes tipos de boiserie são definidos a partir do material utilizado na fabricação.

Os diferentes tipos de boiserie são definidos a partir do material utilizado na fabricação. Qualquer um dos modelos pode ser personalizado conforme a decoração do ambiente. Além disso, as bordas podem ser quadradas, arredondadas ou com detalhes no acabamento.

Por tudo isso, a moldura boiserie é um destaque na decoração de qualquer ambiente. Especialmente, se a casa tiver pé-direito alto. No entanto, também pode ser usado em residências com outras características.

Ainda, é possível escolher o material de fabricação mais adequado ao seu projeto de decoração. Nesse cenário, os diferentes tipos de boiseries são:

Madeira

Hoje em dia, é possível utilizar o MDF em substituição à madeira.

É o modelo tradicional, muito usado nas casas antigas da França. Atualmente, é pouco usado por exigir grande necessidade de conservação. Afinal, o material pode ser danificado por cupins, mofo e umidade.

O boiserie de madeira é fixado na parede. Então, é pintado com a tinta da mesma cor. Apesar disso, contribui para uma decoração clássica e refinada. Hoje em dia, é possível utilizar o MDF em substituição à madeira.

Gesso

O gesso traz um efeito decorativo diferente e pode ser customizado com diferentes cores.

O gesso tem a vantagem do custo ser acessível. Sua aplicação é feita na parede com cola específica e o resultado é bastante sofisticado. Porém, o problema é que esse tipo de boiserie é bastante frágil.

O gesso traz um efeito decorativo diferente e pode ser customizado com diferentes cores. No entanto, exige instalação por mão de obra especializada e um bom lixamento para naturalizar a textura.

Poliestireno

A boiserie de EPS é a melhor escolha por ser bonito, sustentável e resistente.

O poliestireno expandido (EPS) é bastante usado em projetos modernos. A fabricação pode ser embasada em um material reciclável, o que garante uma decoração sustentável, ecologicamente correta e que traz um bom resultado.

Além disso, o boiserie de poliestireno é muito resistente, imune a pragas e não sofre efeitos da umidade. A limpeza também é simples: basta passar um pano úmido.

Por todas as suas características, o boiserie de EPS é a melhor escolha. Tem ótimo custo-benefício e pode ser instalado em diferentes ambientes. Até mesmo em áreas úmidas, como o banheiro e a cozinha.

Cimento queimado

Qualquer um dos modelos de boiseriepode ser personalizado conforme a decoração do ambiente.
Balaroti Diamond Bar por Mariana Pesca Arquitetura na Casa Cor SC 2013. Foto: Lio Simas

O cimento queimado garante um estilo retrô, industrial ou mais descolado. Inclusive, combinar a boiserie e a parede com a textura de cimento queimado dá um resultado incrível!

Espuma Vinílica Acetinada (EVA)

Boiseries de EVA são uma opção mais custo-benefício, por ser barato, mas não tão resistente.

A Espuma Vinílica Acetinada (EVA) é uma opção mais barata para criar o seu boiserie. Também tem outras boas características, como: 

  • facilidade de limpeza; 
  • flexibilidade;
  • capacidade autocolante;
  • imunidade a pragas.

Porém, é um material muito menos resistente. Outra desvantagem é a pouca quantidade de fabricantes. Por isso, é difícil encontrar o boiserie de EVA.

Os ambientes que podem receber boiseries

Diferentes ambientes podem receber os variados tipos de boiseries.
Ambiente decorado pelo arquiteto Arcangelo Primato. Foto: Arcangelo Primato/Archilovers

Diferentes ambientes podem receber os variados tipos de boiseries. Especialmente se você optar pelo fabricado em EPS. Afinal, eles são resistentes à água e à umidade. Assim, você pode inserir esse elemento decorativo em:

O que importa é avaliar o seu projeto de decoração e deixar a sua criatividade rolar! Você ainda pode colocar outros detalhes, como:

  • bordas arredondas;
  • cores fortes e vibrantes;
  • padronagens arabescas;
  • formatos geométricos para complementar a parede.
Os diferentes tipos de boiserie ajudam a criar uma decoração mais bonita e elegante.
Ambiente decorado pela arquiteta Paola Ballani. Foto: Paolla Ballani/Archilovers

Tudo depende do que você deseja. De toda forma, os diferentes tipos de boiserie ajudam a criar uma decoração mais bonita e elegante, qualquer que seja o estilo adotado.

Agora que você viu essas informações, que tal mostrá-las para outras pessoas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude na escolha dos boiseries para os projetos de decoração.

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR