Como captar clientes de arquitetura: passo a passo definitivo

Se você pensa em como captar clientes de arquitetura e design, já deve ter se deparado com dicas que falam sobre a importância de ser visto pelo público. Afinal, as pessoas precisam conhecer os seus serviços para ter interesse em contratá-los, certo?

Nesse cenário, o marketing digital se torna essencial. Com boas estratégias, você pode:

  • atrair clientes;
  • fortalecer a sua imagem;
  • desenvolver relacionamentos;
  • alcançar pessoas em diferentes lugares.

Para mostrar como captar clientes de arquitetura e design, veja o passo a passo a seguir e confira diferentes ferramentas, dicas e boas práticas!

Tenha uma proposta de valor

A primeira dica sobre como captar clientes é ter uma proposta de valor, que tem a finalidade de demonstrar o que o seu escritório conseguirá entregar ao consumidor. Ou seja, é preciso que ele reflita as vantagens e diferenciais do seu trabalho.

Aqui, é bastante comum que o profissional busque apresentar o seu nicho de atuação. Ainda que você atue de maneira mais genérica, vale a pena expor os pontos nos quais você se destaca.

Dessa forma, ficará mais fácil fortalecer a imagem da sua empresa no mercado. Isso porque os clientes terão contato direto com dados apresentados por você sobre os serviços prestados.

Vale destacar que o conceito pode ser aplicado de duas maneiras. A primeira acontece de forma ampla, como em um site, apresentando questões mais gerais sobre a sua proposta de valor e pilares de atuação, considerando o seu público-alvo.

A segunda é nas propostas individualizadas enviadas aos clientes: não se limite a apresentar um projeto. Invista um tempo para explicar os detalhes que levaram às decisões, demonstrando a preocupação com as particularidades de cada esboço e o valor que o seu trabalho entregará a ele, caso o contrato seja fechado.

Busque posicionamento

Outra dica importante é trabalhar o seu posicionamento no mercado. Ele reflete na percepção que o público tem do escritório, então o profissional precisa encontrar formas de melhorá-lo ao longo do tempo.

O posicionamento tem relação com a proposta de valor, porque ela ajuda a diferenciar o seu escritório e o trabalho realizado das demais soluções existentes no mercado. Para tanto, uma prática comum é contar com o marketing digital.

Com o crescente uso da internet, os canais on-line se tornaram ferramentas fundamentais quando se fala em como captar clientes. Por exemplo, as redes sociais já fazem parte do dia a dia de diversos usuários — e elas também são usadas como fonte de pesquisa.

Ao criar perfis que ajudem a divulgar sua marca, oferecer conteúdos educativos e apresentar os diferenciais dos seus serviços, é possível criar mais autoridade e desenvolver um posicionamento melhor para o seu trabalho.

Utilize personas

Para que as estratégias de captação de clientes tenham um efeito mais positivo, você precisa saber quem é a sua persona. Elas são representações semi fictícias do cliente ideal do seu escritório de arquitetura ou design.

Você pode desenvolvê-la com base nos dados dos seus clientes ou do público-alvo, mas deve ser ainda mais específico. Uma persona tem suas próprias dores e necessidades, e essas informações ajudarão a guiar as suas estratégias de marketing.

A partir disso, ficará mais fácil entender fatores, como:

  • quais tipos de conteúdos utilizar;
  • em quais canais você deve estar presente;
  • qual deve ser o tom utilizado na comunicação.

Inclusive, a persona pode ser usada para ajudar a colocar diversas dicas desse post em prática.

Monte um site e tenha um portfólio

Já falamos sobre a relevância da presença on-line quando se trata de aprender como captar clientes, certo? Nesse cenário, uma dica importante é ter um site e um portfólio digital, que permita acesso fácil por pessoas interessadas em serviços que você pode prestar.

No caso do site, ele deve trazer informações, como:

  • identidade visual;
  • proposta de valor;
  • canais de contato;
  • serviços prestados.

Uma forma de mostrar valor e se posicionar é ter depoimentos de outros clientes contando a experiência com o seu trabalho.

Já o portfólio deve fazer parte do seu site, apresentando imagens dos diferentes tipos de projetos realizados, as propostas de mudanças e outros dados que possam ser divulgados.

Esse material é uma ótima alternativa para demonstrar de que forma o seu trabalho como arquiteto ou designer pode ajudar o cliente.

Inclua o uso de blog e redes sociais

Quando se fala em marketing digital, uma estratégia significativa é o marketing de conteúdo. Ele consiste em adotar técnicas para:

  • educar o seu público;
  • construir autoridade;
  • auxiliar os potenciais clientes em sua jornada de compra.

Para isso, você pode ter um blog vinculado ao site para publicar blogposts, explorando o uso de palavras-chave que sejam interessantes para a sua persona. A ideia é buscar um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, o que pode atrair clientes.

As redes sociais podem ser usadas com essa finalidade, permitindo publicação de termos, imagens e vídeos com diferentes propostas. A vantagem é que existem diferentes aplicativos, cada um atendendo a finalidades específicas.

Então, pesquise o seu público-alvo visando entender quais canais eles mais utilizam e desenvolver uma estratégia completa de marketing de conteúdo para o seu escritório.

Faça parceria com outros sites e blogs de arquitetura

Fazer parcerias é uma ótima estratégia para captar clientes. Com elas, é possível encontrar profissionais que trabalham com serviços diferentes, trocando indicações e ampliando os meios de captação de clientes.

Porém, isso também vale no ambiente on-line: existem diversos sites e blogs voltados para arquitetura e design que oferecem espaços para parceiros.

Logo, eles trazem oportunidades para ampliar os meios de divulgação do seu negócio e podem ajudar a alcançar mais potenciais clientes.

Ainda, é possível trocar postagens, fazendo guest post. Ou seja, você escreve publicações que serão feitas em páginas parceiras — e publica artigos que eles fazem. Essa prática ajuda a criar autoridade para o seu site trazendo mais benefícios.

Invista em materiais ricos e formulários

Por fim, outra dica sobre como captar clientes é investir em materiais ricos. Eles podem ser e-books, infográficos, planilhas e outros conteúdos que possam ajudar o usuário a solucionar algum problema ou esclarecer dúvidas.

Em troca do fornecimento gratuito, você pode liberar o download após o preenchimento de um formulário via landing page. A partir dos dados recebidos, há chances de qualificar os leads e adotar estratégias específicas, como via e-mail marketing, para tentar conduzi-lo pelo funil de vendas.

Outra possibilidade é o uso de newsletter. Nesse caso, o usuário fornece o e-mail para receber conteúdos produzidos pelo seu site. Portanto, analise as possibilidades de modo a traçar as melhores estratégias às suas necessidades.

Agora que você já sabe como captar clientes, aplique essas dicas em seu negócio. Assim, é possível atrair o público que precisa dos serviços de arquitetos e designers, ampliando as oportunidades de fechar negócios e otimizar o faturamento.

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