Casas do futuro: descubra como elas serão

Casas do futuro contam com painéis solares para renovação saudável de energia
Painéis solares no telhado

Os avanços tecnológicos trouxeram diversas tendências para construção e decoração. Assim, um bom exercício para se inspirar, é pensar como serão as casas do futuro.

Entre as mudanças, existe um foco na personalização e sustentabilidade. Os lares serão cada vez mais do nosso jeito, sem perder de vista a preocupação com o meio ambiente e uso racional dos recursos.

Logo abaixo, reunimos as principais tendências para você matar a curiosidade e conseguir insights para aplicar aos seus projetos pessoais e profissionais. Vamos lá?

Natureza integrada aos edifícios

O contato com a natureza será um ponto importante nas casas do futuro. Ter residências próximas a áreas preservadas, locais arborizados, parques dentro do condomínio e outras formas de aproximação com o meio ambiente será mais valorizado.

Casas do futuro contam com natureza integrada aos edifícios

É uma medida com efeitos positivos em diferentes aspectos. A natureza tem uma influência boa em relação a recarregar as energias e minimizar o estresse da rotina das grandes cidades. Além disso, é uma forma de minimizar os efeitos da poluição e trazer a ideia de sustentabilidade para o projeto.

Aproveitamento de espaços temporários

As casas do futuro serão mais flexíveis em relação aos espaços internos. Isto é, os cômodos podem modificar suas funções, conforme as mudanças e interesses de cada momento. Para isso, é possível pensar em construções modulares ou espaços que possam ser transformados.

Entre os espaços temporários, as áreas de lazer se destacam. Um mesmo local externo, por exemplo, pode ser utilizado para prática de exercícios e descanso durante o dia a dia, mas virar uma área de festas em ocasiões especiais. Portanto, o projeto pode ganhar destaque ao proporcionar essa flexibilidade para os moradores.

Ambientes bem delimitados

Os cômodos tendem a ser mais privativos e delimitados. É como se entrássemos em várias residências ou ambientes de trabalho dentro da própria casa, cada um com vida própria nas casas do futuro.

Ter escritório para home office, locais de lazer, quarto dos pets, cada local pode ser pensado como um microambiente completo dentro do contexto maior que é a residência.

Espelho inteligente

Em relação às tecnologias da casa do futuro, uma tendência para os próximos anos são os espelhos inteligentes, ou seja, que auxiliam as pessoas com os cuidados com a estética e saúde no dia a dia. Essa inovação usa a análise e cruzamento de dados para informar a pessoa sobre indicadores físicos.

Casas do futuro contam com espelho inteligente
Espelho inteligente

Energia renovável

Outra inovação é usar mecanismos para geração de energia renovável nas residências. Equipamentos para transformar resíduos em energia e placas solares são dois exemplos do que pode ser implementado nesse sentido.

Painéis de energia renovável simbolizando as casas do futuro.
Painéis de energia renovável

Holografia

A holografia é outra das tecnologias para casas do futuro. Essa ferramenta de realidade aumentada, em que objetos virtuais são sobrepostos ao mundo físico, tende a ser uma das interfaces disponíveis para usar automação, falar com assistentes virtuais, obter informações e consumir conteúdo multimídia.

Hiperautomação das casas do futuro

A tendência das casas do futuro é de total integração entre o ambiente físico e digital, por meio da Internet das Coisas. Cada vez mais elementos poderão ser controlados e automatizados, e a direção que os avanços tecnológicos tomam é de residências inteligentes.

Decoração sustentável

Os móveis, materiais, eletrodomésticos e outros elementos terão de prezar pela sustentabilidade na decoração das casas do futuro. Logística reversa, componentes recicláveis, manejo florestal sustentável são alguns dos diversos pontos a serem considerados nos projetos.

Aliás, o meio ambiente pode ser pensado como uma estratégia para agregar valor para os moradores. Afinal, a relação dos produtos e serviços para com a sustentabilidade é um critério de consumo cada vez mais relevante nos hábitos das pessoas.

Serviços internos

Os condomínios também devem se modificar no sentido de oferecer produtos e serviços mais completos para os moradores. Supermercados, padarias, lanchonetes e locais de diversão são exemplos do que podem transformar o local em pequenas cidades.

Por isso, além da tecnologia, vale a pena considerar outros facilitadores que tragam conforto e comodidade aos moradores. Além disso, lembre-se de exercitar o empreendedorismo, identificando necessidades e desejos que não foram atendidos para inovar nos seus projetos.

As casas do futuro são uma ótima fonte de inspiração para criar propostas de valor mais completas, com novos produtos, serviços e experiências agregadas aos projetos. Logo, pode ajudar arquitetos, engenheiros e construtores que buscam novas entregas para alavancar as receitas.

O que você achou das tendências apontadas? Para ter outros pontos de vista sobre o assunto, compartilhe o texto nas suas redes sociais e escute o que seus colegas enxergam como o futuro das construções!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_PTPT_PT