¿Cómo combinar texturas en decoración? ¡Descúbrelo aquí!

Texturas na decoração de uma cozinha.

O que você acha de trabalhar texturas na decoração? Parte fundamental dos projetos, esses elementos influenciam o tom e a personalidade do ambiente. Além de oferecerem um caráter sensorial, tornam o ambiente mais bonito e aconchegante.

Para isso, é importante saber como utilizar as texturas decorativas. Afinal, é preciso que elas conversem com os outros itens, como revestimentos, objetos e mais. Além disso, existem várias formas de utilizá-las.

Quer saber como? Neste post, apresentamos algumas dicas. Confira!

Analise o estilo decorativo escolhido

As texturas na decoração agregam aspecto tátil ou visual ao ambiente. Porém, ainda vai além. Ela contribui para impor um estilo específico. Por exemplo, aquelas suaves e brilhantes trazem uma sensação moderna. Por sua vez, as ásperas e naturais causam um efeito rústico.

Nesse cenário, várias opções podem criar essas sensações. Entre os diferentes tipos de texturas estão:

  • tijolo;
  • madera;
  • metal;
  • tecidos;
  • pedra;
  • vidros.

Por isso, antes de defini-las, pense em qual será o estilo decorativo escolhido para o ambiente. Por exemplo, o quarto deve passar tranquilidade e conforto. A sala, elegância e sofisticação. A cozinha, praticidade. E por aí vai.

Texturas na decoração de um quarto.
Imagem ambientada: quarto decorado com texturas.

A partir disso, é possível escolher a melhor textura para a decoração. Isso porque elas são capazes de reduzir a amplitude do ambiente grande e, ao mesmo tempo, gerar um clima intimista nos cômodos menores.

Mescle objetos com tecidos e estampas diferentes

Uma das formas mais fáceis de usar a textura em um ambiente é por meio dos tecidos e estampas. Eles são aplicados em almofadas, tapetes, mantas, capas, cobertores e mais. Além disso, ajudam a reformar móveis e objetos, como luminárias e poltronas.

Texturas na decoração de um quarto.
Imagem ambientada: tecido combinando sua decoração junto ao ambiente.

Você pode usar tecidos e estampas em maior ou menor escala. É o caso de utilizar nas cortinas ou em uma manta localizada no braço do sofá. Os tecidos usados podem ser:

  • renda;
  • algodão;
  • linho;
  • veludo;
  • lã.

Caso opte pelas almofadas, vale a pena escolher um tecido estampado que enfatize uma cor. Assim, essa tonalidade aparece em outros objetos, porém, com diferentes texturas e tecidos. Outra opção é usar cores que combinem e com diferentes materiais.

Pense nas cores do projeto

As cores são capazes de interferir na sensação de calor ou frio. Você pode usar em vários elementos. Por exemplo, rodapés com guarnição coloridos podem criar um ponto focal ou reforçar alguma sensação, como a de conforto ou modernidade.

Texturas na decoração de uma sala de espera.
Combinação de texturas em cores na decoração de uma sala de espera.

As cores vibrantes e variadas podem, inclusive, dar um toque retrô ou até mesmo oferecer mais personalidade aos ambientes, ao fazer a combinação entre tonalidades quentes e frias.

Nesse caso, quem gosta de lugares coloridos tende a ter uma tarefa fácil. Por outro lado, os adeptos dos tons neutros podem utilizar as cores como um ponto de destaque.

Lembre-se de que as tonalidades quentes trazem energia, enquanto as frias oferecem mais tranquilidade. Entender esse conceito e trabalhar as diferentes texturas na decoração evitam o resultado exagerado, a poluição visual. É a chamada psicología del color en la arquitectura.

Por isso, procure uma cor específica para predominar no ambiente. Assim, você pode usar tonalidades diferentes nos objetos decorativos, criando uma paleta que não sobrecarregue o cômodo.

Outra possibilidade é fazer uma mescla cromática. A ideia é que as cores dialoguem entre si. Por exemplo, a cor da luminária combina com os detalhes da almofada, o sofá com os rodapés e as guarnições, etc.

Utilize tapetes

O tapete é um coringa. Além de ajudar na decoração, torna o ambiente mais aconchegante, melhora a acústica, a sensação térmica, e ajuda a incluir diferentes texturas na decoração. Ele também tem um papel-chave, já que pode ser escolhido ao final do projeto para “amarrar” todos os elementos.

Como isso acontece? Por exemplo, se você quer conforto, opte por algodão ou lã. Se optar por um diseño mais natural, escolha tapetes em juta, fibra natural ou sisal. Para passar elegância, o melhor é o chenille. Ainda existem outras alternativas, como o polipropileno, couro, nylon e microfibra. Tudo depende do que combina com o proyecto de decoracion.

Aproveite a textura natural das plantas

As texturas naturais e o verde das plantas fazem toda diferença para tornar o ambiente mais bonito e equilibrado. Inclusive, é possível utilizar esse recurso em apartamentos, tanto para tornar o cômodo mais belo quanto para trazer um toque de natureza.

Texturas na decoração com plantas.
Imagem ambientada: decoração Urban Jungle.

Esse conceito tem o nome de jungla urbana, ou floresta urbana. Devido às suas características, esse estilo tem sido cada vez mais utilizado nas grandes cidades. Para os moradores, as plantas trazem um caráter tridimensional aos ambientes. Elas geram um efeito diferente dos revestimentos e de outros objetos, porque crescem e se adaptam aos cômodos.

Além disso, criam uma decoração mais original e cheia de texturas. Inclusive, as plantas podem criar contrastes. Por exemplo, uma parede em cimento queimado pode ter uma área destinada a plantas para quebrar a sensação de dureza do local.

Aproveite e trabalhe com vasos e suportes também feitos em fibras naturais. Eles trazem ainda mais beleza e fortalecem o estilo decorativo.

Escolha o revestimento correto para as paredes

A texturização dos ambientes pode ser trabalhada em cima do revestimiento decorativo de parede. Existem várias opções no mercado, mas o ideal é escolher uma opção sustentável, durável e que se torne mais um elemento decorativo.

Algumas alternativas chegam a causar a impressão de texturas, como acontece com o revestimiento Woodpanel, que imita madeira. Assim, você tem uma parede decorativa e mais bonita, além de adotar um estilo de vida sostenible. Outros benefícios são o fato de ser uma escolha mais acessível e de evitar reformas.

Texturas na decoração de uma varanda.
Imagem ambientada: Woodpanel Azul, Weber Studio.

Dentro desse conceito, existem várias opções de Revestimientos Santa Luzia. Veja quais são elas e o que as caracteriza:

  • produtos Multilinha: são fabricados em poliestireno e madeira. Consistem em painéis ripados que permitem combinar diferentes estilos e composições. O resultado é tornar o ambiente mais confortável e sofisticado. Na Santa Luzia, esses produtos são fabricados a partir de resíduos de EPS, o plástico conhecido popularmente como Isopor, ou madeira de reflorestamento. As cores disponíveis são preto e branco, tons metalizados e madeiras tradicionais;
  • Woodpanel: é um revestimento formado por placas de madeira derivadas de pinus de reflorestamento. Há cinco cores disponíveis: branco, preto, azul e castanhos escuro e claro. A instalação é fácil e pode ser feita em uma parede inteira ou em detalhes, como cabeceiras de cama, painel de TV e mais;
  • Chevron: é uma coleção formada por retângulos em zigue-zague, como formas geométricas. É bastante minimalista e elegante, além de versátil. Costuma ser aplicado em revestimentos de paredes. Sua matéria-prima é o poliestireno, que vem da reciclagem. As opções disponíveis são: algodão egípcio, branco com friso branco, branco com friso dourado, branco com friso na cor cobre, branco, cinza grafite com friso de cinza grafite, cinza grafite, preto, rupestre com friso rupestre e rupestre.

Todas essas alternativas são válidas para o seu projeto e ajudam a tornar o ambiente mais bonito e elegante. Tudo depende do que você escolhe para o seu ambiente. Assim, é possível aplicar texturas na decoração e deixar o diseño de interiores com a sua personalidade.

Então, quer conhecer as opções de produtos para inovar nos ambientes da sua casa? Conheça os catálogos da Santa Luzia e veja todas as alternativas disponíveis para a decoração do seu cômodo.

  • Santa Luzia Brasil SOSTÉN
  • Estados Unidos EE.UU
  • Santa Lucía Europa Europa
  • Blog de Santa Luzia EE.UU
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SOSTENIBILIDAD POR PRINCIPIO

  • Santa Luzia - Consejo de Edificación Ecológica
  • Santa Luzia - Consejo de Construcción Ecológica de Brasil
es_ARES